TUDO CORREU BEM DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS LAVOURAS E A PRODUÇÃO POR HECTARE É EXCELENTE.
Em algumas lavouras a colheita é em torno de 200 sacas por hectare.
Agora o temor é por excesso de chuvas na colheita, nas lavouras mais tardias que estão na flor e o risco de granizo para o arroz maduro.
O ARROZ, DO PLANTIO ATÉ A ARMAZENAGEM
(PROPRIEDADE WESTRUP)
Lavoura recém plantada, novembro e dezembro
Madura, no ponto para a colheita
Hora da colheitadeira entrar em ação
Rumo ao armazém e o silo
No armazém: medidas de impurezas e umidade, secagem e silagem.
AS IMAGENS ACIMA SÃO DA PROPRIEDADE WESTRUP.
Fomos a São Gabriel, Forquilhinha Baixa, conhecer a história da Família Westrup, um exemplo de experiência, produtividade e modernidade.
O produtor e líder local, Ludomir Westrup e seu filho Émerson, nos deram uma aula sobre produção de arroz e agronegócio.
Ambos destacam a importância do produtor e do agronegócio, como fator gerador de riqueza para movimentar a economia, geração de impostos, empregos e produzir alimentos.
A propriedade leva muito a sério o meio ambiente, pois cumpre o índice de 20% de área preservada e ainda vem adquirindo novas terrar visando projeção de futuro para a produção. A poluição praticamente zero.
Somos testemunha da sustentabilidade no processo de produção e também nos cuidados com os poluentes.
Nos canais por onde circula a água que irriga as lavouras, é comum se ver cardumes de lambaris, tanto nessas galerias hídricas, como nos mini carais entre os pés de arroz.
Outra maravilha foi que nos surpreendemos várias vezes com a quantidade de aves, verdadeiras nuvens de pássaros de várias espécies, são atraídas pelos grãos e outras que circulam normalmente entre a plantação.
É sinal de que não há contaminação fora dos níveis aceitáveis pelo ecossistema.
Peixes e aves nessa abundância, poderia se chamar de “indicado biológico”.
EXEMPLO DE TECNOLOGIA
Essa máquina colheitadeira aí é uma das mais modernas do mercado. Cabine climatizada, comunicação à bordo, recursos tecnológicos para controlar até o nível de grão no seu compartimento, automática em quase tudo e com espaço para até três pessoas acompanhantes do operador, durante a locomoção e colheita. Conforto absoluto.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
REGIÃO SUL DE SC: MAIOR PRODUÇÃO DE ARROZ DO DO PAÍS
A dádiva da terra pelas mãos do homem!
No Extremo Sul de Santa Catarina há um horizonte verde de lavouras de arroz. Experiência, terras de qualidade e tecnologia de ponta elevam os índices de produção e de qualidade.
Uma região que respirava carvão, hoje vive a euforia das colheitas, o aroma das plantações de arroz e o cheiro de relva silvestre daquelas veredas.
SERÃO BEM VINDAS AS MELHORIAS DE MAIS UMA ESTRADA A SER CONCLUÍDA
Estão para serrem pavimentados os 8 km de Forquilhinha até a Maracajá/BR 101.
As plantações dessa região criaram uma tradição que já fez história e é exemplo ao Brasil. Carece mesmo de melhor infraestrutura, de melhor política de preço e de exportações, para virar a nova âncora verde da Economia.
Quem sobrevoa a Região Carbonífera de Santa Catarina (Sul) se encanta com o cenário vislumbrante aos olhos.
Ainda na época das operações no aeroporto ali perto, indo a São Paulo, sobrevoamos pela Rio Sul essa belíssima área. Em tempos de crescimento é um tapete verde. Em épocas de colheita, é um tapete dourado.
Quer dizer, em épocas de crescimento o mosaico é verde. Em tempos de colheita – janeiro e fevereiro – o mosaico é um tapete dourado.
Recentemente realizamos o sonho de ver in loco essa maravilha em tons de verde ou amarelo. De caminhar sentindo o cheiro da relva!
Lá a mão do homem aperfeiçoou a perfeição da natureza.
……….
PRODUÇÃO DE GRÃO CONSUMO E DE GRÃO SEMENTE
Hoje a maior área plantada é para produção de grão consumo. Produtores enveredam, agora, para o plantio de lavouras para grão semente de variedades especiais. O preço remunera melhor.
Previsão de produção média é de 120 sacas por hectare. Mas em determinadas áreas de terra mais apropriadas a média pode chegar até 200 sacas por hectare, como acontece nesta safra.
Deixe Seu Comentários