ESCOLA Dr CAETANO REALIZA DOIS DIAS DE FESTA PELOS 54 ANOS
Programação da sexta (20)
20 de outubro – 19h – Final do Festival da Canção.
Programação do sábado (21)
21 de outubro – 8h – Dia Letivo com atividades recreativas, lanche, mateada e Cerimonial com Homenagens.
Uma das maiores escolas de Ampére, cidade referência no Paraná em desenvolvimento econômico e social, completa 54 anos preparando as crianças para a busca de um futuro de sucesso.
Trata-se da Escola Municipal Dr Caetano Munhoz da Rocha, que realiza, nesta sexta e neste sábado, uma bela programação.
Os eventos têm como atores principais os próprios alunos.
PROGRAMAÇÃO
20 de outubro – 19h – Final do Festival da Canção;
21 de outubro – 8h – Dia Letivo com atividades recreativas, lanche, mateada e Cerimonial com Homenagens;
Finaliza com o programa ‘Comunidade em Ação’, da Rádio Ampére.
Costumamos afirmar que o desenvolvimento de qualquer lugar passa, necessariamente, pela porta da escola.
Foi iniciando nos anos 60 uma Educação séria e de qualidade, sob o comando das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, que mais tarde Ampére encontrou o caminho de um futuro de surpreendente prosperidade.
Com certeza a formação de capital humano diferenciado e também voltado ao mercado de trabalho – em sintonia com os novos tempos – em muito contribuiu para saídas espetaculares de eventuais momentos depressivos na sua economia.
É certo que, tanto ontem como hoje, o mercado de trabalho precisa de uma escola que não apenas ensine o jovem a ler, escrever e raciocinar, mas que o conhecimento oferecido também seja afinado com os novos tempos da revolução tecnológica.
Não há mais lugar para uma Educação ensinando só a realizar tarefas típicas do século passado.
Que o alerta acima ajude para que, um dia, seja função de qualquer escola oferecer um ensino dos novos tempos; que não seja quase só missão daquelas de Ampére!
A SEGUIR
As cinco primeiras Diretoras
Penúltima Diretora
Diretor Atual
Jeferson N. Lourenssi
Diretor
MAIS HOMENAGENS!
Logo após as comemorações, todos os diretores da história do Colégio receberam um registro especial, como esse aí acima, de Celia Bortoloto, que foi Diretora em 1971.
POSTS ANTERIORES E CORRELATOS
(Produção exclusiva aqui do Portal)
PRECISAMOS DE UMA EDUCAÇÃO EM SINTONIA COM OS NOVOS TEMPOS
– Muita escola de hoje ensina a pessoa a fazer tarefas do século passado.
A NOVA EDUCAÇÃO DEVE MINISTRAR CONTEÚDOS QUE PRODUZAM CAPITAL HUMANO MAIS ATUAL
A disciplina e a democratização do conhecimento moderno é que irão fazer a maior reforma no Brasil.
Nosso País só vai dar um salto quando fizer como no Japão e na Coreia que investiram pesado numa educação de qualidade e produtiva, especialmente na área tecnológica. E é aí que também deve entrar a iniciativa privada.
Contudo, a busca do capital intelectual, já a partir da infância, é que irá criar a nova cultura produtiva, trazer o desenvolvimento sustentável e conduzir o Brasil ao Primeiro Mundo.
Um sinal positivo foi dado por uma grande estatal brasileira que decidiu reduzir o patrocínio à Cultura e ampliar o da Educação Infantil. Começar desde cedo a fortalecer nosso capital humano, foi a justificativa.
REFLEXÃO HISTÓRICA
UM NOVO CONCEITO DE EDUCAÇÃO QUE PRODUZA CAPITAL HUMANO DE QUALIDADE
Nós aqui do Eron Portal entendemos que a verdeira reforma do País não será feita pelo Executivo, nem pelo Legislativo: será feita por um novo conceito de educação que produza capital humano cada vez mais qualificado.
Veja: em 1960, a renda per capita do Brasil era duas vezes e meia a da Coréia. Hoje a nossa é um terço da renda deles. Lá a escola é sintonizada com os novos tempos.
E nós, como é que iremos melhorar a competitividade de nossos produtos, se não produzimos capital humano e intelectual mais qualificado para conseguir agregar mais valor a nossa produção e torná-la mais competitiva?
VAMOS SAIR MAIS FACILMENTE DO ATRASO E DO SUB DESENVOLVIMENTO PELA VIA DA EDUCAÇÃO.
O caminho é a escola de qualidade com disciplina e ensino produtivo. Assim vamos gastar menos em presídios e segurança.
Uma escola consequente, já a partir do Ensino Infantil, é que fará a verdadeira revolução. Quanto mais escolas produzindo capital humano melhor preparado, serão menos presídios a serem construídos. Hoje é tanto mal feito que já está ficando mais concorrido entrar num presídio que numa universidade.
UMA DAS TENDÊNCIAS É: ENSINO PRODUTIVO, CONTEÚDOS TÉCNICOS, EMPREENDEDORISMO E A PAUTA DE COSTUMES.
Há quem defenda que mais civismo, ética, moral e disciplina é que trarão uma nova realidade.
A transformação que uma nova orientação e direcionamento no ensino fará no País também trará uma nova Sociedade e aí o Brasil dará um salto.
Quer dizer, a principal revolução será feita pela Educação, a longo prazo. Ela é que irá ampliar os efeitos das reformas urgentes do Estado: política, administrativa, trabalhista, da máquina pública e da Previdência.
~~~~~~~~~~~~~
OPINIÃO DO SITE
A VERDADEIRA REFORMA VAI DEMORAR, PORÉM, ELA VIRÁ
A grande mídia esqueceu a verdadeira reforma que vem por aí: a que a Educação irá fazer. Independentemente de nomes de ministros, será uma nova orientação a ser proposta ao ensino que transformará o Brasil.
A tendência é uma transformação geral na Educação, com avanços para mestres, no sistema pedagógico e na parte física (paredes). Virá uma preocupação com a segurança para professores, diretores, técnicos e para os próprios alunos do bem, que são a maioria.
Portanto, a grande revolução será na orientação. Além de ensinar o aluno a aprender. E o ideal deve se destacar e priorizar o que está nas tendências: ensino técnico e espírito empreendedor.
Para coroar tudo, além do novo tipo de conhecimento, deverá haver disciplina, instrumentos para mudança de costumes, ética, moral e respeito. Isto ensejará o surgimento de uma nova Sociedade, fundada na solidariedade e no amor ao próximo. Portando, será responsável pelo surgimento de um povo cada vez mais humano.
Os bichos humanos que integram a minoria – porém perversa – estão com os dias contados. Há alguns pais que irão gritar: os irresponsáveis e equivocados na criação dos filhos que negligenciam na educação do berço. Mas faz parte.
Deixe Seu Comentários