SEMINÁRIO DA DEFESA CIVIL VAI TREINAR EQUIPES DA SERRA CATARINENSE

SEMINÁRIO DA DEFESA CIVIL VAI TREINAR EQUIPES DA SERRA CATARINENSE

Mais de 60 pessoas entre prefeitos, vices, vereadores, secretarias municipais, técnicos da defesa civil, estudantes e voluntários confirmaram até esta quinta-feira, participação no II Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil: A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro. O evento no auditório do Órion Parque Tecnológico tem confirmação de palestrantes como o secretário de Estado da Defesa Civil Rodrigo Moratelli.

A programação do seminário inicia às 8 horas e prevê discutir sobre Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil; Importância da Estruturação da Política de Proteção e Defesa Civil Municipal; Gestão de Risco de Desastres e Gestão de Desastres. O presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, participará da abertura e falou de sua importância para a região.

“Acabamos de sair de um dos maiores desastres naturais da região provocado por enchentes e vimos o quanto é importante estar estruturados e orientados para enfrentar esses fenômenos. Este seminário vai preparar as equipes de defesa civil da região para dar respostas imediatas aos desastres naturais”, comenta Luiz Carlos Xavier.

O seminário tem como objetivo sensibilizar os gestores públicos e os profissionais da área de defesa civil, assistência social, saúde, educação, psicologia, direito e áreas afins sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos.

São esperadas também, a participação de técnicos de ONGs, representantes da área da saúde, educação, habitação, comunicação, infraestrutura e obras e funcionários públicos municipais, uma vez que a mobilização em caso de desastre natural envolve inúmeras áreas profissionais da sociedade.

Oficinas de Capacitação

Na segunda a terça-feira acontece uma capacitação técnica continuidade do Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil. A oficina no auditório da Amures e terá a coordenação de Luiz Falcão Maganin, que responde pela Defesa Civil Regional.

O foco será o Plano Municipal de Contingência, Planos Comunitários de Gestão de Risco e Planos Familiares de Emergências. Vários municípios confirmaram participação de equipe de defesa civil na oficina, pois tiveram dificuldades na elaboração dos planos para viabilizar recursos estaduais e federais para recuperação de danos.