Saiba mais sobre Urupema – A cidade mais fria do Brasil

Saiba mais sobre Urupema – A cidade mais fria do Brasil

A cidade de Urupema adotou o pinheiro araucária como sua marca e o símbolo está lá, altaneiro, no seu Portal de entrada.

Nem poderia ser diferente, pois essa árvore tomou conta da paisagem. As matas já estão no 2º ciclo da araucária. Uma demonstração da incrível capacidade de regeneração da natureza.

Em 1980, quando aqui cheguei, a indústria da madeira já havia dizimado as araucárias centenárias. As leis ambientais se tornaram mais rigorosas e hoje o cenário é um pinhal só. Nasce pinheiro em Urupema como inço.

Certa vez o então gerente regional do SEBRAE em Lages, Paulo Rocha, disse ao prefeito da época, Áureo Souza, que a marca de Urupema tinha de ser o Pinheiro. Registrei a sugestão na coluna Eron J Silva do Correio Lageano. Ficou só no projeto a logomarca de Urupema com o pinheiro de ator principal.

De lá para cá periodicamente a gente tocava no assunto. Todos os colegas também. Hoje está lá o Portal de Urupema ancorado num pinheiro estilizado.

Urupema é uma cidade em torno de 3 mil habitantes. Porém, e a dobrar o número de pessoas no inverno, mais ainda quando dá geada e neve

A maior atração de inverno lá é uma cachoeira, na subida do Morro das torres, um dos pontos mais altos da Região da Serra Catarinense.

DE um lado fica cidade Urupema e do outro, a menos de 10 km, fica a cidade de Rio Rufino. É um divisor de águas onde ocorre o fenômeno da neve pelo menos duas vezes por ano.

No Morro das Torres chega a registrar até -15 graus de sensação térmica na hora em que está nevando. Esse é o lugar ideal para sediar um empreendimento de porte no turismo, tipo Costão do Santinho, em Florianópolis.