Um vídeo produzido pela ACRO – Associação das Comunidades Rurais Organizadas – pode ser considerado histórico.
Ele mostra que o associativismo e o cooperativismo por aqui tiveram origem nos anos 70, quando foram criados os núcleos agrícolas, nas administrações Juarez Furtado e Dirceu Carneiro.
Nos anos 80, já na administração de Paulo Duarte, esses núcleos foram transformados em CROS – Comunidades Rurais Organizadas – que deram origem à ACRO – Associação das Comunidades Rurais Organizadas, de onde surgiu a Crediserrana, à qual pertence o Sicoob.
A rigor, até os anos 2000, muito pouco prosperou em termos de cooperativismo. Apenas o associativismo no campo apresentou algumas iniciativas de sucesso.
As CROS de Lages e a Mostra do Campo de Bocaina do Sul podem ser consideradas iniciativas de sucesso até hoje. É que os atores deste setor são as que mais precisam somar forças e por isso se juntam em associações mais facilmente.
Aqui na Serra o Sistema Cooperativo pouco prosperou. A Frigoplan desapareceu; a CooperLages que iniciou com a comercialização de lã de ovelha e teve lojas de produtos agropecuários e supermercados foi extinta; e a Lactoplasa, considerada um patrimônio de Lages, hoje está nas mãos de cooperativas de fora.
Cremos que um dos motivos para não prosperar muita coisa em termos de cooperativismo seria a cultura no campo. O fazendeiro é muito ligado aos rodeios e por essa razão não se desenvolve o integrado de frango e de suíno.
Mas, hoje a Cooperplan é um exemplo de sucesso e lidera o movimento cooperativista. Outras cooperativas de grãos estão se instalando na região.
A importância deste vídeo que estamos resgatando é estimular o fortalecimento do associativismo. Isto sempre foi um sucesso entre os pequenos produtores e que sempre foi um sucesso.
Lideranças e técnicos do setor agrícola entendem que a grande saída para o pequeno produtor é a criação de uma cooperativa de produção e comercialização de hortifrutigranjeiros. Importamos quase tudo neste sentido.
Créditos:
O vídeo acima tem o roteiro e locução do jornalista Toninho Goulart. Foi montado pela JFK Filmagens de José Francisco Kirschner. E contou com o apoio de Ari Barbosa, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lages, com as imagens de arquivo.
Deixe Seu Comentários