SECRETARIA DE POLÍTICA PARA MULHER E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS ENCAMINHA DOAÇÕES PARA FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS

SECRETARIA DE POLÍTICA PARA MULHER E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS ENCAMINHA DOAÇÕES PARA FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS

Nas duas últimas semanas, mais de duas mil pessoas, de 20 bairros já receberam os donativos

Em Lages, a sociedade civil, instituições públicas, particulares e entidades de classe criaram uma grande corrente do bem e arrecadaram donativos para auxiliar as famílias atingidas pelas chuvas no início do mês. O município também recebeu auxilio da Defesa Civil Estadual que enviou os chamados “kits humanitários” com alimentos não perecíveis e materiais de limpeza para atender emergencialmente as famílias atingidas. De acordo com o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Jean Felipe Silva de Souza, até o momento, 994 unidades habitacionais (o que corresponde a cerca de 3.880 pessoas), já receberam auxílio. “Conforme estamos recebendo, estamos fazendo a entrega imediata”, aponta Jean.

Milhares de roupas, calçados, cobertores, alimentos, colchões e materiais de limpeza foram levados para o ginásio Jones Minosso, onde com a ajuda de voluntários, foram organizados e separados para a distribuição.

Imediatamente iniciaram as distribuições e, por orientação do prefeito Antonio Ceron, as doações foram entregues através dos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e da União das Associações de Moradores. “São os presidentes das associações que conhecem as famílias e as necessidades dos bairros”, explica Marli Nacif, secretária de Política para Mulher e Assuntos Comunitários. Diz ainda que, “quem estava no abrigo, já saiu com roupas, cobertores, cesta básica e kit de limpeza”.

Nas duas últimas semanas, mais de duas mil pessoas, de 20 bairros atingidos pelas chuvas, já receberam doações, afirma Antonio Carlos Costa (Tita), presidente da União das Associações de Moradores. Segundo ele, além das famílias cadastradas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, todas as pessoas que foram atingidas pelas chuvas e que procuraram as associações também receberam doações. Segundo Tita, “todas as doações foram entregues mediante a assinatura de um recibo de quem recebeu”.

Diante do grande número de doações, sobretudo peças de roupas femininas, o que ainda não foi distribuído foi levado para o ginásio da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizada próximo ao ginásio Jones Minosso. A secretária aponta ainda, que municípios da região serrana que também foram atingidos pelas chuvas, entre eles, Bom Retiro, Otacílio Costa, Cerro Negro, Rio Rufino, Palmeira e São José do Cerrito, também receberam donativos arrecadados em Lages.

“Agradecemos imensamente por todas as doações. Buscamos fazer a distribuição da forma mais democrática e transparente possível, mas, infelizmente já recebemos algumas denúncias sobre pessoas que não fizeram bom uso ou venderam algumas doações. Lamentamos, mas não temos como controlar ou impedir isso, ainda mais nesse momento em que nossa prioridade é atender a todos”, lamenta Marli Nacif.

Foto: Marcelo Pakinha