No final do século passado o Bid financiou um pacote de pavimentações de estradas estaduais em Santa Catarina
Uma das prioridades era apoiar antes projetos que respeitassem a natureza: aproveitando o mesmo leito e o mesmo traçado, na medida do possível.
Como a maioria das obras eram em regiões com forte apelo turístico, quanto mais curvas houvesse, maior a contemplação da paisagem.
É o modelo europeu de rodovias turísticas
VEJA
Quando a paisagem desfila em sua frente
Os projetos financiados pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – desde a década de 1980, foram no modelo europeu de rodovias turísticas.
O asfalto segue o leito original do traçado anterior das estradas interioranas, com o máximo das suas curvas.
Com isso, além de proteger a natureza, com menor impacto com escavações, a estrada fica mais segura porque as curvas fazem a função de redutores de velocidade.
E o mais interessante: com as curvas, a paisagem sempre estará na frente (veja nas fotos). Quase não há reta com mais de 500 metros.
Pense numa estrada em que a paisagem é que desfila em sua frente! É isso mesmo! Veja nas fotos. Quem vai a Urupema/SC, percorre uma estrada com as mais belas paisagens do Sul do Brasil em sua frente.
É que o homem deu mais um detalhe a essa beleza: construiu uma estrada que faz com que a paisagem desfile em sua frente em 90% dos 26 km de Painel a Urupema, de mata, com destaque para as araucárias.
O modelo convencional de projetos de rodovias é mais apropriado ao transporte de cargas e privilegia as retas. Mas além de encarecer a obra, devido ao maior movimento de solo, há os adicionais indesejáveis. Entre eles, o convite à velocidade e o desfile da paisagem quase somente nas laterais do veículo. Você só vê praticamente o asfalto em sua frente. Veja na foto acima.
Acima, veja mais um trecho de rodovia turística.
Original: 20 maio, 2019, às 17:00
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