Unidades Básicas de Saúde abriram neste sábado para o Dia D de Vacinação

Unidades Básicas de Saúde abriram neste sábado para o Dia D de Vacinação

Fotos: Toninho Vieira
As salas de vacinação permaneceram abertas durante todo o sábado. Pais e responsáveis podem completar o quadro de vacinas das crianças até o próximo dia 22.
Em Lages as 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abriram para receber crianças menores de 15 anos, inclusive no interior, para colocar em dia a caderneta de vacinações. O mesmo aconteceu em todo o Estado de Santa Catarina, no horário das 8 às 17 horas. Na UBS do bairro Santa Catarina, a movimentação não foi grande. Porém, alguns pais e responsáveis não perderam a oportunidade de levar seus filhos para serem vacinados. A campanha já teve início no último dia 11, e irá se estender até o dia 22. São ao todo 16 vacinas à disposição para o complemento da imunização de crianças e adolescentes.

 

As vacinas são indicadas contra sarampo, caxumba, varicela, rubéola, poliomielite, tétano, coqueluche, meningite C e HPV. A orientação é para que crianças e adolescentes menores de 15 anos devam comparecer aos Postos com a caderneta de vacinação. Em Santa Catarina, perto de 60 mil crianças devem receber as vacinas ainda este ano. O Estado recebeu em torno de 1,2 milhão de doses, e que foram distribuídas para as Gerências Regionais de Saúde e para os municípios aplicaram na Campanha de Vacinação.

 

Vacinas oferecidas durante a Campanha de Multivacinação e as faixas etárias:

 

  • BCG (formas graves de tuberculose) – menores de 5 anos;
  • Hepatite A – menores de 5 anos;
  • Penta (hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenzae B) – menores de 7 anos;
  • Hepatite B – crianças de até 30 dias de idade; crianças e adolescentes entre 7 anos e menores de 15 anos;
  • VIP (vacina inativada contra a poliomielite)– menores de 5 anos.