Curiosidade Política – Nereu Ramos em Capão Alto

Curiosidade Política – Nereu Ramos em Capão Alto

No tempo do PSD e da UDN, o comício era uma atração, uma festa! Mas, também era sinal de perigo. Geralmente dava briga na certa!

Quando Nereu Ramos era deputado federal e já lutava para alçar voos mais altos, fazia campanha aqui na região.

Crescia muito a UDN e já contava com relativa densidade eleitoral. Era única ameaça do velho PSD. Dizem que nas eleições a UDN sempre vinha equilibrando desde o Litoral. Mas, quando subia a Serra e chegava a Lages, o PSD lhe recebia com uma surra de arreado.

Na região por onde hoje passa a BR-116, (mais ou menos nas localidades do Raposo e Vacas Gordas) havia um reduto de UDNnistas ferrenhos.

Como era perto de Capão Alto, os comícios sempre eram acompanhados pelas beiradas pelo pessoal da UDN, armado até os dentes.

Num desses comícios, estava presente o deputado Nereu e sua comitiva. Chegava gente de todo lado. A certa altura, o clima ficou tenso, pesado e a temperatura ambiente se elevou. Gente armada em redemoinho pra todo lado.

Percebendo o clima se inclinando para o tiroteio, os cabos eleitorais mais experientes trataram de avisar a comitiva do DR. Nereu.

A sugestão foi que saíssem de fininho e de mansinho pelos fundos, onde já estava o motorista oficial da Prefeitura e do PSD, Celso Osmondo.

Tio Celso perguntou ao Dr. NEREU:

– Dr. Nereu, qual a velocidade?

O Nereu:

– Não muito de vagar que possam entender como provocação;

Mas também nem muito ligeiro que possa parecer covardia!