MUNICÍPIOS EM DIFICULDADE JÁ PENSAM EM CHAPA ÚNICA NAS ELEIÇÕES – Essa opção também evitaria circulação de candidatos e aglomerações na rua. Tese.

MUNICÍPIOS EM DIFICULDADE JÁ PENSAM EM CHAPA ÚNICA NAS ELEIÇÕES – Essa opção também evitaria circulação de candidatos e aglomerações na rua. Tese.

UMA DAS TENDÊNCIAS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DESTE ANO PODERÁ SER A CHAPA ÚNICA. ISTO DEVIDO À PANDEMIA E A SITUAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DE MUITOS MUNICÍPIOS.

Um exemplo é a sugestão bem articulada que está em curso em São José do Cerrito, na Serra Catarinense, de autoria do vereador Allier Melo/Progressista.

WhatsApp Image 2020-08-18 at 13.16.31 (4)

O vereador já está na sexta legislatura e é pré-candidato natural pela 3ª via, com forte apelo popular, podendo até vir a ser um fenômeno de votos em nível local.

Com base no Regimento Interno e na Lei Orgânica do Município, o vereador teve aprovada moção na Câmara com a proposta de diálogo em torno de candidatos únicos.

Hoje, nesse município, são três os grupos que deverão apresentar chapas: dois já tradicionais e a 3ª via, também com forte simpatia junto ao eleitorado. O vereador Allier é o pré-candidato natural de uma eventual chapa desse grupo.

Para dar a demonstração de seu desprendimento e lutar em favor do futuro do município, ele prometeu retirar seu nome da disputa.

Ele defende que partidos, líderes políticos e a sociedade entrem num entendimento e que apoiem candidatos únicos a prefeito e vice.

Para facilitar, sugere a divisão da gestão em duas, evitando, assim, o confronto. Dessa forma, a comunidade aprovaria um projeto administrativo de consenso com prioridade na saúde, educação e empreendedorismo para e geração de empregos para os jovens.

Ao longo do tempo a juventude vem deixando o município para trabalhar fora. A geração de oportunidades de trabalho estancaria esse esvaziamento e empregaria quem ainda vive lá. Hoje, grande parte dos habitantes são aposentados.

JUSTIFICATIVAS

Segundo o vereador, seu município é tradicional produtor de grãos. Mas, desde 2019, sofre com estiagem, frustração de safras e agora com a insegurança pública e com os efeitos da pandemia na saúde, na economia e na área social.

Sua iniciativa foi votada na Câmara e também tem como base se evitar o provável comprometimento do isolamento social. Numa campanha eleitoral há visitas de candidatos, formação de aglomerações típicas em eleições, isto em plena pandemia.

Além disso, há a situação das finanças do município devido à queda na economia e a escalada nos gastos com o setor de saúde..

WhatsApp Image 2020-08-18 at 13.16.49

WhatsApp Image 2020-08-18 at 13.17.37

WhatsApp Image 2020-08-18 at 13.17.37 (2)

~~~~~~~~

QUALIDADES E VIRTUDES DOS AGENTES PÚBLICOS E POLÍTICOS.

Está  em qualquer dicionário e no Google

Virtudes – Qualidade do que se conforma com o considerado correto e desejável, ex., do ponto de vista da moral, da religião, do comportamento social etc. Conformidade com o Bem, com a excelência moral ou de conduta etc.; dignidade.

Qualidades – Propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou coisa. Grau negativo ou positivo de excelência.

~~~~~~~

“QUEREM ME SUICIDAR”, DISSE UM PREFEITO

Uma das notas políticas mais acessadas aqui no Portal é esta:

Um prefeito da região da Serra Catarinense, que na época era o presidente da entidade dos municípios – Amures – foi informado de que seus inimigos pessoais e políticos estiveram em sua propriedade, armados até os dentes, como se diz no interior.