Bicicletas e similares invadem calçadas, praças e até a Rodoviária

Bicicletas e similares invadem calçadas, praças e até a Rodoviária

ERON Portal, Lages/SC – Um dos problemas crônicos em nossa cidade é o tráfego de bicicletas, Skate, patins motorizados e até motos pelas calçadas. Nas passarelas da Avenida Carahá (mais uma essa avenida) outro abuso: motociclistas deitam e rolam.

A lei apenas fala que é proibida a circulação de veículos de qualquer natureza nas calçadas. Mas não há uma regulamentação com instrumentos para coibir a prática.

Ninguém é contra o ciclista, até porque o ciclismo é um bom recurso de mobilidade urbana. Também serve de lazer e para a saúde. Só que a Câmara de Vereadores deveria aprovar uma regulamentação dessa matéria.

Conversei informalmente com técnicos, integrantes da Guarda e da PM e fiquei sabendo que não há como coibir isso. Não existe como reter a bicicleta ou qualquer veículo infrator. Não há previsão de multa para a liberação da bicicleta.

Uma lei deveria regulamentar isso, prevendo a retenção da bicicleta (e outros), recolhimento de multa e apresentação da guia e da nota fiscal para retirar o bem apreendido. Isso também iria evitar outra prática: a comercialização de bicicletas furtadas ou roubadas.

Quem não comprovar a posse com a devida nota fiscal, perderia o bem que seria destinado a um programa tipo “Natal da Criança Pobre”. Falei com alguns vereadores e só o Amarildo se interessou pelo assunto.


Não são apenas crianças que circulam com as bicicletas nas calçadas.
Não são apenas crianças que circulam com as bicicletas nas calçadas.
Um erro foi a mistura da faixa destinada aos ciclistas com a faixa destinada aos pedestres.
Um erro foi a mistura da faixa destinada aos ciclistas com a faixa destinada aos pedestres na Duque.