ABERTA FESTA NACIONAL DO PINHÃO – A cerimônia foi às 21h de hoje

ABERTA FESTA NACIONAL DO PINHÃO – A cerimônia foi às 21h de hoje

JÁ COMEÇOU O MAIOR EVENTO GASTRONÔMICO, CULTURAL E HISTÓRICO DO ESTADO.

O movimento nacional dos caminhoneiros não comprometeu em nada o andamento da programação, inclusive a deste final de semana que estava com alguns problemas. Tudo está confirmado.

A organização garante que foram tomadas todas as providências para a chegada de todos os artistas nacionais contratados. Foi  montada uma operação toda especial em apoio para trazer toda a estrutura dos shows e não há interrupção nas estradas para veículos de passeio em nenhum ponto próximo a Lages, especialmente entre nossa cidade e o Litoral.

Toda a estrutura do Parque Conta Dinheiro está funcionando e não houve desabastecimento de nada.

Está confirmada a presença de inúmeras autoridades, entre elas o Governador Eduardo Pinho Moreira, durante a semana. Na cerimônia de abertura o secretaria da ADR, João Albert Duarte representou o governador Eduardo Pinho Moreira.

Prestigiaram a abertura a deputada federal Carmem Zanotto, o deputado estatual Gabriel Ribeiro e vários prefeitos da região.

A Festa do Pinhão é considerada a segunda maior do Estado. Depois da October Fest, de Blumenau, é a maior mobilização de público.

Este ano foi incluído na programação o tradicionalismo. É uma espécie de retorno às raízes, com torneios de laço e muitas atividades campeiras. Esse foi o tema abordado por quase todos os oradores durante a cerimônia de abertura.

Um dos pontos que mais cai nos gostos dos visitantes é a Sapecada da Canção Nativa Regional e a Sapecada da  Canção Nativa Nacional. Esses eventos acontecem neste final de semana e na terço-feira.

Confira aqui no Portal, diariamente, a programação da Festa com destaque para os shows e os acontecimentos da tradição.

Este ano são mais de 40 shows nacionais, mais de 40 shows tradicionalistas e mais de 100 shows no Recanto do Pinhão, no Centro da cidade. Neste domingo vai ferver o Recanto: show da dupla Edson e Udson

HISTÓRIA DO EVENTO

A Festa do Pinhão nasceu de uma ideia da Primeira Dama Maria Lúcia Duarte, na administração do ex-prefeito Paulo Duarte. Ela organizou um evento em espaços cobertos do Parque Conta Dinheiro, visando angariar fundos para seu projeto Social, o Projeto AMO, que cuidava de menores de baixa renda e de rua.

Começou pequena com alguns artistas gaúchos, a música nativista e um torneio de laço. Foi inspirada nas festas juninas com barracas comercializando produtos típicos e divertimentos populares. Foi inspirada nas festas com base no pinhão, quentão, música tradicionalista e outros festejos juninos.

Esse foi o modelo do saudoso Araci Paim, que inicialmente era na rua Correia Pinto e depois em frente ao Besc, hoje Banco do Brasil.

O sucesso foi tanto que já no ano seguinte foram contratados diversos artistas da música do Sul e algumas atrações nacionais. Paralelamente eram realizados rodeios, em cancha especialmente montada do Parque. Estava inventada a Festa do Pinhão.

Depois disso, a festa só cresceu. Ganhou força na administração Raimundo Colombo e virou Festa Nacional do Pinhão. Na administração da Frente Popular, Coruja e Cosme, seu crescimento foi cada vez maior. Hoje é a segunda maior festa popular, gastronômica, cultural, tradicionalista e histórica do Estado.