RECÉM FILIADO AO PDT DE CIRO GOMES, Coruja é pré-candidato a governador/SC

RECÉM FILIADO AO PDT DE CIRO GOMES, Coruja é pré-candidato a governador/SC

FOTO: OLIVETE SALMÓRIA

POLÍTICA SE FAZ NO DIA A DIA: QUERO PARTICIPAR DESSE NOVO PROCESSO DE CRESCIMENTO DO PDT E DO CIRO

 

O pré-candidato do PDT ao Governo do Estado iniciou um roteiro de visitas pelo Estado nesta sexta (2). A primeira reunião organizada pelo deputado estadual Rodrigo Minotto foi em Lebon Régis, município administrado pelo prefeito Douglas Mello, também do PDT.

Na plateia, prefeitos, vereadores, vice-prefeitos e lideranças também de Timbó Grande, Calmon, Matos Costa e Caçador.

Neste sábado (3), o encontro regional foi em Videira, onde o deputado Minotto disse: “Começamos a levar ao conhecimento do catarinense a experiência que o Coruja adquiriu ao longo dos anos. Sua lisura e currículo mostram preparo para uma candidatura a Governador pelo PDT. Estamos muito motivados”.

Segundo Coruja, “O Minotto me tirou de casa e agora vamos para à luta. Eu tenho dito que quero participar desse processo de crescimento do PDT e estou à disposição. Política nós fizemos no dia a dia, e precisamos fortalecer a política de SC e do Brasil. E o PDT tem propostas muito sólidas como a questão da educação”.

CIRO PARA PRESIDENTE

Não menos entusiasmado, o prefeito anfitrião, Douglas Melo, foi incisivo: “É uma satisfação receber o Coruja no primeiro roteiro desta caminhada que estamos iniciando juntos. Acredito muito no seu projeto e potencial para transformar Santa Catarina, fortalecer o PDT e contribuir com a candidatura de Ciro Gomes à presidência da República”.

Fonte e foto: Blog Olivete Salmória

 

TRAJETÓRIA  do ex-deputado Fernando Coruja

O Deputado Fernando Coruja iniciou a carreira política nos anos 80. Médico Endocrinologista bem sucedido, figura popular entre a juventude, intelectuais e a população carente, iniciou as atividades na vida pública como filiado ao PFL.

Elegeu–se vereador mais votado e ainda durante o mandato foi para o PDT para ser candidato à sucessão de Raimundo Colombo. Formou uma dupla com o então vereador Cosme Polese.

Disputou a convenção do PDT e venceu por um voto. Dizem que o voto decisivo foi de Inácio Mancado, figura inteligente e popular, mas que vaiava e protestava até contra minuto de silêncio.

O candidato de Colombo era o então deputado Paulo Duarte, que havia feito uma das maiores administrações de Lages, recuperando os 43% de arrecadação que perdera com as emancipações de Correia Pinto e Otacílio Costa.

Fundação da Frente Liberal no gabinete de Paulo Duarte
Fundação da Frente Liberal no gabinete de Paulo Duarte

Ao longo dos seis anos de mandato Duarte fez uma jogada de mestre: ajudou a fundar Frente Liberal com Jorge Bornhausen. Bornhausen era Ministro da Educação conseguiu recursos para recolocar a Prefeitura nos trilhos e construiu nova rede física de ensino.

 

Eleito frouxo deputado federal folgado, Pulo veio para a eleição de prefeito com mais 60% de aceitação popular e rejeição quase zero.

CURUJA3

O fato novo que desequilibrou a eleição foi o rompimento do médico de Décio Ribeiro com o PFL e que passou para o PDT para apoiar Coruja e Cosme.

A chapa Coruja/Cosme chegou à corrida pela sucessão municipal com menos de um dígito nas pesquisas. Foi um crescimento fulminante. Venceu a eleição com pouco mais três mil votos.

Ao assumir a Prefeitura, Coruja formou a Frente Popular para a base na câmara. É que sua coligação não elegeu nenhum vereador. Inicialmente, a Frente contou com partidos como PDT, PMDB, PT e mais alguns nanicos.

CURUJA6

Na sua gestão, Coruja lançou um modelo de participação popular. Desenvolvendo um projeto de pavimentação econômica nos bairros. Criou o PAVI SOL, em parceria com a Comunidade. Com seu modelo de administrar, fez palestras Brasil afora devido ao Orçamento Participativo.

Fez Décio Ribeiro como sucessor, derrotando, desta vez, Raimundo Colombo, que também estava na frente nas pesquisas. Coruja se elegeu deputado federal, reelegeu-se e foi um dos 100 parlamentares mais influentes da Câmara.

4Durantes as administrações da frente popular, durante a festa do pinhão,

era feito o jantar da tainha.O Anfitrião era Sergio Grando, então prefeito de Floripa.

 CURUJA99

 

CURUJA10

Pensando na família, pois nem viu direito o filho Guilherme crescer, resolveu voltar para Lages e disputar a Prefeitura. Perdeu para Renato Nunes de Oliveira. Agora é deputado estadual pelo PMDB.

 

Na galeria de fotos, um pouco da história do deputado Coruja.

Veja mais sobre o Deputado Coruja:

http://www.fernandocoruja.com.br/blog/