Adilson Luz já esteve em turnê na Europa e agora passa por Lages no Natal Felicidade

Adilson Luz já esteve em turnê na Europa e agora passa por Lages no Natal Felicidade

Programação encerrará neste sábado (23), porém, a decoração permanecerá montada até o dia 6 de janeiro de 2018

Totalmente emocional, o Natal Felicidade 2017 prende os olhos e embala os bons sentimentos do público. O cantor gospel Adilson Luz, voz, violão, acústico e banda, foi uma das personalidades responsáveis pela bagagem cultural do evento. O artista se apresentou na noite desta sexta-feira (22 de dezembro), véspera do encerramento do evento. Esta foi a sua terceira vez em Lages, nas anteriores participou de eventos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Seu estilo é uma mistura de folk americano e pop. Trouxe um repertório gospel contemporâneo com obras gravadas por cantores nacionalmente famosos, como Anderson Freire e Aline Barros. Cantor, produtor e compositor e dublador, o paulista de Ribeirão Branco comemora 13 anos de ministério solo. Autor de canções gravadas por grandes nomes da música gospel, já fez turnê pela América Latina e Europa. Seus contatos são (19) 98242-5805 e agendadilsonluz@hotmail.com.

Mais cedo, abrindo a programação de sexta, esteve no palco o Quarteto Mixolidium, com o Mixolidium in Concert, em uma apresentação de 50 minutos. Consiste em uma apresentação artística instrumental, com a execução de repertório popular e natalino. Seus integrantes são Graziéli Cristini (violinista e violista), Luiz Carlos (violinista e violonista), Pedro Adão (violoncelista) e Suiani Elinis (violinista).

O Quarteto Mixolidium surgiu no fim de novembro de 2015, mas seus integrantes já realizavam eventos em diversas cidades do Estado em orquestras e formações diversificadas. A iniciativa para a atual formação aconteceu pela procura de grupos para realização de eventos sociais e corporativos, e também com o projeto XX Festa Nacional da Maçã, em São Joaquim.

Os músicos já participaram de eventos como 1ª, 2ª e 5ª edições da Vindima de Altitude – São Joaquim; XX Festa Nacional da Maçã – São Joaquim; Especial Acústicos II da Fiesc – Lages/Florianópolis, e abertura da palestra sobre AVC, das Voluntárias do Hospital Sagrado Coração de Jesus – São Joaquim, além de diversos casamentos e recepções pela região.

A sinfonia inspiradora da Alam

A Orquestra Sinfônica da Associação Lageana de Assistência ao Menor (Alam) e o espetáculo Messiah foram as duas últimas atrações da noite no Tanque. A Orquestra Sinfônica Juvenil Sol da Alam, que se apresentou nesta sexta, conta com 30 integrantes com faixa de dez a 18 anos de idade. Atualmente é a única Orquestra Sinfônica Juvenil da região serrana.

A Orquestra Sinfônica Sol, da Associação Lageana de Assistência aos Menores (Alam), iniciou suas atividades em 2004, com 11 violinos e instrumentos de percussão, adquiridos com a venda de materiais recicláveis. Onze crianças de sete a 12 anos, estudantes da rede pública e pertencentes a famílias beneficiárias da assistência social, passaram a receber aulas de música e participaram do Projeto Música, Educação e Cidadania, da Alam Cidadania.

O Projeto ganhou visibilidade e as crianças passaram a ser convidadas a fazer apresentações em eventos regionais. Em 2007, com a mudança do estatuto da entidade, passou a atender crianças e adolescentes de seis a 18 anos. Com isto, o número de participantes da Orquestra passou de 11 para 80 alunos. Portanto, em 2010, a Orquestra foi reestruturada com aumento no quadro de profissionais envolvidos e a criação do Programa de Música da Alam.

Desde então coleciona prêmios e títulos por sua relevância e pelos serviços prestados à região serrana, dentre eles, finalista do Prêmio Itaú Cultural com o Projeto Música e Cidadania, em 2009, semifinalista Prêmio Itaú Cultural com o Projeto Espaço Cultural, em 2010, e gravação do CD “Cirandas”, edital Elisabete Anderle, em 2010.

