Vereador solicita prevenção e contenção de cheias – A Moção está em sintonia com matéria do Portal

Vereador solicita prevenção e contenção de cheias – A Moção está em sintonia com matéria do Portal

ERON Portal, Lages/SC –

Matéria histórica publicada aqui no Portal analisou os efeitos das primeiras obras de minimização das cheias em Lages, mais precisamente a retificação do Rio Caveiras e a canalização e desassoreamento de rios como o Ponte grande, além nas obras perto da foz do Rio Carahá.

A matéria apontou os primeiros efeitos dessas obras e sugeriu investimentos urgentes em obras de contenção das águas da chuva. Até sugeriu a inclusão de cisternas nos projetos arquitetônicos ou de engenharia nas edificações. Isso reduz drasticamente a velocidade das águas da chuva.

Simultaneamente o vereador Gerson dos Santos/PSD entrou e teve aprovada a Moção Legislativa 20/17 que solicita a implantação de um projeto de prevenção e contenção às cheias em Lages. A Moção aprovada foi encaminhada ao governador Raimundo Colombo, ao deputado estadual Gabriel Ribeiro e ao prefeito Antonio Ceron.

Para fundamentar a matérias o vereador informa que foram realizados estudos que analisam a velocidade da água e a quantidade de chuva, além de outros aspectos. De posse dos resultados do estudo, os técnicos concluíram que com a contenção dos cinco afluentes do rio Carahá, a redução nas enchentes pode ser de até 80%.

Segundo dados de 2013 da Defesa Civil, 13 bairros sofrem com ações das chuvas e mais de três mil pessoas são atingidas por alagamentos ou deslizamentos.

O orçamento para a realização da obra já está encaminhado para 2017. Serão R$ 3 milhões de origem do município, através da emenda aditiva 003/2016 à Lei Orçamentária Anual, e outros R$ 2.5 milhões repassados pelo Governo de Estado.

FOTO 02

O vereador Gerson dos Santos, que o é Líder do Governo, observa: “nós, legisladores, temos que cobrar do Executivo a aplicação dos recursos já previstos no orçamento e a execução do projeto. Em conseqüência os problemas causados pelas cheias serão minimizados e as famílias atingidas sistematicamente atingidas poderão viver em segurança”, destaca ele.

As obras de retificação no Rio Caveiras e outras na canalização e desassoreamentos dos rios Carahá e Ponte Grande (fotos) minimizaram os efeitos das chuvas em Lages.

Já parou para pensar há quanto tempo não acontecem grandes alagamentos? Pelo menos iguais àqueles das cheias históricas de 1983 1984 eu não me lembro. Foi um parto, mas valeu a plena.

As fotos desta matéria dão uma ideia dos prejuízos às cidades, às residências, ao poder público e o sofrimento da população. Ainda bem! A Serra e Alto Vale do Itajaí agradecem!

A partir de agora precisamos pensar seriamente em mais algumas providências pontuais como a inclusão nos projetos da Construção Civil a captação de água da chuva em cisternas. Isso aumenta custos agora, mas é uma providência se paga lá na frente.

Além de reduzir o volume repentino de água nos rios urbanos, essa captação significa economia de água tratada e uma redução na tarifa. Também seria uma importante reserva hídrica para o caso de eventuais estiagens.

Aquecimento global.

Ronaldo Coutinho, da Climaterra

Ronaldo Coutinho, da Climaterra

Entrevista concedia à imprensa local e reeditada em parte na minha coluna do Jornal O momento deveria servir de argumento para reflexão no ensino fundamental e nas universidades. A reportagem coloca dúvidas na teoria do aquecimento global como causa das catástrofes decorrentes do clima.

Concordo plenamente, pois, inundações, terremotos, tempestades, furacões, tornados e outros fenômenos meteorológicos sempre existiram. Tanto que até a bíblia fala em Dilúvio. Noé teria até construído uma Arca para salvar exemplares de espécies de vida já existentes.

O especialista em Meteorologia, Ronald Coutinho, uma autoridade nacional neste assunto, questiona a teoria da Comunidade Científica Internacional quanto ao aquecimento global. Para ele, a ocupação desordenada do Planeta, nas cidades e em toda parte, é que potencializa os efeitos causados pelo clima.

Retificação e desassoreamento dos rios Carahá e Ponte Grande
Retificação e desassoreamento dos rios Carahá e Ponte Grande

Imagem (5) Imagem (2)



Politica de Privacidade!