PINHÃO É A SEMENTE DA ARAUCÁRIA
Há famílias rurais em Painel cuja renda principal já é com base no pinhão.
O título, além do caráter econômico e social, é também mais um estímulo à preservação e a conservação do pinheiro araucária em pé.
Próximo desafio será a estrutura para a estocagem e conservação para que haja oferta de produto o ano todo.
Por iniciativa do deputado Marcius Machado, a Assembleia Legislativa de SC acaba de aprovar projeto de Lei concedendo o título de Capital do Pinhão ao município de Painel.
Ele é o maior produtor de pinhão da atualidade.
Já são mais de 500 famílias que vivem do cultivo e colheita do pinhão, o maior índices proporcional à população da região da Serra Catarinense.
O próximo passo, conforme o deputado e os técnicos rurais, será a instalação de uma estrutura de armazenamento do produto para que possa comercializá~lo durante todo o ano.
Embasamento
Na justificativa da matéria, o deputado Marcius citou que de acordo com informações da Epagri, estatal de pesquisa e extensão rural, neste ano a previsão da safra do pinhão é bastante animadora.
Conforme o extensionista da empresa em Painel, o engenheiro agrônomo Cesar Alessandro Oliveira Arruda, com cerca de 3,5 mil toneladas a serem colhidas, justifica-se muito bem a concessão desse título.
“Esse reconhecimento é muito importante para aumento da produção e do valor econômico. Para algumas famílias, é a principal fonte de renda e para outras, a segunda, o que gera um rendimento muito bom ao produtor rural”, afirma o técnico Cesar Alessandro, com a concordância do deputado Marcius Machado.
Deixe Seu Comentários