SEMANA DA MULHER – Atividades especiais e referências a “elas” em todos os eventos e cerimônias oficiais.

SEMANA DA MULHER – Atividades especiais e referências a “elas” em todos os eventos e cerimônias oficiais.

VERDADEIRO MULHERÃO É A QUE AO MESMO TEMPO É CHEFE DE FAMÍLIA, TRABALHADORA, PROFISSIONAL LIBERAL OU EMPREENDEDORA.

WhatsApp Image 2018-03-08 at 08.07.27

capa

Nesta semana a cidade vem desenvolvendo uma série de atividades especiais que estão marcando o Dia Internacional da Mulher.

O diferencial deste ano foi que em todas as cerimônias oficiais e eventos não passou em branco a data. Sempre houve referência a “ELAS”.

1-WhatsApp Image 2019-03-06 at 16.10.05

O registro dessa data teve origem nos fatos cruéis ocorridos numa fábrica dos Estados Unidos, onde mulheres que faziam greve foram mortas carbonizadas.

Foi por reivindicarem melhores condições de trabalho e de salário que foram queimadas ainda vivas. Mais tarde, foi definido o dia 8 de março como o dia Mulher. Ocorreu no final do século 19 e início do 20. Numa conferência internacional socialista, em Copenhague/Dinamarca, a alemã Carla Zethin, liderou a luta que instituiu esse dia como o Dia Internacional da Mulher.

Acompanhando a tendência, em Lages/SC foi criada a Secretaria de Políticas para a Mulher e Assuntos Comunitários.

Função: atenção à mulher; cuidar da mulher; preocupar-se com a família; e apoiar esta que é um pilar familiar e muitas vezes é quem sustenta os filhos.

M1

 

ANEXO

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século 19 e início do 20 nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. No dia 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.