TODOS OS CAMINHOS LEVAM QUEM ADORA FRIO AO SUL
Mas cuidado!
Além das surpresas do tempo, os caminhos também podem conter armadilhas.
Caso for confirmada ocorrência de neve, agora ou na semana que vem, ou uma super geada, revise o veículo e leve agasalhos de reserva; pode ter que ficar muito tempo parado em caso de gelo extremo.
POR ONDE IR
São três os principais caminhos para subir do Litoral para a Serra Catarinense; mas como é natural, em todos a subida requer muito cuidado.
A BR-282, Floripa – Lages, ainda não foi duplicada; são várias subidas e cheias de curvas.
Já neste final de semana aumentam os veículos por lá devido à Festa do Pinhão em Lages; pela manhã e à noite, dependendo da frente fria, a pista fica mais escorregadia.
A Serra do Rio do Rastro, Sul de SC para Bom Jardim e Lages: requer mais cuidados ainda: forma gelo na pista, vai aumentar o fluxo de veículos; a pista é estreita, são pelo menos 12 curvas seguidas, para ambos os lados, e quase sempre há neblina, chuva e forma cachoeiras que invadem o asfalto e com pedras.
A Serra do Corvo Branco, vai de Tubarão a Urubici e Lages: está interditada; mesmo que abra, requer muito cuidado; faltam 800m de pavimento asfáltico e têm caído rochas na pista.
DICAS
Reserve hospedagem bem antes;
Se não for bate-volta, deixe tudo em ordem, até para os pets;
Revise o carro;
Leve combustível de sobra no tanque;
Leve mala de roupa quente extra;
Em locais mais altos há sensação térmica de até -15ºC (ou mais) e chega a faltar ar; então cuidado com a saúde respiratória;
Nunca saia sozinho do hotel ou do local de eventuais paradas;
Proteja extremidades (pés e mãos);
Confirme se a reserva no hotel, pousada ou hospedagem alternativa está garantida;
Assim, sua aventura vai ser um sucesso!
Deixe Seu Comentários