Curta Lages Mostra de Cinema chega à quarta edição

Curta Lages Mostra de Cinema chega à quarta edição

Festival organizado pelo Coletivo Audiovisual Lageano (CAL) abre espaço para produções independentes que serão exibidas no dia 1º de setembro no Sesc da avenida Dom Pedro II

Curta Lages Mostra de Cinema chega à quarta edição

 

Oportunizar a exibição de audiovisuais produzidos por cineastas independentes, sejam iniciantes ou experientes, é um dos objetivos do Coletivo Audiovisual Lageano (CAL) com a execução do “Curta Lages Mostra de Cinema”. Será a quarta edição do festival organizado por produtores colaborativos do cinema lageano. Como de costume, o Curta Lages terá como local de exibição o teatro de bolso do Sesc Lages, da avenida Dom Pedro II, no próximo sábado (1º de setembro), a partir das 18h30min, com entrada gratuita.

Desde que o CAL foi criado, a produção de audiovisual em Lages e região aumentou através da atividade de acadêmicos de cursos de comunicação das universidades de Lages e de produtores independentes. Além das ações criadas pelo Coletivo, a influência de cineastas lageanos também é importante no processo da produção audiovisual em Lages. Nomes como Fernando Leão, Fábio Bruggemann, Sara Nunes e o icônico João Amorim são lembrados constantemente pelos agentes culturais na cidade e pelos grupos que desenvolvem documentários, filmes de ficção e outros.

Nesta edição, 11 produções serão exibidas na tela do Teatro de Bolso do Sesc da avenida Dom Pedro. Os temas são diversos, documentários sobre música e preservação da memória de Lages são representados nas produções “Guitarras da Serra” e “Lages em Memórias”. Curtas de ficção com temas sociais também fazem parte da programação. O público poderá acompanhar histórias de suspense e terror com os filmes “Proscrito” e “Spiritus Immunde”. A exibição especial será a do filme que lotou o Cine Marrocos, “A Voz da Cidade”.

Para os membros do CAL, o Curta Lages é bem mais que um espaço para exibir filmes. Segundo um dos organizadores, que também dirige e atua no filme “Spiritus Immunde”, Armin Reichert, a proposta é dar continuidade ao processo coletivo de produção audiovisual em Lages. ”Acreditamos que o Curta Lages tem a função também de gerar novos produtores na área do cinema. A continuidade do festival depende de novas ideias e novas produções. Nossa responsabilidade agora é qualificar e motivar mais ainda a produção na cidade”, opina.

Programação divida por faixa etária e homenagens:

Todos os anos, nas edições do Curta Lages, os organizadores preparam homenagens e agradecimentos a pessoas que são e foram importantes na construção e formação da história do cinema na cidade. A equipe do CAL não revelará os nomes antecipadamente, o momento de homenagens será entre 20h e 20h30min.

Uma das novidades deste ano será a divisão da programação por faixas etárias. Luis “Tutu” Freitas é um dos curadores do Curta Lages. Ele diz que como o festival terá um longo período de exibição, e alguns filmes têm temas mais fortes, a divisão na programação foi necessária. “Temos sempre a presença de documentários e filmes de ficção com temas mais leves, estes abrem a programação a partir das 18h30min. Nesta edição, suspense, terror, e o suicídio são representados, estes iniciam as exibições logo após as homenagens”, informa.

Veja a lista dos filmes selecionados:

– Guitarras da Serra – 29 min – LIVRE – Direção: Leandro Benedetti

– Nós – 5 min – LIVRE – Direção: Francisco Ramos

– Ilha de Icaro – 15min – LIVRE – Direção: Helen Francine

– A Voz da cidade – 50 min – LIVRE – Direção: Marcelo Machado

– Sem ti – 10 min – LIVRE – Direção: Mariane Machado, Mauricio Abbade, Michel Ribeiro

– C’era Una Volta Peralvilho – 8 min – LIVRE – Direção: Fabrício Furtado

– Lages em Memórias – 12 min – LIVRE – Direção: Higor Romagna/Leandra Sartor

– Proscrito – 16 min – 14 anos – Direção: João Vieira

– Restos – 8 min – 14 anos – Anne Salles

– Breve – 20 min – 16 anos – Direção: Francisco Ramos

– Spiritus Immunde – 26 min – 16 anos – Direção: Armin Reichert

Serviço:

Evento: IV Curta Lages – Mostra de Cinema 2018

Local: Sesc Lages Avenida Dom Pedro II

Data: dia 1º de setembro, sábado

Horário: 18h30min

Ingressos: gratuitos

O IV Curta Lages Mostra de Cinema 2018 é uma realização do Coletivo Audiovisual Lageano (CAL), com o apoio da M2 Filmes, Monocular, Coração Delator, Maré, Sesc Lages e Fundação Cultural de Lages.

41dd9ecfa554473a2a9eb287dd64669eCurtaLagesMostradeCinemachega_aquartaedi_C_eoAmandaNouals 1019b102f1d08f5e54ec3e3ff1e34daeCurtaLagesMostradeCinemachega_aquartaedi_C_eoViniciusTanaka 71168584fae2c3253796b7540e53ed02CurtaLagesMostradeCinemachega_aquartaedi_C_eoJo_eoVieira ecb8539ec5aba3b5a4235830df1b6106CurtaLagesMostradeCinemachega_aquartaedi_C_eoHelenFrancineJornalista