UM FATO HISTÓRICO – Ícone da esquerda, considerado um Brizola dentro do PT, agora vai comandar a campanha direto do cárcere

UM FATO HISTÓRICO – Ícone da esquerda, considerado um Brizola dentro do PT, agora vai comandar a campanha direto do cárcere

UM FATO HISTÓRICO: pela primeira vez um ex-presidente começa a cumprir pena por crime comum e em regime fechado. Lula assistiu ao Corinthians ser campeão pela TV, dentro da prisão. Seus críticos dizem que o ícone da esquerda é um corinthiano que não tem muita sorte com juiz.

Nada demais, no mínimo de conforto ao ex-presidente Lula na prisão. A honorabilidade do cargo recomenta um alguma civilidade.

Os novos aposentos de Lula não são tão ruins. Têm 15 m 2, alimentação será à base da quentinha e há até um aparelho de TV. Nada demais. Ele pode até não merecer, mas a honorabilidade do ex-cargo como ex-presidente, sim.

………….

ANEXO

A seguir, o passo a passo do caso Lula.

A prisão pura e simples do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já é página virada na operação Lava Jato. Após o que o PT chama de “cerco democrático”, foi até muito tranquila a apresentação do ex-presidente a agentes da PF. Ele já está na Superintendência da Polícia Federal do Paraná onde fica os primeiros tempos do cumprimento da sua pena de 12 anos e um mês.

Agora as atenções voltam-se para o julgamento de quarta feira que vem no STF. O resultado desse julgamento pode alterar a jurisprudência para o início do cumprimento da  pena. Experimentados analistas entendem que o julgamento de duas ADCs – Ações Diretas de Constitucionalidade – na Corte Suprema, pode mudar muito em relação ao início do cumprimento de penas.

Lula está à disposição do juiz Sérgio Moro, em sala especial da Superintendência da PF do Paraná. Do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, ele foi levado de helicóptero, em 10 minutos, até onde ficará pelo menos por 30 dias. Por ironia, o prédio e o heliporto da sede foram construídos por Lua. Na sala que ele ficará há banheiro, chuveiro, cama, mesa, cadeiras e um aparelho de TV.

A rendição

Após a tentativa frustrada por militante para se entregar, por volta das 17 h, agora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso e sob custódia da Policia Federal, em São Paulo. A negociação deu-se por vota da 16 h e por volta das 18 ele se entregou.

Lula fez exames de corpo delito na Superintendência da PF de SP e em seguida foi levado  ao aeroporto de Congonhas, de onde uma aeronave da PF o levou para Curitiba.

Mídia e julgamento

Havia o temor de que Lula não se entregasse para mais exposição na mídia ou para aguardar o julgamento no STF na quarta-feira, que pode beneficiá-lo. Porém, por volta das 16 h negociou com a PF e saiu tranquilamente à pé, atravessou a rua em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo e por vola das 18 h se entregou.

Se a rendição foi tranquila, o comboio até a Superintendência da PF de SP e o aeroporto foi cinematográfico. Manifestantes, contra e a favor, causaram muitos problemas, anto no sindicato em São Bernardo do Campo, como no aeroporto.

Em Curitiba também foi monado forte esquema de segurança na PF para segurança na operação de transferência. Muitos manifestantes, contra e a favor, passaram o dia esperando pela chegada do ex-presidente no aeroporto Afonso Pena e no bairro Santa Cândida, de está a sede da PF/PR.

O voo de São Paulo ao aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais na Região Metropolitana de Curitiba, durou cerca de uma hora ar cerca de uma hora. Os 23 km até a PF/PR foi feio de helicóptero.

O ex-presidente ficará por pelo menos 30 dias numa sala especial, onde ficam os policiais que participam de operações  especiais tipo Copa do Mundo e Olimpíadas.

Nesse espaço, com cerca de 15 m 2, há uma cama de solteiro, TV, banheiro, chuveiro, mesa, cadeiras e roupeiro. A alimentação será a mesma dos demais presos, sendo uma quentinha ao meio dia. As visitas serão às quartas-feiras restritas a parentes mais próximos e advogados.

Ironias do destino

No lado curioso e bem humorado nessa história toda é que por ironia do destino o prédio da PF de Curitiba traz uma enorme placa inaugural. Nela consta o nome Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República na gestão que construiu a sede. Nesse prédio há até um heliporto, local onde desceu o helicóptero com o preso Lula.

A entrada no prédio foi por uma escada onde os manifestante, contra ele ou a favor da Lava Jato assistiram a sua passagem cercado por advogados e agentes da PF. Agora a Vara de Execuções penais irá decidir após quanto tempo o preso irá para um presídio ou se ficará ali todo o período que cumprir pena fechada.

https://youtu.be/ennDGL5dMTk

 

 



Politica de Privacidade!