CÂMARA MIRIM REALIZA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DO ANO

CÂMARA MIRIM REALIZA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DO ANO

Câmara Mirim de Criciúma/SC registra 1ª Sessão Ordinária deste ano

Conteúdo disponibilizado pela Assessoria de Imprensa.

 

1bc379dc-46a7-4066-9fe1-f9701db3e62a

 

Os vereadores mirins da Câmara Municipal de Criciúma participaram da primeira Sessão Ordinária do mandato 2023/24. Ela aconteceu na última quinta-feira (23) e já trouxe a primeira Tribuna Livre.

O espaço foi destinado ao coordenador de relações externas do IFSC – Campus Criciúma, Vilmar Menegon Bristot. Ele contou sobre o projeto para alunos com deficiência auditiva que o departamento de engenharia do instituto desenvolveu em parceria com uma jovem ex-vereadora do projeto. “Trata-se de uma espécie de sirene visual para que estas crianças saibam quando está tocando o sinal”, explica.

“Mas, além da Tribuna Livre, a primeira sessão já trouxe propostas dos jovens parlamentares”, acrescenta o vereador coordenador da Câmara Mirim, Juarez de Jeseus (PSD). Ele relaciona a revitalização da Praça Domênico Sônego, das quadras poliesportivas das escolas municipais, a aquisição de equipamentos para aulas de Educação Física, a instituição do dia oficial do bem-estar animal no calendário do município e a ampliação da faixa etária do público impactado pelo Proerd ao governo do Estado.

A próxima atividade dos jovens parlamentares acontece no dia 14 de abril. Eles realizarão uma visita técnica guiada à Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense).

CÂMARA MUNICIPAL DE CRICIÚMA EMPOSSA VEREADORES MIRINS

A sessão foi muito prestigiada e marcada por muita vibração da Comunidade Escolar

 

A posse foi na tarde desta sexta-feira (24) que o presidente da Câmara Municipal de Criciúma, Salésio Lima (PSD), deu posse aos vereadores mirins que ocuparão as cadeiras do legislativo, no biênio 2023/24. Os jovens parlamentares prometeram respeitar o regimento interno da casa e desempenhar com responsabilidade o mandato.

Dois deles tiveram direito à fala, o vereador eleito com mais votos, Davi do Nascimento Severino, e Sofia dos Santos Lima. A disposição para trabalhar pelas suas escolas e comunidades coincidiu em ambos os discursos.

Ainda durante a sessão, foi eleita e instituída a nova Mesa Diretora da Câmara Mirim. Com nove votos, contra cinco para a Chapa 2 e um para a Chapa 3, venceu a Chapa 1. Riani Freitas Comin é a presidente; Emily Thalia Bonassa será a sua vice; Sofia dos Santos Lima e Vinicius Gabriel dos Santos serão o 1° e 2° secretários respectivamente.

Todos os trabalhos desenvolvidos durante estes dois anos serão conduzidos pelo vereador coordenador do projeto, Juarez de Jesus (PSD). Ele parabeniza a comunidade escolar e os pais que estão envolvidos desde a campanha eleitoral e comprometidos em formar cidadãos mais conscientes.

“Estou ansioso para iniciar as atividades que os farão vivenciar a importância do legislativo para a sociedade. Tenho certeza que este mandato deixará marcas em suas vidas, mas, também, em Criciúma”, prevê Juarez.

De acordo com a coordenadora técnica Juliana Ronsoni,a próxima Sessão Ordinária da Câmara Mirim acontece em 23 de março, a partir das 14 horas, e contará com a participação do IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina). “E todos os interessados em acompanhar serão bem-vindos”, convida.

Presença – os vereadores Nícola Martins (PSDB), Daniel Antunes (União) e Manoel Rozeng (PP) também acompanharam a posse.

Abaixo, relembre os nomes e escolas dos vereadores mirins de Criciúma.

Ana Beatriz Just Schmidt (Colégio SATC)
Arthur Lima Zeferino (Colégio Rogacionista)
Bernardo Pastorini da Silva Mazotto (Colégio Universitário)
Caetano Spillere (Colégio Marista)
Christyan do Nascimento Oliveira (E.M.E.B José Cesário da Silva)
Cloe Martins Cardoso (E.M.E.B. Giácomo Búrigo)
Davi do Nascimento Severino (Colégio Unesc)
Eduardo Gabriel dos Santos Vieira (E.M.E.B Professor Marcílio Dias de San Thiago)
Emily Thalia Bonassa (E.M.E.B. Serafina Milioli Pescador)
Evelin Urbano dos Santos (E.M.E.B Professora Iria Zandomênego de Luca)
Helena Ferrazzo Outeiro (Unesc)
Isabella Pereira de Souza (E.E.B Humberto de Campos)
Josias Mateos Luiz (E.M.E.B Casemiro Stachurski)
Mateus Viana Serafim Justino (Escola S)
Riani Freitas Comin (E.M.E.B. Filho do Mineiro)
Sara Vitória Serafim Antonio (E.M.E.B. Padre José Francisco Bertero)
Sofia dos Santos Lima (E.M.E.B. Profa. Maria de Lourdes Carneiro)
Vinicius Gabriel dos Santos (E.M.E.B. Luiz Lazzarin)

