MODELO AUTOCRATA DE GOVERNO ESBARRA SEMPRE NO ISOLAMENTO MUNDIAL E SUCUMBE SUA ECONOMIA – Na Venezuela, inflação deve chegar a 10 milhões% e Maduro esmaga opositores com a força

MODELO AUTOCRATA DE GOVERNO ESBARRA SEMPRE NO ISOLAMENTO MUNDIAL E SUCUMBE SUA ECONOMIA – Na Venezuela, inflação deve chegar a 10 milhões% e Maduro esmaga opositores com a força

LOGO, COM O DITADOR MADURO, DINHEIRO JÁ VALE MENOS QUE O PAPEL DELE. TEM VALOR SIMBÓLICO E PELO INUSITADO QUANDO USADO EM ARTESANATO.

 

SISTEMA DITATORIAL DEVE CONTINUAR AGONIZANTE NA VENEZUELA

O caos estabelecido pelo Chavismo na Venezuela é tão cruel que as pessoas já estão perdendo, em média, 10 kg/ano. O sistema de governo de lá é inspirado no socialismo. Porém, nos governos autoritários de direita geralmente ocorre o mesmo cenário.

Ano passado, o que engordou na Venezuela foi a inflação e a arrogância do ditador Nicolás Maduro. Prateleiras de supermercados vazias, inflação de 1.300.000% este ano e previsão de 10.000.000% para o ano que vem, são sintomas de que a situação está insustentável por lá.

1-000_yy5a9-5764041

Para se ter uma ideia, uma nota de 1.000 Bolívares Soberanos vale menos que o seu papel. Só vale alguma coisa quando as notas são transformadas em peças artesanais para comercialização nas esquinas. Uma bolsa tecida com notas de Bolívares vale alguma coisa pelo simbolismo e o inusitado.

cdd025599f885a392ae8d756de8ebf65875bd893

1-Dinheiro venezuela

É incrível! De um dos países mais ricos da América do Sul e um dos maiores produtores de petróleo, a Venezuela foi transformada pelo autoritarismo no mais pobre e inviável.

……..

É UMA QUESTÃO DE TEMPO. O SISTEMA OPRESSOR E ULTRAPASSADO DA VENEZUELA CAI. A COMUNIDADE INTERNACIONAL VAI TOMAR PROVIDÊNCIAS CONTRA ESSE ÚLTIMO RANÇO DE AUTORITARISMO NA AMÉRICA DO SUL.

Não se sabe como ainda há gente que acredita no socialismo. Geralmente são jovens afoitos, sonhadores e doutrinados que tem a pretensão de consertar o mundo através de mágicas. Ou são intelectuais que só vivem de frases feitas que não enchem barriga.

Esse pessoal não percebeu ainda que em todo lugar que o socialismo e o autoritarismo existiram só durou até esbarrar na sua ineficiência econômica ou até acabar o dinheiro alheio. É um sistema que não tem sustentabilidade alguma.

Esses projetos de poder de longo prazo assentados na filosofia socialista até duraram no passado. Mas também foi só até acabarem as gorduras do País advindas de sues recursos naturais ou acabar o que o governo foi se apropriando. O golpe de misericórdia neles foi dado pelo avanço tecnológico que já está chegando na revolução 4.0. O mundo virou uma aldeia global controlada por impulsos e por chips.

Todos esses projetos estão se abrigando e se curvar ao mercado livre, longe da inoperância estatal e da acomodação que o sistema cria. Parece que só falta alguns equivocados e a Venezuela enxergarem isso.

brasil