EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – A solução para o emprego passa por aqui

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – A solução para o emprego passa por aqui

14063985_1719939061601231_3443675630835116032_n

Nossas últimas matérias sobre Educação repercutiram longe. Tanto que dirigentes da Secretaria Estadual de Educação em Florianópolis, da ADR e da Gerência Regional nos sugeriram um bom tema para hoje: a Educação de Jovens e Adultos. Na verdade, essa é forma de encurtar o caminho até o posto de trabalho.

 

As três maiores espirações do cidadão, hoje, é a segurança, a saúde e a educação. O maior desafio para a sobrevivência do brasileiro está ligado a essas áreas. Ninguém vive bem sem a proteção física, um bom atendimento de saúde e a educação para crescer como ser humano e no trabalho.

A História já mostra que todos os problemas que dizem respeito mais diretamente à pessoa decorrem da falta de conhecimento. Logo, a educação é o caminho para tudo. Imagina só em regiões como a nossa, onde existem multidões sem um mínimo de conhecimento e de preparo profissional?

Mais recentemente estudos revelaram que a miséria e o caos social econômico são mais crescentes nos países onde a educação não é boa. Onde a Educação não é prioridade. E onde a prioridade dela nunca desce do palanque.

O desafio é o emprego

Todos nós sabemos que a maior aspiração da população continua sendo o emprego. É que a tecnologia afasta cada vez mais gente do mercado de trabalho. Isso decorre tanto pela exclusão como pelas vagas extintas.

Então, já não é fácil disputar colocação no mercado de trabalho para quem tem preparo, imagina para quem não tem pelo menos o Ensino Fundamental?

Pensamos que o mais difícil ainda deve ser quando se trata de um jovem que já está fora da idade adequada e até legal para a escola convencional e não estudou. E para quem é adulto e não teve a oportunidade de estudar e agora precisa encontrar meios de sobreviver, como será? Deve ser até dramático, pois normalmente as pessoas mais velhas já são preteridas pelo mercado.

22549513_1785500891480092_3559801681225653842_n

Agora saiba o que é o CEJA

O CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos – é a maior escola da região. Imaginávamos que a maior fosse uma escola convencional.

Sua sede é em Lages, na rua Correia Pinto, 295, próximo ao Bradesco.Ela atende a 11 municípios, chegando, atualmente, a mais de 2000 alunos e 150 profissionais, entre pessoal técnico de apoio e professores.

Segundo seu Diretor Geral, José Adelar Mello Pereira, o CEJA está sob a orientação da Gerencia Regional de Educação, mas é subordinado a Florianópolis, onde está centralizado o projeto do ensino.

O CEJA funciona na região através das UDES –  Unidades Descentralizadas do CEJA. Nos municípios os alunos são atendidos nas UD – Unidades Descentralizadas.

Para que o município seja beneficiado com uma UD precisa firmar um convênio com a Central de Lages. A prefeitura entra com o espaço físico e um coordenador. O Estado entra com a orientação pedagógica e contrata os profissionais. Tudo é feito através de uma chamada pública.

Segundo ele, haverá demanda para mais 5 ou 10 anos, porque ainda existe muita gente sem um mínimo de formação educacional e a maioria ainda nem percebeu que o Ensino Fundamental é o mínimo para que uma pessoa desenvolver bem suas tarefas no trabalho.

Boa plataforma eleitoral

A Educação é tão importante que mais uma vez ela será a principal plataforma dos candidatos na eleição deste ano. A expectativa é que a prioridade da educação, desta vez, desça do palanque na sua totalidade.