Saiba quem são os 17 vereadores mirins de Criciúma

 

Câmara Mirim de Criciúma: vaga inclusiva será definida nesta semana

Depois da eleição dos 17 vereadores e suplentes para a 7ª Legislatura Mirim da Câmara Municipal de Criciúma, na última sexta-feira, ficou para esta semana a definição da vaga inclusiva. A princípio, a escola melhor colocada indica um de seus alunos com deficiência para ocupar a cadeira.

“Isso garante que pautas importantes para estes cidadãos, como a acessibilidade, por exemplo, ganhem espaço durante os dois anos de mandato dos pequenos”, explica o vereador coordenador do projeto, Juarez de Jesus (PSD), acrescentando que todos precisam ser representados.

Já a presidente Roseli De Luca (PSDB) adianta que na próxima semana, no dia 23, haverá a diplomação e, no dia 25, a capacitação dos jovens parlamentares. Ela, também, conta que virá um representante da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) ministrar o curso, no plenário da Câmara, para os vereadores eleitos.

E, de acordo com a coordenadora técnica Juliana Ronsoni, os vereadores mirins de Criciúma não estarão sozinhos. Eles dividirão os ensinamentos com os nove eleitos para a Câmara Mirim de Braço do Norte.

Sobre a posse dos novos parlamentares, Juliana prevê que ficará para 2023. “Logo após o retorno das atividades da Câmara Municipal de Criciúma, em fevereiro”, finaliza.

Confira quem são os 17 vereadores mirins eleitos e as respectivas unidades de ensino.
1 – Giovanna – Colégio Unesc
2 – Arthur – Colégio Rogacionista
3 – Riani – EMEB Filho do Mineiro
4 – Ana Beatriz –Colégio Satc
5 – Mateus – Escola S (Sesi)
6 – Eduardo – EMEB Professor Marcílio Dias de San Thiago
7- Sofia – EMEB Professora Maria de Lourdes Carneiro
8 – Davi – EMEB Professor Casemiro Stachurski
9 – Cloe – EMEB Giácomo Búrigo
10 – Bernardo – Colégio Universitário
11 – João Gabriel – EMEB Padre José Francisco Bertero
12 – Caetano – Colégio Marista
13 – Vinícius – EMEB Luiz Lazzarin
14 – Emily – EMEB Serafina Milioli Pescador
15 – Christyan – EMEB José Cesário da Silva
16 – Isabella – EEB Humberto de Campos
17 – Evelin – EMEB Professora Iria Zandomênego De Luca

 

cc01e080-73f0-4b40-8af3-f5499b999d8f

 

Legenda: Giovanna comemora a melhor votação para a Câmara Mirim

 

d00b887d-8503-4ddd-8a86-ad71aea47a8b

 

Legenda: Candidatos e famílias acompanharam a apuração dos votos, que aconteceu na última sexta-feira

 

Toninho da Figueira comemora promulgação de lei

 

Vereador comemora promulgação de Lei de sua autoria

a3b518ac-fae8-4524-b608-28cc6f150500

 

Foi na tarde desta segunda-feira (14) que a presidente Roseli De Lucca (PSDB) promulgou a Lei 8.245/2022. De autoria de Toninho da Figueira (PSDB), o texto determina que a administração pública, nos editais de licitação para a contratação de serviços, exija que um percentual mínimo da mão de obra da contratada seja oriundo (ou de egressos) do sistema prisional.

 

 

SESSÃO ORDINÁRIA

Obadias aponta necessidade de pavimentação no  Comerciário

 

O vereador Obadias Benones (Avante) aponta a necessidade de pavimentação asfáltica da Rua Doutor Henrique Chenaud, no Bairro Comerciário.

Kaminski verifica a legalidade das casas terapêuticas que atuam na cidade

 

Júlio Kaminski (PP) busca informações e cópia de documentos das comunidades terapêuticas, que prestam serviço em Criciúma, com o poder executivo municipal. O vereador solicita cópia da liberação da Vigilância Sanitária, da Defesa Civil, dos contratos com a prefeitura e o alvará de funcionamento, a fim de verificar se estão adaptados à lei. Questiona os valores pagos mensalmente pelo poder público municipal, quantos funcionários cada comunidade terapêutica possui, quantos deles estão devidamente registrados com cargos e funções desempenhadas, quais as suas áreas de especialização e a quantidade de pacientes atendidos até a data atual.

 

 

Cobertura anterior

 

CÂMARA OTIMIZA O TEMPO E MANTÉM A PAUTA EM DIA

 

Esse Legislativo não faz feriadão para emendar feriados.