Atualmente, o Programa de Música da Alam atende cerca de 150 alunos com faixa dos seis a 18 anos com aulas diárias. Conta com um quadro de quatro professores nas áreas de madeira, metais percussão e percepção musical. É mantido através de convênios e projetos do Município de Lages e Governo do Estado. A Alam possui três grupos musicais: Coral, Orquestra Sinfônica Infantil e Orquestra Sinfônica Juvenil.

A mensagem que faz diferença do interior para as atitudes práticas

Messiah conta com cinco atores, três cantores e seis instrumentistas nos tambores. Os figurinos são funcionais e as pinturas refletivas dos tambores chamam a atenção do público. Grandes mantos ficam espalhados no palco onde os artistas mudam seus personagens.

No enredo, Deus vem à Terra com uma roupa que não o define como Deus. Chega em um barco e é recebido por figuras angelicais cantoras, porém, há um personagem definido como o mal. Este, por sua vez, interfere dizendo que a Terra está tomada por ele, om que o ódio é o rei e a guerra a rainha, e o amor há muito tempo deixou de existir neste lugar. Neste momento começa uma batalha de coisas boas e coisas ruins proporcionadas pelo homem que habita a Terra. Entre as cenas estão as passagens mundialmente famosas, como a anunciação à Maria, pelo Anjo Gabriel, sobre sua missão, Maria em visita à prima Isabel com a boa notícia, presença de João Batista e no final, o nascimento do Messiah. A Casa do Papai Noel, na Praça João Ribeiro (Praça da Catedral), continua aberta, das 16h às 22h.

Teatro na Praça

No Calçadão da Praça João Costa, os artistas do tradicional Teatro Menestrel Fazê-Dô encantaram adultos e crianças. Um trabalho de teatro de bonecos e contação de histórias composto por três histórias regionais: Negrinho do Pastoreio, Serpente do Tanque e São João Maria, apresentadas por Maria Fernandes, do Menestrel Faze-Dô. “Estamos fazendo uma dobradinha entre o Teatro Circula-Dô e o Menestrel”, pontua o produtor cultural e ator bonequeiro, Marcio Machado.

No sábado (23), haverá apresentação do Teatro Circula-dô, às 17h, com Chapeuzinho Vermelho e às 18h será o Teatro de Mamulengos, no Tanque, ambos os espetáculos no Parque Jonas Ramos. Chapeuzinho Vermelho é um clássico da literatura infantil, de Charles Perrault. Em forma de teatro, durante meia hora, conta com diversas técnicas de manipulação, como boneco de luva e de vara, além de marrote, com público-alvo de crianças com idade da primeira infância. “É bem musical e agrada toda a família”, observa Marcio.

O colorido e a alegria transbordante dos Seresteiros de Natal contagiou o público no Calçadão. Personagens parecem ter escapado dos livros de contos de fada e invadiram o mundo contemporâneo de Lages, uma intervenção de artistas lageanos que cantam e tocam instrumentos como flauta, gaita, timba e violão. Arlequins, duendes e figuras que remetem à comédia Dell’Arte. Música, teatro e brincadeiras, tudo junto e misturado para fascinar e matar a curiosidade do povo.

Programação deste sábado (23 de dezembro), dia do encerramento

17h – Espetáculo Chapeuzinho Vermelho – Teatro Circula-Dô, no Tanque

18h – Teatro Mamulengos – Teatro Circula-Dô, no Tanque

18h – Presépio Harmônico, no Calçadão da Praça João Costa  

19h30 – Auto de Natal, no Calçadão da Praça João Costa

20h – Encerramento oficial e despedida do Papai Noel, com trenó no lago do Tanque

20h – Seresteiros de Natal, no Calçadão da Praça João Costa

20h45min – Entrega da Chave da Cidade, no Tanque

21h15min – Espetáculo Messiah, no Tanque

22h – Grande Coral, no Tanque

22h30min – Encerramento, no Tanque

Fotos: Nilton Wolff



Politica de Privacidade!