O COMENTÁRIO DO ERON UNIPLAC: um agente poderoso do desenvolvimento

O COMENTÁRIO DO ERON UNIPLAC: um agente poderoso do desenvolvimento

A Universidade do Planalto, UNIPLAC, foi um dos pontos principais do PDTER – Plano de desenvolvimento Regional, liderado por uma série de entidades. A universidade, a pavimentação da BR-282 e a conquista do Poder Estadual eram algumas das bandeiras do PDTER.

Hoje a gente se entusiasma ao ver que a Universidade retomou seu caminho para o futuro e se firma ainda mais como sementeira de conhecimento, ente importante na evolução da carreira profissional das pessoas e alavanca poderosa como agente fomentador do desenvolvimento. Um agente fundamental no apoio ao setor empresarial.

Eu me lembro das lutas para sua criação e implantação dos primeiros passos. Foi num tempo em que todos falavam que a UNIPLAC era decisiva para o desenvolvimento regional, mas ninguém fazia nada de concreto.

O primeiro a ter uma decisiva atitude foi o deputado Fernando Coruja, então prefeito de Lages. Ele colocou a Prefeitura à disposição como parceira e para integral apoio à iniciativa. A carta Consulta foi o primeiro passo.

Foi contratado o professor Walter Piazza, que acompanhou desde início a empreitada, e chegou ao projeto que foi colocado em prática. Como experiente integrante do Conselho Estadual de Educação, Walter Piazza comandou o mais importante processo para nossa região.

Depois disso, várias lutas foram empreendidas, até que a Universidade conseguisse contornar o mais grave momento de sua história, os problemas financeiros, para poder retomar seu crescimento.

Pessoas como o atual Reitor, Luz Pfleger, o empresário Humberto Arantes e o Juiz Dr. Sílvio Orsatto, foram decisivas para que a Uniplac estivesse aí com toda sua pujança e exercendo seu papel de agente fomentador do desenvolvimento.