Nesta semana a Câmara de Vereadores de Criciúma manteve os trabalhos, independente das eleições e do feriadão de finados; não emendou acontecimentos com ponto facultativo.

Com esse ritmo normal as votações seguem com a pauta limpa até o fim do ano.

 

PRODUÇÃO DAS ÚLTIMAS SESSÕES

Nesta terça (1), a Tribuna Livre abriu espaço para o trabalho do MOP (serviço de transporte por aplicativo) da Secretaria Municipal da Saúde.  

A pedido do vereador Danel Antunes (União), a Tribuna Livre desta terça-feira (1) foi destinada ao Serviço de Transporte por Aplicativo (MOP). Morgana Fernandes Demonti, coordenadora do MOP, e Acélio Casagrande, secretário de Saúde do Município, discorreram sobre a importância do serviço de transporte aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Manoel Rozeng sugere a construção de um parque linear na cidade
Manoel Rozeng (PP) sugere a construção de um parque linear ao chefe do poder executivo municipal. A área seria voltada a todas as idades, inclusive a pessoas com deficiência, para a prática de ciclismo e de patins. Para o vereador, a medida estimularia o exercício físico e o lazer com segurança, além de fomentar a adoção destes meios de transportes.

Daniel Antunes sai em defesa dos pacientes com fibromialgia

Sabendo que o Munícipio conta com os serviços do Amasf (Ambulatório de Atenção à saúde da Pessoa com Fibromialgia) com profissionais de psicologia, odontologia, fisioterapia, enfermagem, farmácia, nutrição e educação física, Daniel Antunes (União) tem alguns questionamentos ao chefe do poder executivo. O vereador quer saber se os pacientes em estado de vulnerabilidade socioeconômica contam com gratuidade no transporte para se deslocarem de seus bairros até as Clinicas Integradas na Unesc; se o serviço de transporte por aplicativo do Munícipio contempla esses usuários e se há algum projeto para melhorar o deslocamento destes pacientes até o Ambulatório na Unesc.

Ferrarezi comemora vitória para a APP da EEB Joãoo Frassetto

O Projeto de Lei 112/2022, de autoria do vereador Paulo Ferrarezi (MDB), acaba de ser aprovado em plenário. O texto declara de utilidade pública a Associação de Pais e Professores da Escola de Educação Básica João Frassetto.

Obadias Benones vai homenagear a L. Buzzi Indústria Comércio
A Moção de Aplauso 39/2022 , de autoria do vereador Obadias Benones, foi aprovada no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O texto homenageia a L. Buzzi indústria Comércio Ltda. A empresa atua no setor alimentício e, há 30 anos, gera emprego e renda para famílias criciumenses.

 

SESSÃO DE SEGUNDA

(31/10)

 

Daniel Antunes questiona ausência da etnia judaica na Quermesse

Levando em consideração os diferentes grupos étnicos que colonizaram Criciúma, Daniel Antunes (União) tem um questionamento ao chefe do poder executivo. O vereador quer saber se houve convite à comunidade Judaica para participação na Quermesse, que aconteceu, no último final de semana, na Praça Nereu Ramos. Se não, Antunes pede uma justificativa.
Ele também busca informações a respeito da gratuidade do transporte público coletivo para pessoas portadoras de doenças. Quais doenças contempladas e quais documentos necessários para o direito à gratuidade são algumas delas.

Comissão de Saúde solicita informações sobre cirurgias urológicas na região

Os membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Criciúma – Paulo Ferrarezi (MDB), Manoel Rozeng (PP), Arleu da Silveira (PSDB) e Giovana Mondardo (PCdoB) – buscam informações da diretoria do Hospital São José. Eles querem saber se há possibilidade da realização de um contrato com a Secretaria de Estado da Saúde, para atendimento (inclusive com realização de cirurgias) de pacientes que necessitam dos serviços de urologia na Região Carbonífera. A comissão considera o pedido devido à existência de equipamentos disponíveis e por haver pacientes nas filas de espera há mais de seis anos, por um atendimento fora do seu domicílio.
Já ao Hospital São Donato, de Içara, os vereadores questionam se a instituição possui contrato com o Estado de Santa Catarina para realização de cirurgias de urologia; quais procedimentos específicos são realizados; na vigência do contrato, quantos procedimentos de urologia foram realizados e quantos foram remanejados e as justificativas para a devolução de algumas destas cirurgias.

*Manoel Rozeng sugere a construção de um parque linear na cidade*f

Manoel Rozeng (PP) sugere a construção de um parque linear ao chefe do poder executivo municipal. A área seria voltada a todas as idades, inclusive a pessoas com deficiência, para a prática de ciclismo e de patins. Para o vereador, a medida estimularia o exercício físico e o lazer com segurança, além de fomentar a adoção destes meios de transportes.
Rozeng ainda alerta para a necessidade de pavimentação asfáltica, com construção de calçadas e meios-fios, em toda a extensão da Rua Lourenço Possamae Dela, no Bairro São Defende.

 

 



Politica de Privacidade!