Gerência Regional de Educação faz chamada pública

Gerência Regional de Educação faz chamada pública

ERON Portal, Lages/SC – Nesta semana a GERED – Gerência Regional de Educação – realizou chamadas públicas para preenchimento de eventuais vagas remanescentes por ACTS.

Obrigatoriamente os candidatos ainda tiveram de comparecer na sede da GERED, devido à questão logística. Era necessário o sistema de armazenamento de dados, atualmente só disponível na sede do órgão.

Segundo o professor Humberto, Gerente Regional, no próximo ano a chamada já poderá ser feita em local mais apropriado. Será melhorada a estrutura que possibilitará o deslocamento dos dados até um auditório mais confortável.

Anualmente a Secretaria Estadual de Educação realiza uma prova seletiva para preenchimento de vagas com ACTS. Essa prova é realizada pela ACAFE em outubro e novembro de cada ano.

A primeira chamada é feita conforme a classificação na prova. O segundo passo é a chamada pública, que acontece depois de esgotadas todas as possibilidades de aproveitamento dos classificados na prova.

Sobrando vagas, é feita publicação no SITE, que é bem conhecido dos interessados. Nesses dias também são chamados todos os classificados. Caso ninguém esteja presente, começa a oferta das disciplinas remanescentes.

Nesta fase, a classificação é feita, pela ordem: por títulos na disciplina; tempo de serviço na disciplina; tempo de serviço no Estado; em caso de empate é escolhido o mais velho; persistindo o empate, a vaga fica com quem tiver mais filhos.

Grande procura

Este ano, por fatores diversos, houve um represamento de candidatos interessados nessas chamadas públicas: o aumento de vagas em algumas unidades, o desemprego crescente, e as alterações nos quadros da Rede Municipal de Ensino.

A Rede Estadual de Ensino aqui na região, entre efetivos e ACTS, chega a quase dois mil professores nas 44 unidades escolares. Ao todo, a Rede Estadual recebe mais de 25 mil alunos.

Se houve redução de alunos em alguns colégios, também houve aumento em outros, devido a acomodações ou outros fatores. Ao mesmo tempo, houve uma significativa redução no número da clientela total da Rede Estadual em torno de três mil alunos.

Em Lages algumas unidades registraram aumento de alunos. Um caso foi no Colégio Industrial, devido às reformas físicas e de gestão e a procura de cursos técnicos de qualidade. No Pinto Sombra, do Guarujá, os novos alunos foram decorrentes do aumento da população com os conjuntos habitacionais, condomínios e a questão sócio-econômica. Foi resultante do desenvolvimento provocado pelo Shopping e outros empreendimentos.

No Armando Ramos, no Bairro Bela Vista, devido a mais de 200 famílias que foram morar nos novos conjuntos habitacionais com mais de 250 crianças. O Flordoardo Cabral (Próximo à Maternidade) teve aumento devido aos alunos do Colégio Melvin Jones e a questões sócio-econômicas. Muitos mitos pais, devido à situação econômica, não podem mais pagar escolas particulares.

Por fim, outros atrativos de alunos pela Rede Pública de Ensino, como o ENEM – Exame Nacional de Ensino Médioo – que prioriza alunos oriundos da rede pública e os programas do Estado, com as bolsas tipo Artigos 170 e 171, Proes, Proesd e Pibid.

A redução de clientela em alguns colégios decorre da questão demográfica: casais estão reduzindo o número de filhos; e famílias que se mudam; crise econômica e o desemprego.

Na próxima seleção GERED promete mais conforto.
Na próxima seleção GERED promete mais conforto.



Politica de Privacidade!