UNICAMP, UMA UNIVERSIDADE REFERÊNCIA – Cidades do interior oferecem o ambiente ideal para estudar.

UNICAMP, UMA UNIVERSIDADE REFERÊNCIA – Cidades do interior oferecem o ambiente ideal para estudar.

RECENTEMENTE FOMOS A CAMPINAS/SP CONHECER A EXCELÊNCIA DE UMA DAS MAIORES UNIVERSIDADES DO PAÍS.

Que o campus dessa universidade é praticamente uma cidade já tínhamos conhecimento. Mas uma das constatações ‘in loco’ foi que a tendência da clientela universitária de hoje é a opção por cidades de porte médio e por universidades que ofereçam cursos dentro das tendências.

Por essas razões é que cidades catarinenses como Criciúma, Lages e Chapecó avançam para grandes centros universitários. Tudo porque também atendem às necessidades dos acadêmicos da Revolução 4.0 e da Indústria da Criatividade.

Claro que não estamos afirmando que estes centros universitários são do tamanho e com o status da Unicamp. Mas, sim, que logo podem chegar a grandes complexos de produção de conhecimento.

É um fato é que os que precisam estudar procuram as cidades do interior. Elas já possuem polos universitários consolidados e que atendem a suas expectativas. E programas de acesso à educação superior tipo Enem, Prouni, Sisu e Fies também ajudam.

Mas o fato determinante de cidades menores que Campinas também terem boa procura é o ambiente apropriado para se estudar. A cidade pequena e a de porte médio são menos visadas por organizações criminosas, portanto, a violência ainda é pequena. Lá não há tantos problemas de banditismo; as balas perdidas ainda não chegaram; e os problemas com mobilidade urbana são menores. Então, nesses centros é o lugar ideal para o jovem se concentrar nos estudos.

Tanto é verdade que todo ano aumenta a procura por Criciúma e pela Serra Catarinense por parte de estudantes de todo o País.

A energia desses lugares, os aspectos culturais, o componente histórico e a localização também são atrativos. Além disso, estes lugares estão a meio caminho das capitais do Sul e se pode dizer que estão no Centro Geográfico do Cone Sul (Mercosul).

 

UNICAMP, UMA ESPÉCIE DE OÁSIS DE PRIMEIRO MUNDO AQUI NO BRASIL

Conheça um pouco mais sobre a terceira maior Universidade do País.

Motivados por ex-acadêmicos que hoje são um sucesso, fomos a Campinas/SP, conhecer em detalhes a Unicamp. Seu Campus e seu orçamento são do tamanho daqueles de uma cidade de porte médio. Portanto, uma instituição com enorme clientela acadêmica e o endereço preferido por quem procura cursos avançados.

A Universidade de Campinas – UNICAMP – é a 3ª maior do País. É referência em diversas áreas. Alguns de seus institutos estão entre os mais avançados do Planeta.

Uma das áreas mais tradicionais é a da Saúde. Tem a reputação de um dos maiores centros oftalmológicos do Brasil e com projeção internacional.

ju562_p7_a

O embrião da UNICAMP foi a Faculdade de Medicina, fundada há mais de 50 anos. Além dos famosos cursos na área da saúde, já se destaca, também, em áreas dentro das tendências, como seus institutos: Energia Nuclear, de Química, Faculdade de Tecnologia, Faculdade de Tecnologia de Alimentos e de Farmácia.

A UNICAMP responde por 15% da produção científica nacional e é o 3º maior polo de pesquisa científica do Brasil.

SAM_7774 (Copy)

Ainda no campo da saúde o Hospital das Clínicas é um dos mais renomados do Estado de São Paulo. Atende a toda a demanda de tratamento e de prevenção na saúde da região de Campinas, com mais de três milhões de habitantes em 20 municípios.

Oferece tratamento em quase todas as áreas da medicina curativa e é referência em prevenção. Ela é fator de elevação da qualidade de vida e do IDH na área dos 20 municípios que a cercam.

Ultimamente a UNICAMP vem investindo pesado na pesquisa, tratamento e controle das doenças tropicais. É um dos centros universitários preferidos para cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e residência médica.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

ANEXO

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A CIDADE DE CAMPINAS

A Cidade de Campinas é a 3ª maior do Estado de São Paulo, com 1 milhão e 200 mil habitantes; é a 10ª mais rica do País. Está entre as 100 melhores cidades do Brasil para se viver, trabalhar e estudar.

Sua economia tem como base o polo universitário, o agronegócio e indústrias como: de química fina, de alimentos, papel e metalurgia, entre outros.

Foi fundada em 14 de julho de 1.774. Do século XVIII ao XX, a economia era baseada no café e no açúcar. A partir de 1930 enveredou para o ensino universitário, produção científica, indústria e comércio.

SAM_7760 (Copy)

O Aeroporto Internacional de Viracopos é um dos terminais aéreos mais movimentados e mais modernos do País. Começou como Base Aérea. Hoje atende a centenas de voos regionais, nacionais e internacionais.

Campinas conta com uma das mais modernas infraestruturas e de mobilidade urbana. Lá há uma oferta de equipamentos urbanos dos mais modernos e uma rede de serviços e de varejo de fazer inveja ao Primeiro Mundo.

SAM_7761 (Copy)

SAM_7792 (Copy)

No aeroporto quase tudo é inteligente. É um dos terminais incluídos no programa de privatização do Governo Federal. É uma das organizações que mais geram impostos em Campinas.

Fotos Eron J. Silva

e Portal Unicamp