OBRAS FÍSICAS DA UPA ESTÃO NO FINAL – Prefeito faz inspeção e reafirma prioridade

OBRAS FÍSICAS DA UPA ESTÃO NO FINAL – Prefeito faz inspeção e reafirma prioridade

EM FASE DE ACABAMENTO, AGORA COMEÇA O RECHEIO PARA INICIAR O ATENDIMENTO

Com 90% da obra física, previsão é que a unidade seja concluída até o mês de setembro.

O prefeito Antonio Ceron acaba de inspecionar as obras das instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Universitário. O vice prefeito Juliano Polese e a secretária de Saúde Odila Waldrich também acompanharam a visita. Com 90% dos trabalhos da obra física concluída, a estrutura está na fase dos acabamentos. Seguindo o cronograma de serviços, nesta semana funcionários da empresa Evoluta trabalham na colocação de lajotas na área do estacionamento interno, construção de calçadas, plantio de gramas e pintura das paredes. Além disso, também está sendo construída uma estrutura para abrigar o gerador, casa do gás e o depósito de lixo.

“A UPA é uma prioridade para nós. Além de entregar uma estrutura de qualidade, também quereremos que ela seja bem equipada para atender adequadamente a população”, afirmou o prefeito Ceron.

A obra foi retomada pela atual gestão em setembro do ano passado com apenas 30% executada, após ter ficado anos parada e sob o risco do município ter que devolver ao governo federal mais de R$ 1,5 milhão por não ter concluído a obra até 2014. De setembro do ano passado até julho já foram investidos mais R$ 1,5 milhão com recursos próprios do município, para assegurar a conclusão das obras.

Quando estiver em funcionamento a UPA irá atender 24h os casos de emergência de adultos e as crianças (menores de 15 anos), que atualmente são atendidas no Hospital Infantil Seara do Bem (HISB). Por mês são realizados mais de cinco mil atendimentos na emergência do HISB.

“A UPA vai organizar o fluxo de atendimento. Os casos de urgência atendidos pelo Samu serão diretamente encaminhados para o Hospital Infantil ou para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres”, destaca Odila. Com 2.185,39 m² de área construída a UPA contará com sala de odontologia, novos consultórios, ambulatórios, sala de raio-x, entre outros setores.

A previsão é que a obra física da UPA seja concluída até o mês de setembro. A secretária Odila explica que para entrar em funcionamento, no entanto,é necessário realizar a compra de mais de 370 itens, entre mobiliário (macas, mesas, cadeiras, móveis sob medida, equipamentos (ar-condicionado, geradores, computadores, entre outros) e insumos (material de enfermagem), que também irão contemplar e atender a estrutura do pronto-atendimento infantil que será transferido do Hospital Infantil para a UPA.

Quando estiver em funcionamento a UPA irá atender 24h os casos de emergência de adultos e as crianças / Fotos Cássia Shelen.