JÁ EM 2019 AFIRMAMOS QUE O CUSTO BRASIL É MAIS UM PREGO NA ENGRENAGEM DA ECONOMIA – “País real pode parar se não aliviar custos de produção. Ela sempre andará a passos de tartaruga”

JÁ EM 2019 AFIRMAMOS QUE O CUSTO BRASIL É MAIS UM PREGO NA ENGRENAGEM DA ECONOMIA – “País real pode parar se não aliviar custos de produção. Ela sempre andará a passos de tartaruga”

COMPETITIVIDADE DO PAÍS E EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO SOFREM COM O PESO DO FARDO CUSTO BRASIL

 

                                        País sobre quatro pneus, o que encarece a logística, excesso de encargos na filha, crescente lista de impostos e pesada burocracia engessam o sistema produtivo, por consequência a economia. Logo, o anúncio da Ford de fechar suas fábricas no Brasil não deveia causar muito espanto. E o prejuízo na geração de riquezas e o fim de muitos empregos será só o começo de um processo doloroso, caso o Congresso não seja protagonista e não apresse as reformas, especialmente o que reduza o peso do Custo Brasil

 

Mas há que se destacar que entre as quatro montadoras originais do Brasil, a Ford foi a que mais resistiu e que mais demorou a acompanhar as mudanças conjunturais, de mercado e os avanços tecnológicos.

Agora veio mais uma crise, o que foi o golpe de misericórdia na Ford.

 

APENAS MAIS UM EXEMPLO DO CUSTO DOS ENCARGOS SOCIAIS PARA A ECONOMIA

O turismo, um dos setores que mais crescem no mundo, sofre com o peso dos encargos na folha de pessoal, impostos, a burocracia e incomodações com colaboradores, assim que chega aos domínios do Brasil.

Acrescente aí a falta de qualidade e produtividade, o alto custo da energia, a careza da logística por falta de infra e os encargos em excesso na produção, que também compões o chamado “Custo Brasil”.

Logo, para crescer e dinamizar a economia, o país precisa desonerar a produção para se tornar mais competitivo e atrair os investimentos que estão sobrando no mundo.

FOLHA DE PAGAMENTO PESADA E ENGESSADA POR LEIS PROTECIONISTAS

Cruzeiros marítimos devem começar a encontrar problemas assim que entram nas 12 milhas do Brasil. Tudo isso, devido às nossas leis trabalhistas.

É BEM PROVÁVEL QUE BASTE ENTRAR NA JURISDIÇÃO DO BRASIL QUE JÁ COMECEM OS PROBLEMAS: RECLAMAÇÕES, AÇÕES TRABALHISTA, FISCALIZAÇÃO…

As tripulações de cruzeiros marítimos saem da Europa ganhando em Euro ou dólar e fazendo um trabalho atraente, glamouroso e realizador.

WhatsApp Image 2019-03-28 at 23.42.23

 

Mas, acreditamos que basta alguém perceber que já está em águas brasileiras para que os problemas comecem: marasmo, queixas de sobrecarga de trabalho e horário limitado e por aí afora… As leis são as culpadas disso.

Então, quer dizer que o Custo Brasil, neste caso o peso da folha de pagamento, seria mais um prego na engrenagem da nossa economia, ou no turismo.

Certamente, depois da infra estrutura falida ou inexistente, da falta de qualidade técnica da mão de obra, o que custa um trabalhador – 105% sobre o salário – deve ser a principal limitante para a competitividade de nossos produtos e serviços.

Também pesam muito os aspectos culturais do mercado da mão de obra, como a “indústria da ação trabalhista”, por exemplo.

 

 

 

WhatsApp Image 2019-04-08 at 11.51.39

Turistas, acima, é que pagam o pato, se é que nossas leis elevam custos.

 

No Brasil, o crescimento sempre esbarrou em nossas limitações. Além da incompetência, da inoperância e do desperdício do poder público, também parte da mão de obra e as leis trabalhistas “atravancam o progresso”, como diria, no passado, o programa Chico City.