FOTO: BLOG OLIVETE SALMÓRIA
MODELO IDEAL PARA TODA CIDADE !
CONTRATAÇÃO ESPECIAL PODE SALVAR FAMÍLIAS AMEAÇADAS PELA FOME
Uma simples sugestão bem que poderia ser adotada por toda administração pública no período difícil que vem pela frente. Empresas vencedoras de licitação de obras públicas reservariam parte dos postos básicos de trabalho a desempregados há mais de três anos e a excluídos, já em situação de rua.
Toda prefeitura já tem instrumentos e estrutura para treinar os candidatos às vagas, tanto em sua secretaria do desenvolvimento econômico e do emprego, como nos convênios, nas escolas profissionalizantes e na sua própria rede escolar.
A Iniciativa inédita é da vereadora Katsumi Yamaguchi, em Lages/SC. Além de ser de forte apelo social, é muito oportuna porque passada a tempestade sanitária vamos enfrentar outra. Começaremos a viver as dificuldades econômicas decorrentes do momento e a lutar para reorganizar o setor produtivo e reconstruir o mercado de trabalho.
Esse requerimento da vereadora, que vem chamando atenção em toda parte, é mais um exemplo de que o veador é um agente político importante. Ele vive onde o cidadão mora, vê de perto as ansiedades da comunidade e é o primeiro a ser procurado em momentos de aflição das pessoas.
Imagina, então, quando é uma liderança política do porte dessa vereadora, com um excelente preparo pessoal e profissional e de uma postura e percepção que fazem a diferença.
Ela é nissei, mas soma sua influência japonesa na atuação e no trabalho às qualidades locais de uma cidade com reputação de ser muito criativa.
Além disso a Câmara de Vereadores de Lages tem produzido boas iniciativas, como uma bem recente que estende a prioridade ao idoso na fila da repartição pública à tramitação do pedido da pessoa nos vários setores do interior da administração.
VEM DO BERÇO
A qualidade na produção legislativa, na administração pública e nas lideranças políticas sempre foi característica da gente dessa cidade. Vem de berço, fruto de uma formação étnica, cultural e histórica que deu origem ao povo da região.
É dos tempos das reduções jesuíticas do Pampa Riograndense, vindo através do gaucho que subiu Uruguai acima com a criação do gado, dentro dos limites da chamada Região Cisplatina.
O espírito nativista (de raízes) e adepto do fazer bem feito, observando e cultuando ideais de liberdade e de valores pétreos, é típico de um indivíduo especial, mistura do português, o espanhol e o índio, construído pelos padres jesuítas no Cone Sul.
Aí é que está a origem do povo mais autêntico de Lages, descendente de gente que participou da Revolução Farroupilha, proclamou a República Juliana e não foi capital política, mas já foi a capital econômica de Santa Catarina.
Terra que deu oito governadores – de Lauro Müller a Colombo – um presidente da República – Nereu Ramos – inúmeros políticos diferenciados e muitos lendários prefeitos. Por isso é conhecida como a “Universidade Política” de Santa Catarina.
Texto: Eron J Silva
ERON PORTAL
Fonte: Blog OLivete Salmória/Lages
Veja a postagem da colega:
Programa para contratação de pessoas em situação de rua e desempregados
Vereadora Katsumi Yamaguchi apresentou um requerimento sugerindo a criação de um programa para contratação de pessoas em situação de rua ou de desemprego há mais de 03 (três) anos pelas empresas vencedoras de licitação pública no Município de Lages.
Deixe Seu Comentários