Em oração, fieis relembram o calvário de Jesus e agradecem as graças alcançadas nesta Sexta-feira da Paixão.
Fé, emoção e reflexão. Para milhares de pessoas a sexta-feira Santa (30 de Março), em Lages foi marcada pela tradicional subida das escadarias do Morro da Cruz e a encenação do espetáculo Paixão e Morte de Jesus Cristo. Logo no início na manhã, o prefeito Antonio Ceron, acompanhado da filha Mayra Ceron, seguiu a tradição familiar e acompanhou as celebrações no local. “O espírito do cristianismo une e mobiliza as pessoas, através do sentimento de irmandade e fraternidade. Especialmente este evento, que se tornou tão importante para Lages e para toda a região”, ressaltou o prefeito.
O novo bispo da Diocese de Lages, dom Guilherme Antônio Werlang subiu a escadaria Frei Silvério e ao final dos 500 degraus afirmou estar encantado com as demonstrações de fé que presenciou durante o trajeto. “Vi inúmeras pessoas se ajudando. Algumas subindo de joelhos, outros com crianças de colo, muitos idosos e todos com um sentimento de comunhão”, descreveu. Ao citar inúmeras passagens bíblicas ocorridas no alto de morros, Dom Guilherme afirmou que “bendita é a cidade que coloca uma cruz no alto de uma montanha para ter a experiência do Sagrado com Deus”.
O local, que possui uma cruz com 19 metros de altura cravada no cume, virou um ponto de peregrinação e orações. Há quatro anos, o casal Bruna de Oliveira e David Paulo Lopes, que mora em Curitibanos, vem a Lages para agradecer as graças alcançadas e acompanhar a encenação do espetáculo Paixão e Morte de Jesus. Para Bruna, “é emocionante, realista. Mexe muito com as emoções da gente”.
O espetáculo, considerado um dos maiores eventos religiosos a céu aberto do sul do país, é apresentado há 18 anos pelo grupo Tabor. A dor e o sofrimento de Jesus, interpretado pelo ator Thiago Oliveira, juntamente com outros 35 integrantes do elenco, comoveram as milhares de pessoas que acompanharam a apresentação, que durou cerca de duas horas.
A programação da Semana Santa em Lages segue nesta sexta-feira com a missa na Catedral, a partir das 19h30.
19:00h – Catedral Diocesana – Procissão do Senhor Morto
19:00h – Paróquia São Judas – Celebração da Paixão de Jesus com encenação
19:00h – Paróquia do Guarujá – Procissão do Senhor morto
20:00h – Igreja do Navio ao Cemitério Cruz das Almas – RECOMENDA DAS ALMAS
(Rito religioso da cultura cabocla da região)
Sábado de Aleluia – 31/03/2018
19:00h – Nas Paróquias da Diocese – VIGÍLIA PASCAL Celebração Eucarística – Benção do Fogo Novo
21:15h – Pátio da Igreja do Navio – Início da procissão
21:40h – Escadarias – PROCISSÃO DA LUZ
22:00h – Morro da Cruz – Encenação: RESSURREIÇÃO DE JESUS
CELEBRAÇÃO DA VIDA (Show pirotécnico, luzes, sons, efeitos especiais…)
Domingo de Páscoa – 01/04/2018
08:00h – Nas Paróquias da Diocese – Celebração da Páscoa
12:00h – Nas famílias cristãs – confratenização
Deixe Seu Comentários