CONFIRMA-SE A SEMANA GELADA EM SC E RS – Frente fria polar trouxe recorde em Urupema: – Neste domingo foi de -9,2 e sensação térmica de -29ºC.

CONFIRMA-SE A SEMANA GELADA EM SC E RS – Frente fria polar trouxe recorde em Urupema: – Neste domingo foi de -9,2 e sensação térmica de -29ºC.

Desde 1990 que não dava tanto frio. Congelou a famosa cachoeira do Morro das Torres a 1.750 de altitude. Urupema bateu seu próprio recorde que foi neste domingo,  -9.2ºC.

WhatsApp Image 2019-07-07 at 09.47.35

No instante da foto congelava o lago e refletia o termômetro com, temperatura em alta.

Toda manhã tem registrado geada e o fenômeno chamado Sincelo, que acontece em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2 °C a -8 °C e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão quando estas entram em contato com a superfície.

Domingo congelou o lago e cachoeira.

 

……….

Veja aí Urupema de branco, durante a semana.

Sensação térmica chegou a -15 no Morro das Torres, a 1.750 m de altitude. Frio deve  continuar até domingo. Na Serra gaúcha também geou fortes. E São Joaquim/SC ficou coberta de branco.

 

 

WhatsApp Image 2019-07-04 at 08.54.47

A mínima, no clarear do dia.

 

FRIO

Pela manhã: sol tipo luz de geladeira.

 

Fotos: Marleno Muniz Farias – Assessor de Comunicação/Urupema-SC

…………………………………..

O QUE DEMOS ONTEM:

Nesta quinta (4) já deve registrar grande geada dos últimos tempos e pode nevar nesta sexta.

Chuva já começou na segunda e há previsão de muito frio esta semana. Em Urupema e São Joaquim/SC e na Serra Gaúcha, serão registradas as temperaturas mais baixas dos últimos tempos.

O registro acima de -1ºC já foi deste ano.

WhatsApp Image 2019-06-20 at 07.56.27 (6)

Cuidado nas estradas! Muito gelo devido às geadas e até devido à neve.

 

AS IMAGENS A SEGUIR NÃO SÃO DA EUROPA, SÃO DA SERRA CATARINENSE, EM INVERNOS ANTERIORES.

Veja porque a cachoeira de Urupema/SC congela em invernos rigorosos.

No Morro das Torres – ponto mais alto do Sul do Brasil (1.750 m de altitude) – durante nevascas a sensação térmica pode chegar até a -15ºC frouxo (ou mais baixa ainda) e a mínima a -5ºC, ou mais  baixa ainda.

urupema12_

A cena acima foi duranate uma das maiores nevascas (em 2011 ocorreu uma delas).

………………………

RECORDANDO:

As imagens abaixo não são da Europa, são da Serra Catarinense, anos atrás.

urubici

friourupemasantacatariacachoeiradivprefeitura

frio (1)

…………..

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS IDEAIS PARA NEVAR:

neve (4)

Temperatura da atmosfera e do solo entre zero e – 2ºC (ou mais baixa).

Que as nuvens esteja carregadas de umidade.

O caminho percorrido pelo vapor d´água que sobre e pelo que descem os cristais deve estar gelado para não se derreterem os flocos.

………….

ANEXO

Está no Google:

Não basta uma cidade ter temperaturas baixas em determinado dia para nevar. É preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos). Além disso, é essencial que todo o caminho percorrido pelo vapor d’água que sobe até as nuvens (para formar os cristais de neve) e o que desce (já com ela formada) esteja gelado para que os cristais não derretam, se transformando em chuva. No Brasil, as raras precipitações de neve ocorreram em pontos serranos dos estados do Paraná, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Cidades localizadas em altitudes acima de 1.250 metros e ao sul do Brasil, como a catarinense São Joaquim e a gaúcha São José dos Ausentes, sofrem influência das massas de ar vindas do polo Sul e, por isso, registram neve com mais frequência.

Fonte:

POR:
Beatriz SantomauroNOVA ESCOLAGabriela Portilho