O MODELO AUTOCRATA TIPO O DO MADURO/VEN ESBARRA SEMPRE NO ISOLAMENTO MUNDIAL E SUCUMBE SUA ECONOMIA – Dinheiro deles tem algum valor para confecção de artesanato

O MODELO AUTOCRATA TIPO O DO MADURO/VEN ESBARRA SEMPRE NO ISOLAMENTO MUNDIAL E SUCUMBE SUA ECONOMIA – Dinheiro deles tem algum valor para confecção de artesanato

NA VENEZUELA O BOLÍVAR SOBERANO JÁ VALE MENOS QUE O PAPEL MOEDA QUE O REPRESENTA

 

Isolamento mundial

 

                     O sistema de governo ditatorial de Maduro deve continuar agonizante, mas opressor, na Venezuela. Um modelo autocrata e tirano desses esbarra sempre no isolamento mundial e daí faz sucumbir a economia. Na Venezuela a inflação deve chegar a mais de 10 milhões % e o ditador continua esmagando a oposição e a maioria do povo, usando a força, cooptada com salários e privilégios

 

Geralmente a estratégia dos autocratas para se garantir no poder é cooptando lideranças, setores, minorias, militares e criando guardas pessoais. A força está nos salários, privilégios e no paternalismo a apoiadores. Duram sempre eté acabar o dinheiro do país e das pessoas.

Aí o resultado é um desastre administrativo e décadas perdidas. No mundo globalizado atual, em que um país e sua economia dependem de investimentos privados, internos e externos, e do comércio entre as nações, não há mais lugar para ditadores.

Em pouco tempo este tipo de governo vira em inflação. Peca pela baixa produtividade e devido ao vício de certa parcela da população, adepta do paternalismo.

Em pouco tempo a economia é destruída pela inflação, devido à falta de credibilidade e de segurança jurídica para se investir.

Ditaduras tipo as da Venezuela e da Síria não são de esquerda nem progressistas; são autocratas que cooptam líderes, militares, as instituições jurídicas e parlamentares. Aí se perpetuam no poder com eleições fraudulentas.

Geralmente adoram voto impresso e a formação de guardas armadas de segurança, pagas com salários ou benefícios; além da formação de castas em pomposos cargos, privilégios, reunindo apoiadores e amigos do poder central.

 

~~~~~~~~~~~~~

 

POST ANTERIOR

O CASO DO GOVERNO DO DITADOR MADURO, ONDE O DINHEIRO JÁ VALE MENOS QUE O PAPEL DELE. TEM VALOR SIMBÓLICO E PELO INUSITADO QUANDO USADO EM ARTESANATO.

 

Postagem original: 27 jan. 2021, às 10:06; atualizada em 28 de mai. 2021, às 18:00

 

O caos estabelecido pelo Chavismo na Venezuela é tão cruel que as pessoas já estão perdendo, em média, 10 kg/ano. O sistema de governo de lá é inspirado no extremo radicalismo de direita. Porém, nos governos autoritários de direita geralmente ocorre o mesmo cenário dos governos socialistas, comunistas e os chamados de esquerda.

Ano passado, o que engordou na Venezuela foi a inflação e a arrogância do ditador Nicolás Maduro. Prateleiras de supermercados vazias, inflação de mais de 1.500.000% este ano e a previsão para o ano quem vem é de mais de 10.000.000%, são sintomas de que a situação está insustentável por lá.

1-000_yy5a9-5764041

Para se ter uma ideia, uma nota de 1.000 Bolívares Soberanos vale menos que o seu papel. Só vale alguma coisa quando as notas são transformadas em peças artesanais para comercialização nas esquinas. Uma bolsa tecida com notas de Bolívares vale alguma coisa pelo simbolismo e o inusitado.

cdd025599f885a392ae8d756de8ebf65875bd893

1-Dinheiro venezuela

É incrível! De um dos países mais ricos da América do Sul e um dos maiores produtores de petróleo, a Venezuela foi transformada pelo autoritarismo no mais pobre e inviável.

……..

É UMA QUESTÃO DE TEMPO. O SISTEMA OPRESSOR E ULTRAPASSADO DA VENEZUELA CAI. A COMUNIDADE INTERNACIONAL VAI TOMAR PROVIDÊNCIAS CONTRA ESSE ÚLTIMO RANÇO DE AUTORITARISMO NA AMÉRICA DO SUL.

Não se sabe como ainda há gente que acredita no socialismo. Geralmente são jovens afoitos, sonhadores e doutrinados que tem a pretensão de consertar o mundo através de mágicas. Ou são intelectuais que só vivem de frases feitas que não enchem barriga.

Esse pessoal não percebeu ainda que em todo lugar que o socialismo e o autoritarismo existiram só durou até esbarrar na sua ineficiência econômica ou até acabar o dinheiro alheio. É um sistema que não tem sustentabilidade alguma.

Esses projetos de poder de longo prazo assentados na filosofia socialista até duraram no passado. Mas também foi só até acabarem as gorduras do País advindas de sues recursos naturais ou acabar o que o governo foi se apropriando. O golpe de misericórdia neles foi dado pelo avanço tecnológico que já está chegando na revolução 4.0. O mundo virou uma aldeia global controlada por impulsos e por chips.

Todos esses projetos estão se abrigando e se curvar ao mercado livre, longe da inoperância estatal e da acomodação que o sistema cria. Parece que só falta alguns equivocados e a Venezuela enxergarem isso.

brasil