REPORTAGEM DIDÁTICA E ESPETACULAR – A rampa imaginária de aproximação de um aeroporto. No de Correia Pinto/SC é perfeita.

REPORTAGEM DIDÁTICA E ESPETACULAR – A rampa imaginária de aproximação de um aeroporto. No de Correia Pinto/SC é perfeita.

FOTO INCRÍVEL QUE MOSTRA PORQUE UMA AERONAVE DESCE COM TETO ZERO NUM AEROPORTO.

 

Postagem original:21 fev, 2020, às 16:00

Não havendo obstáculos que possam ser encobertos pelas nuvens, um avião desce por instrumentos, com teto zero, em alguns aeroportos.

Após acompanharmos desde a primeira sondagem do solo para a construção do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto/SC, hoje em fase de conclusão, colhemos subsídios com técnicos o suficiente para mostrar porque alguns aeroportos fecham quando o tempo fica nublado. Exemplo abaixo.

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TUDO TEM A VER COM A RAMPA DE APROXIMAÇÃO

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EMBRAER 195, um dos mais modernos do Brasil que faz o voo Florianópolis - Campinas.
EMBRAER 195, um dos mais modernos do Brasil que faz o voo Florianópolis – Campinas. Esse é o modelo mais adequado para voos regionais.

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Veja na imagem abaixo.

A foto mostra porque a aterrissagens e decolagem no Aeroporto Regional do Planalto Serrano terão mais regularidade. O teto poderá ser muito reduzido que ainda assim as aeronaves poderão descer a rampa de aproximação com segurança.

Quando um avião chega a 18 km da cabeceira da pista de um aeródromo, os instrumentos podem traçar uma linha imaginária, mas conhecida por rampa de aproximação. Se não houver obstáculos físicos acima disso não haverá no que bater no meio das nuvens.

aerporto

Veja que não há morros acima do nível da pista.

 

Foi o que o Eron Portal aprendeu com saudoso Comandante Ricardo Sell Wagner. Fomos o primeiro veículo a acompanhar os estudos para localização do sítio onde foi executado o projeto desse aeroporto. Acompanhamos o comandante Wagner até a conclusão do projeto básico e do projeto executivo da pista. Foi desde o primeiro furo para coleta de material para análise do solo do sítio.

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Serra Catarinense é onde ocorre mais temporais e nevoeiros.

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O aeroporto atual de Lages pode servir muito bem como alternativa e para treinamento. Ao seu redor há inúmeros obstáculos físicos que exigem um teto mínimo de mais de 400 m.

Há muita gente que vem dando palpite e argumentando que há um aeroporto em Lages e estão construindo outro em Correia Pinto.

Técnicos com quem conversamos dizem que é pura coisa de ufanismo, pois no aeródromo atual nunca dá condições duradouras de voos regulares. Por isso que nunca vingam linhas aéreas na cidade. A demanda sempre vai morrendo por casa da irregularidade.

Aquele que anda de avião é gente ocupada que precisa ter garantia de chegada e de retorno. São provenientes do mundo dos negócios, do turismo ou dos eventos.

Quanto à distância da área urbana não é problema. Os aeroportos quase sempre estão situados numa distância padrão de até 15 a 20 km. É porque precisa de um sítio o mais aberto possível e isto ainda evita o adicional indesejável: barulho, queda de aeronaves sobre lugares habitados e facilidade de acesso para logística.

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A estrutura do Corpo de Bombeiros desse novo aeroporto já dá cursos para outros do Estado.



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