LANÇADA NOVA MODALIDADE DE GUIA DE TURISMO: NARRAR AS ATRAÇÕES EM VERSOS.

LANÇADA NOVA MODALIDADE DE GUIA DE TURISMO: NARRAR AS ATRAÇÕES EM VERSOS.

Atualmente o que mais cresce nos serviços de nossa região é o turismo. Todo mês uma das cidades da Serra Catarinense recebe o Selo Prodetur+Mais Turismo. Só que por enquanto é apenas a natureza que está afazendo sua parte, a diferença para atrair gente.

Nosso clima, a paisagem, os acidentes físicos como a Serra do Rio do Rastro e a Serra do Corvo Branco e é claro, a cultura, a história e as tradições já caíram nas graças do Centro do País. Os visitantes se encantam com esse nosso potencial turístico e a nossa gastronomia.

O que falta é profissionalizar esse turismo consolidado: criar mais atrativos artificiais e gente preparada na área para receber bem e oferecer serviços de qualidade. Não basta apenas satisfazer o cliente. Só isto a natureza já está fazendo. É preciso surpreendê-lo: encantá-lo com a simpatia característica do serrano e, sobretudo, explorar o turismo, não o turista..

Um vídeo produzido por  nós que está no Youtube com o trovador Bruno Antunes é líder de acessos num dos canais. E não é por acaso. Ele inventou uma modalidade diferente de guia de Turismo. Quando se apresenta em algum evento ou mesmo nas casas que exploram o ramo do turismo, narra a história, a cultura, os personagens locais e as atrações em verso.

O Bruno Antunes é um dos dos maiores trovadores do Sul do Brasil. Não só faz repentes como também é cantor convencional. O vídeo dele tem mais de 4 mil acessos/dia e chama uma reportagem, da qual este texto é um resumo.

Mas por que o Bruno ainda não é uma atração disputada pelas casas do gênero e para receber excursões turísticas em nossa rede dos serviços turísticos? O que acontece é que nós pouco olhamos para nosso umbigo. Não damos valor ao que é nosso. Na Festa do Pinhão, por exemplo, os visitantes querem ver a nossa música e se deliciar com a nossa gastronomia. Mas nós queremos ver o sertanejo lá de fora.

Até nossas autoridades, profissionais liberais, empresários e inclusive comunicadores e artistas, fazem sucesso quando estão fora daqui. Não duvide se daqui um pouco o trovador Bruno Antunes seja contratado lá fora para o fim que se refere esta matéria.

Já perdemos o status de a Capital Nacional do Turismo Rural” por incompetência, daqui um pouco vamos perder a Festa Nacional do Pinhão para uma cidade da Serra da Mantiqueira, próximo a São Paulo, que já faz um evento similar com mais de 500 mil pessoas por final de semana. Eles não tem mais de 500 pinheiros araucária para produzir pinhão. É provável que levem daqui e daqui um pouco nos comprar o pinhão preparado para o consumo. Esse é o nosso papel: fazer só o trivial que já está bom.

SUGESTÃO AO TURISMO DA SERRA

Seria bom que o pessoal do Turismo de Lages e de São Joaquim pensasse em algo assim: receber as pessoas de forma diferente, o que realmente faria a diferença. O Bruno Antunes poderia atuar como um guia de turismo cheio de estilo e bem dentro da nossa realidade. Seria um sucesso antecipado.

É só prepará-lo para ajudar a recepcionar as excursões que chegam, principalmente no inverno, quando muita gente vem curtir nosso frio e consumir. No turismo de eventos ele já canta para o pessoal, porém, não do jeito que imaginamos e como demonstra no vídeo. Exigem só o básico.

Com a inauguração do Aeroporto Regional, que vai operar com qualquer tempo, vai se tornar viável as operações de voos especiais no turismo de eventos e de Serra. Como nossos pontos turísticos são espalhados e distantes, isto seria uma limitante, exigindo engenharia operacional especial.

Portanto, vai ser comum o pessoal chegar ao aeroporto e se deslocar de ônibus para São Joaquim, por exemplo. Isso, além de exigir logística adequada, não deixa de ser cansativo e um intervalo de possível tédio na programação.

Já imaginou colocar um artista trovador como guia de turismo? Com indumentária completa, música e linguagem oportuna para receber o pessoal?. Mas não seria uma música qualquer e sim um trovador contando nossa história, a cultura, as tradições e os pontos turísticos, enfim, contando tudo em trova. Isto seria fazer a diferença.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

CLUBE DOS SUBTENENTES E SARGENTOS VAI SE ABRIR MAIS PARA A COMUNIDADE.

Neste sábado, 24, o evento destaque do Clube dos Subtenentes e Sargentos foi o bingo beneficentes com a participação de associados e convidados. Toda a renda auferida com a promoções será revertida para as reformas do telhado, o interior e para programas sociais aos associados e de interesse da comunidade.

A diretoria, presidida pelo Ten. PM Adão Pedro Santos de Jesus, vem planejando uma programação para que o clube possa ter cada vez mais utilidade, tanto aos associados como em retorno à comunidade. Seria através de sua participação mais efetiva em projetos sociais, apoio em caso de catástrofes ou amparo a famílias carentes.

Quem vem liderando esse trabalho é o diretor social Sgt PM Flávio de Oliveira. O projeto consiste em buscar apoio nas diversas áreas do setor produtivo, entidades e governos para fortalecer sua atuação social e de interesse público.

Outra ideia da diretoria é abrir cada vez mais seus espaços para que sejam usados, não só pelos associados, mas também, pela comunidade em geral. Será mais uma estrutura colocada à disposição de Lages.

 

Clube dos Sargentos

bruno antues  (3) bruno antues  (2) bruno antues  (1)