ESCOLA Dr CAETANO REALIZA DOIS DIAS DE FESTA PELOS 54 ANOS
Programação da sexta (20)
20 de outubro – 19h – Final do Festival da Canção.
Programação do sábado (21)
21 de outubro – 8h – Dia Letivo com atividades recreativas, lanche, mateada e Cerimonial com Homenagens.
Uma das maiores escolas de Ampére, cidade referência no Paraná em desenvolvimento econômico e social, completa 54 anos preparando as crianças para a busca de um futuro de sucesso.
Trata-se da Escola Municipal Dr Caetano Munhoz da Rocha, que realiza, nesta sexta e neste sábado, uma bela programação.
Os eventos têm como atores principais os próprios alunos.
PROGRAMAÇÃO
20 de outubro – 19h – Final do Festival da Canção;
21 de outubro – 8h – Dia Letivo com atividades recreativas, lanche, mateada e Cerimonial com Homenagens;
Finaliza com o programa ‘Comunidade em Ação’, da Rádio Ampére.
Costumamos afirmar que o desenvolvimento de qualquer lugar passa, necessariamente, pela porta da escola.
Foi iniciando nos anos 60 uma Educação séria e de qualidade, sob o comando das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, que mais tarde Ampére encontrou o caminho de um futuro de surpreendente prosperidade.
Com certeza a formação de capital humano diferenciado e também voltado ao mercado de trabalho – em sintonia com os novos tempos – em muito contribuiu para saídas espetaculares de eventuais momentos depressivos na sua economia.
É certo que, tanto ontem como hoje, o mercado de trabalho precisa de uma escola que não apenas ensine o jovem a ler, escrever e raciocinar, mas que o conhecimento oferecido também seja afinado com os novos tempos da revolução tecnológica.
Não há mais lugar para uma Educação ensinando só a realizar tarefas típicas do século passado.
Que o alerta acima ajude para que, um dia, seja função de qualquer escola oferecer um ensino dos novos tempos; que não seja quase só missão daquelas de Ampére!
A SEGUIR
As cinco primeiras Diretoras
Penúltima Diretora
Diretor Atual
Jeferson N. Lourenssi
Diretor
POSTS ANTERIORES E CORRELATOS
(Produção exclusiva aqui do Portal)
PRECISAMOS DE UMA EDUCAÇÃO EM SINTONIA COM OS NOVOS TEMPOS
– Muita escola de hoje ensina a pessoa a fazer tarefas do século passado.
A NOVA EDUCAÇÃO DEVE MINISTRAR CONTEÚDOS QUE PRODUZAM CAPITAL HUMANO MAIS ATUAL
A disciplina e a democratização do conhecimento moderno é que irão fazer a maior reforma no Brasil.
Nosso País só vai dar um salto quando fizer como no Japão e na Coreia que investiram pesado numa educação de qualidade e produtiva, especialmente na área tecnológica. E é aí que também deve entrar a iniciativa privada.
Contudo, a busca do capital intelectual, já a partir da infância, é que irá criar a nova cultura produtiva, trazer o desenvolvimento sustentável e conduzir o Brasil ao Primeiro Mundo.
Um sinal positivo foi dado por uma grande estatal brasileira que decidiu reduzir o patrocínio à Cultura e ampliar o da Educação Infantil. Começar desde cedo a fortalecer nosso capital humano, foi a justificativa.
REFLEXÃO HISTÓRICA
UM NOVO CONCEITO DE EDUCAÇÃO QUE PRODUZA CAPITAL HUMANO DE QUALIDADE
Nós aqui do Eron Portal entendemos que a verdeira reforma do País não será feita pelo Executivo, nem pelo Legislativo: será feita por um novo conceito de educação que produza capital humano cada vez mais qualificado.
Veja: em 1960, a renda per capita do Brasil era duas vezes e meia a da Coréia. Hoje a nossa é um terço da renda deles. Lá a escola é sintonizada com os novos tempos.
E nós, como é que iremos melhorar a competitividade de nossos produtos, se não produzimos capital humano e intelectual mais qualificado para conseguir agregar mais valor a nossa produção e torná-la mais competitiva?
VAMOS SAIR MAIS FACILMENTE DO ATRASO E DO SUB DESENVOLVIMENTO PELA VIA DA EDUCAÇÃO.
O caminho é a escola de qualidade com disciplina e ensino produtivo. Assim vamos gastar menos em presídios e segurança.
Uma escola consequente, já a partir do Ensino Infantil, é que fará a verdadeira revolução. Quanto mais escolas produzindo capital humano melhor preparado, serão menos presídios a serem construídos. Hoje é tanto mal feito que já está ficando mais concorrido entrar num presídio que numa universidade.
UMA DAS TENDÊNCIAS É: ENSINO PRODUTIVO, CONTEÚDOS TÉCNICOS, EMPREENDEDORISMO E A PAUTA DE COSTUMES.
Há quem defenda que mais civismo, ética, moral e disciplina é que trarão uma nova realidade.
A transformação que uma nova orientação e direcionamento no ensino fará no País também trará uma nova Sociedade e aí o Brasil dará um salto.
Quer dizer, a principal revolução será feita pela Educação, a longo prazo. Ela é que irá ampliar os efeitos das reformas urgentes do Estado: política, administrativa, trabalhista, da máquina pública e da Previdência.
~~~~~~~~~~~~~
OPINIÃO DO SITE
A VERDADEIRA REFORMA VAI DEMORAR, PORÉM, ELA VIRÁ
A grande mídia esqueceu a verdadeira reforma que vem por aí: a que a Educação irá fazer. Independentemente de nomes de ministros, será uma nova orientação a ser proposta ao ensino que transformará o Brasil.
A tendência é uma transformação geral na Educação, com avanços para mestres, no sistema pedagógico e na parte física (paredes). Virá uma preocupação com a segurança para professores, diretores, técnicos e para os próprios alunos do bem, que são a maioria.
Portanto, a grande revolução será na orientação. Além de ensinar o aluno a aprender. E o ideal deve se destacar e priorizar o que está nas tendências: ensino técnico e espírito empreendedor.
Para coroar tudo, além do novo tipo de conhecimento, deverá haver disciplina, instrumentos para mudança de costumes, ética, moral e respeito. Isto ensejará o surgimento de uma nova Sociedade, fundada na solidariedade e no amor ao próximo. Portando, será responsável pelo surgimento de um povo cada vez mais humano.
Os bichos humanos que integram a minoria – porém perversa – estão com os dias contados. Há alguns pais que irão gritar: os irresponsáveis e equivocados na criação dos filhos que negligenciam na educação do berço. Mas faz parte.

Deixe Seu Comentários