HUMOR
Lula deve usar astúcia de Tancredo
A boa tática para se livrar daqueles que se auto-convidam para ministro
Um político ‘sondando’ se estava cotado para ministro:
Quando montava sua equipe de governo, que inaugurou a Nova República, o saudoso Tancredo Neves foi abordado por um deputado ‘se auto-convidando’ para ministro.
O deputado diz a Tancredo:
– Presidente, estão dizendo nos bastidores que sou cotado para ministro, até imprensa já quer saber detalhes. O que é que eu digo?
O Tancredo:
– Diga que te convidei, mas tu não aceitou…
Anterior
SEGUNDO TURNO
– ESTÁ NA RUA E NA MÍDIA CAMPANHA A PRESIDENTE E GOVERNADOR; MUITAS ARTICULAÇÕES DE LULA E PRESIDENTE BOLSONARO.
A essência de uma Democracia é o voto.
Numa eleição é quando o cidadão é o mais poderoso num país com o sistema democrático.
Agora o eleitor tem o dever de comparecer em massa, inclusive grande parte dos que se abstiveram no primeiro turno.
É o Brasil que chama e não dá para se omitir.
COMEÇA O EMBATE PELO SEGUNDO TURNO; LEIA MAIS ADIANTE OS DETALHES DO PROCESSO.
Dia 7 começo do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Os candidatos a presidente e para governador terão igual horário para suas mensagens.
O último domingo foi o 1º dia do exercício soberano do voto, neste ano.
Milhares de candidatos tiveram até ontem para dar sua mensagem diretamente ao eleitor.
Agora só só vem ocorrendo campanha eleitoral onde houve necessidade de segundo turno e já começam os discursos de rua e mensagens públicas.
O cronograma para as eleições deste ano, para presidente da República, governadores, senadores e deputados, foi aprovado pelo TSE e agora entra na reta final: o segundo turno, onde houve necessidade.
Depois vêm a diplomação e as posses.
Segundo turno de votação.
Dia 3 de outubro, retomada da propaganda eleitoral (2º turno); 7 de outubro: retomada da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV (2º turno; 29 de outubro: último dia para veiculação de propaganda eleitoral (2º turno); 30 de outubro: segundo turno de votação.
Os pré-candidatos com mandato no Executivo que queriam concorrer precisaram deixar os cargos até o último dia 1º de abril, exceto quem foi à reeleição.
O 1º turno foi neste domingo, dia 2 de outubro, e o 2º turno – onde houve necessidade – será no próximo dia 30.
Os eleitos para o Executivo – o presidente e os governadores – tomarão posse em 1º de janeiro de 2023. Foi aprovado que a partir de 2027 esse calendário muda e a posse acontecerá nos dias 5 e 6 de janeiro, respectivamente.
Pelas regras, as datas do calendário aprovado pelo TSE se estendem até 30 de julho de 2023, quando termina o prazo para a Receita Federal apontar ao Ministério Público qualquer indício de irregularidades em doações à campanha de 2022.
Principais datas do calendário
As já cumpridas:
Dia 1º de janeiro: vedada a realização de pesquisas sem registro no TSE; de 3 de março a 1º de abril: janela partidária – neste período, candidatos podem mudar de partido sem risco de perder os mandatos; 2 de abril: data para que presidente, governadores e prefeitos renunciem caso pretendam concorrer a outros cargos (a candidatura à reeleição não exige renúncia); 5 de abril: último dia para partidos ou federações publicarem normas para escolha e substituição de candidatos; 15 de maio: permitido o início da arrecadação (financiamento coletivo); 30 de junho: proibida a transmissão de programas apresentados por pré-candidatos; 2 de julho: agentes públicos ficam proibidos de exercer qualquer conduta que afete a igualdade de oportunidades entre candidatos.
Do dia 20 de julho a 5 de agosto: realização de convenções partidárias; 30 de julho: último dia para propaganda do TSE incentivando a participação de mulheres, jovens e negros na política; 3 de agosto: prioridade para remessa postal de partidos e federações; último dia para a nomeação de mesários; 6 de agosto: emissoras de rádio e TV ficam proibidas de veicular propaganda política ou dar tratamento privilegiado a candidatos, partidos ou federações; 15 de agosto: último dia para o registro de candidaturas; 16 de agosto: início da propaganda eleitoral, inclusive na internet;
De 26 de agosto a 29 de setembro: propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV; 30 de setembro: último dia para a veiculação de propaganda na imprensa escrita; 1º de outubro: último dia para veiculação de propaganda eleitoral; 2 de outubro: primeiro turno de votação.
Fnte: TSE e G1
A diplomação das candidatas eleitas e dos candidatos eleitos será até o dia 19 de dezembro de 2022.
Deixe Seu Comentários