REGIÃO PASSA A TER CENTRO REGIONAL DA DEFESA CIVIL

REGIÃO PASSA A TER CENTRO REGIONAL DA DEFESA CIVIL

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (09), em Lages, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) Regional de Lages. A unidade já em funcionamento está instalada no campus do CAV-Udesc e sua estrutura demandou investimento de R$ 853 mil do governo do Estado.

Sob coordenação da Secretaria de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina, o Cigerd tem 160 metros quadrados e foi construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura autossuficiente, capaz de permanecer operacional mesmo diante de eventuais cortes de fornecimento de energia elétrica.

O espaço conta com equipamentos modernos de monitoramento, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. A estrutura foi construída mediante parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que cedeu o terreno.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli e o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte prestigiaram a solenidade. Os prefeitos de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, de Painel Flávio Antônio Neto da Silva, Bom Retiro Vilmar Neckel, de Urupema Evandro Frigo e de Rio Rufino Thiago Costa também prestigiaram a solenidade.

Rodrigo Moratelli, destacou que a nova estrutura não foi criada apenas gerenciar riscos ou desastres climáticos. “Santa Catarina é área livre da febre aftosa sem vacinação, mas se ocorrer algum problema, esse espaço está pronto para que possamos adotar o protocolo de risco biológico animal”, salientou.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana