NOVA FRENTE FRIA TRAZ CHUVAS E TEMPORAIS A VÁRIAS REGIÕES

NOVA FRENTE FRIA TRAZ CHUVAS E TEMPORAIS A VÁRIAS REGIÕES

Foto: sjonline.

Frente fria se aproxima e causa temporais em SP, RJ, MG e ES; previsão do tempo para as capitais e alguns estados.

Chuva também é prevista para o Sul, Centro-Oeste e Norte do país.

 

MUDANÇAS

Apenas alguns dias de tempo aberto, sol e já volta o frio e chuva. A partir desta quinta (18) se aproxima uma frente fria com temporais e possíveis alagamentos, raios e rajadas de até 70 km/h – Climatempo/g1.

Em São Paulo já nesta quinta e sexta (19), chance de chuva em todas as regiões do estado, incluindo a grande São Paulo. A capital terá a máxima caindo de 28ºC para 22ºC, durante os dois dias.

Estado do Rio: chuva mais forte a partir da sexta, entrando no o sábado (20). Rio, capital, a máxima passa de 36ºC para 26ºC, entre a quinta e sexta-feira.

Minas: sexta, temporais no Sul, Triângulo e Oeste do estado; sábado, com instabilidade, podendo atingir o Centro-leste de Minas, incluindo Belo Horizonte, avançando para a parte Norte no domingo (21);

Espírito Santo: a frente avança a todo o estado no final de semana.

Sul: SC, chuvas em diversos pontos, desde quarta (17) e frio na Serra; Rio Grande do Sul: chuva e frio desde ontem, 17 e nevoeiros em Caxias e Serra.

~~~~

Posts anteriores.

Frente fria que se aproxima e umidade da Amazônia mudam o tempo; chuva, frio e temporais podem ocorrer no sul e centro sul

 

MUDANÇAS NO TEMPO A PARTIR DE HOJE (23)

Devido a uma nova frente fria que está chegando ao RS, haverá queda de temperatura, chuvas e rajadas nos 3 estados sulinos e no  centro-sul do país; dura até este domingo (24).

Mas não está descartada a formação de outras nuvens de poeira em São Paulo, Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás e Minas Gerais neste sábado (23).

 

Frio chega ainda hoje (23) ao Sul do País

 

Segundo a meteorologia o tempo segue instável no centro-sul do Brasil pelos próximos dias. É devido à chegada de uma frente fria, ao mesmo tempo da umidade da Amazônia, que já estavam previsas desde o começo da semana.

Com isso, haverá nova queda nas temperaturas e provocam mais chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Mesmo com essas modificações, uma outra nuvem de poeira pode se formar em determinados locais do País.

A previsão é de que as chuvas começam hoje, sábado (23), no Sul, a começar pelos estados do Rio Grande do Sul, depois Santa Catarina e Paraná.

Nesse estados podem ocorrer temporais, raios, granizo e rajadas de vento. Mas, de domingo (24) para segunda o sol volta à região.

 

 

POST ANTERIOR

 

PREVISTA CHUVA ATÉ PARA INTERIOR DO NORDESTE NO FIM DE SEMANA

 

Geada de outubro; vem rápido calor, mas está confirmado mais chuva e frio a partir sábado (23), entrando no domingo: fenômenos da semana.

 

Resumão do tempo

 

As chuvas e o frio dos últimos dias foram devido a uma frente fria vinda do Sul pelo mar e uma frente de instabilidade vinda do Paraguai, causando queda nas temperaturas no Sul, Sudeste e no Sul da Bahia nesta terça-feira (19).

Esse frio inesperado também trouxe temporais a parte do Brasil, inclusive pegando algumas pessoas desprevenidas, pois esperavam dias de sol e calor, o que é o mais normal nesta época do ano.

É que a primavera é uma estação de transição, caracterizada pelo aumento progressivo das temperaturas. Só que não significa inexistência de frio.

Segundo a meteorologia, “Frio e chuva não são características do mês de outubro, quando as médias de temperatura já sobem bastante nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mas, eventualmente, a presença de alguma massa de ar de origem polar pode trazer o frio. Apesar de incomum, pode acontecer”. Isso é o que explica o meteorologista César Soares, da Climatempo.

Conforme as análises climáticas de Soares, “as temperaturas devem aumentar gradualmente no decorrer da semana no Sul e no Sudeste do país; e a expectativa é que a frente fria se despeça na sexta-feira (22)”.

NOVA FRENTE

Ainda segundo Soares, o tempo quente será breve, já que “uma nova frente fria deve avançar pela costa brasileira a partir do domingo. A previsão é de chuva e queda de temperatura outra vez”, diz Soares.

NORDESTE

Uma boa notícia é que de hoje para amanha o Nordeste vai receber muita chuva, inclusive no interior (de quarta, dia 20 para quinta, dia 21

COM GEADAS DE OUTUBRO

Cidades  catarinenses registram baixas temperaturas

Amanheceu muito frio na Serra Catarinense e até deu geada mais forte num vale de São Joaquim. Amanheceu com geada e temperaturas baixas nesta quarta-feira (20) em várias cidades.

Em Bom Jardim da Serra, por volta das 5h, fez 2,6ºC, segundo a Epagri/Ciram, que monitora o tempo.

Mas em São Joaquim foi a mais baixa temperatura: às 6h, a temperatura mínima foi de 3,42ºC. E a geada mais forte foi na localidade do Vale do “Caminhos da Neve” com registro de forte geada pela manhã.

 

 

ANTERIOR

 

ESPORTE

DIFICILMENTE O ATLÉTICO MINEIRO PERDE O TÍTULO DO BRASILEIRÃO, SÉRIE “A”

 

Opinião

Um time que é tido como superior (disparado), técnica e financeiramente, do que a maioria de dentro da Série “A”, o Flamengo já perdeu duas oportunidades de se aproximar do Atlético Mineiro.

Uma vez foi quando o Galo perdeu para o Bragantino. A outra vez foi neste domingo (17) quando o CAM perdeu para o Atlético GO e o Fla empatou (o a o) com o Cuiabá.

Se realmente o time do Flamengo for tudo isso que falam, então, com todo respeito ao brioso Cuiabá, não poderia ter dado empate no Maracanã.

Já começamos a desconfiar que existe muita ilusão e propaganda em torno do time Rubro-Negro.

Se for tudo o quem dizem, então um único jogador seu quase vale o orçamento do Cuiabá.

Agora já é pouco provável que seja possível alguém passar o CAM.

 

CRISE HÍDRICA

Com últimas chuvas, lagos de usinas do Sul se recuperando.

 

ft 1

 

POST ANTERIOR

PREVISTA MUITA CHUVA ATÉ DIA 18

 

MAS ATUALMENTE,

ÁGUA POTÁVEL NO SUDESTE EM PRINCIPAIS RESERVATÓRIOS AINDA ESTÁ NO LIMITE MÍNIMO.

 

EM SP, CANTAREIRA POR EXEMPLO, SEGUE COM NÍVEL PREOCUPANTE. QUASE 10 MILHÕES BEBEM ÁGUA DESSE MANANCIAL. 

Técnicos alertam: chuvas precisam ser em volumem bem mais que o normal. Até aqui só estabilizaram o nível dos reservatórios, tanto de hidrelétricas como de água consumo.

“Se não chover mais que o norma já, próximos meses podem ser de escassez hídrica em São Paulo e Sudeste como um todo”, alertam os técnicos. Mas nos próximos dias, já pode começar a melhorar.

 

BOA NOTÍCIA!

Forte instabilidade e frente fria do mar trazem chuva do Paraguai.

Apesar de virem junto com alguns temporais, chovas podem aumentar no Sudeste e Centro Oeste. Lá é dramática a vida de animais, lagos, rios e matas!

 

Segundo a Climatempo, uma forte instabilidade, que se originou no Paraguai, avançou para o Sul do Brasil e pelo Mato Grosso do Sul.

Vem trazendo nuvens muito carregadas para diversas regiões do país.

Segundo a Climatempo, esse fenômeno, somado com a chegada de uma nova frente fria pela costa brasileira deverá ocasionar muita chuva e temporais em vários estados e o tempo chuvoso deve se manter até segunda-feira (18).

As temperaturas mínimas indicam leve frio em algumas áreas.

Fonte: noticias.uol.com.br

 

 

ESPORTE

ACONTECEU! SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DÁ ESPETÁCULO!

Não apenas pelo placar de 4 a 1, frente ao Uruguai. Masa principalmente pelo jogo: um espetáculo futebolístico.

Um clássico mundial em que a seleção jogou com autoridade e entregou resultado em campo. Ainda por cima com torcida na Arena Manaus.

Foram colocados à venda 11 mil ingressos; 3 mil foram para convidados, sorteados aos torcedores como estímulo à vacinação.

SELEÇÃO SAIU DA ARENA MANAUS QUASE CLASSIFICADA PARA A COPA: COM MAIS UMA VITÓRIA JÁ PODERÁ IR COMPRANDO PASSAGENS E RESERVANDO ESPAÇO PARA A CONCENTRAÇÃO NO QATAR.

 

POR QUESTÃO DE LOGÍSTICA O TIME JÁ FICOU EM MANAUS PARA O JOGO COM O URUGUAI, NESTA QUINTA.

NA COLÔMBIA, FOI UM DOS PIORES JOGOS DESTAS ELIMINATÓRIAS:

Há quem diga que lá enfrenou sérias dificuldades.

O calor de Barranquilla, um adversário aguerrido e a maioria de nossos ídolos estão cansados do calendário e de tanto contar dinheiro na Europa…

É QUE MESMO DIANTE DE TANTOS OBSTÁCULOS, A SELEÇÃO JÁ ESTÁ VIRTUALMENTE  CLASSIFICADA.

Só pense na ruindade do resto do futebol Sul Americano!

Há jogos dessas eliminatórias, entre os vizinhos, que, devido ao tédio, dão sono….

Contra o Uruguai, nossa “máquina” saiu de campo (Arena Manaus) quase matematicamente classificada para a Copa do Qatar e deu show…

NO DOMINGO FOI

COLÔMBIA 0, BRASIL 0.

 

 

PANDEMIA: em 13 de outubro

Conforme estudo divulgado na Inglaterra, a taxa de transmissão no Brasil (do coronavírus) caiu de 104% para 0,6%. Isso quer dizer que cada pessoa infectada transmite o vírus para outras 60.

Atualização das 20 horas do dia 13 de outubro com dados do consórcio de veículos da imprensa/e G1

RESUMO

Mortes diárias: 201

Média de mortes em 7 dias: 318

Casos confirmados em 24 horas: 8.494

Média de casos em 7 dias: 11.318

Total de mortes: 601.643

 

 

BOAS CHUVAS A TODOS!

NOS TRÊS ESTADOS DO SUL AS CHUVAS JÁ DÃO RESULTADO

As águas que caíram nos últimos 8 dias já fizeram bem ao Sudeste, que é considerado a caixa d’água do Brasil. Depois de terça (12) vem mais chuva.

 

243592599_4530268853704246_7517889185729951675_n

Foto: Almirante Soares Filho, morador de Lages;

Esse aí é o Viaduto 13 , em Vespasiano Corrêa/RS, sobre um riacho que logo deságua no Rio Guaporé.

 

Em Santa Catarina, os rios, que estavam secos, já começam a juntar água. Veja na foto acima de Almirante Soares Jr que mora em Lages.

 

download (11)

Foto: Ag Brasil

No Paraná, o Rio Iguaçu, que vai de Leste a Oeste, triplicou as águas das Cataratas, em Foz do Iguaçu.

 

WhatsApp Image 2020-11-02 at 16.26.43

Arroz, em SC e RS, agradece as chuva

No Rio Grande do Sul, os Pampas do arroz e o gado, o Norte dos grãos e o fumo, e a Serra dos parreirais, apesar de algum vento e granizo, a gauchada já vibra com as chuvas…

 

MAIS BOAS NOTÍCIAS

Pandemia já está sendo controlada!

Chegamos a mais de 100 milhões de vacinados com duas doses: mais de 46% da população alvo.

 

AGORA UM COMPARATIVO

 

Comparando a evolução da VACINAÇÃO no Brasil à mundial, veremos que estamos em 59º lugar no ranking proporcional.

Essa classificação leva em conta o número de doses aplicadas em relação à população.

Já chegamos a 113 doses aplicadas a cada 100 habitantes.

Mas em números relativos, estamos perdendo a países como Cuba (190), Uruguai (181), Chile (170), El Salvador (119), Panamá (119), Equador (116) e Argentina (115).

Evolução das mortes

Segundo o Consórcio de Veículos da Imprensa, a primeira morte oficial por Covid-19, aqui no Brasil, foi a de uma mulher de 57 anos, em São Paulo, no dia 12 de março de 2020.

Desde aquela data até hoje, o total já chegou a um número correspondente ao de uma cidade como Cuiabá, isto é, como se toda a população de uma das capitais de estados, ou total de um dos estados do Norte do Brasil desaparecesse.

SOMOS O SEGUNDO

Os dados oficiais revelam que apenas um país teve mais mortes do que o Brasil, até aqui: os Estados Unidos; recentemente esse país superou os 700 mil óbitos pela doença.

É bom lembrar que os EUA têm uma população 55% maior que a do Brasil e contam com mecanismos muito mais eficientes de notificação.

Especialistas alertam que os números reais de casos e mortes no Brasil podem ser maiores, tendo em visa a “falta de testagem em larga escala e da persistente subnotificação”.

Lembram ainda que em junho, quando o Brasil superou a marca de 500 mil mortes oficialmente notificadas, os estudos indicavam que o Brasil provavelmente já contasse mais de 600 mil óbitos por Covid-19.

O cenário melhorou, segundo os especialistas, pelo avanço da vacinação.

Alertam, no entanto, que o risco ainda existe: ainda somos o 3º na maior média diária de novas mortes no mundo; só atrás de EUA e Rússia.

OS 5 PRIMEIROS EM ÓBITOS

1 – EUA: 705 mil mortes

2 – BR: 601 mil mortes

3 – Índia: 419 mil mortes

4 – México: 279 mil mortes

5 – Russia: 207 mil mortes

VEJA O QUE A MÍDIA JÁ ESTÁ DIZENDO

Em setembro, mais da metade dos municípios brasileiros não registraram mortes por Covid-19. É o maior índice desde maio de 2020.

 

 

MAS, TODO CUIDADO É POUCO!

COM AGLOMERAÇÕES VAMOS PAGAR A CONTA DA DEMAGOGIA E DESCIDOS DA POPULAÇÃO COM MAIS MORTES

 

A pandemia está controlada, mas o perigo é aglomerar desnecessariamente na ânsia por um normal muito cedo.

 

Já há muito político por aí ansioso em fazer média e “aparecer” para as arquibancadas com decisões simpáticas, mas que daqui um pouco poderemos arcar com um custo altíssimo.

 

QUEREM IR COM MUITA SEDE AO POTE…

Alguns administradores já falam até em liberar o uso da máscara em locais abertos sem aglomerações.

Especialistas discordam e entendem que ainda não é hora de afrouxar a proteção porque ainda não se chegou a um índice ideal de imunização.

É bom lembrar que só estamos com pouco mais de 40% da população-alvo totalmente imunizada. Até dezembro, quando começam as festas, o verão, as férias e daí o carnaval, ainda estaremos com menos de 70% da população mais vulnerável imunizada.

Já começaram a fazer bobagens no futebol, um esporte de massa onde há muito compartilhamento de emoções entre as pessoas. Ninguém consegue manter distanciamento entre os torcedores, porque é da natureza da torcida se misturar.

Carnaval de rua livre já: maior absurdo

 

download (10)

 

Nas festas de Natal, Ano Novo e nas férias de verão é a mesma coisa, pensando nas aglomerações. Imagina só o absurdo que será liberar o carnaval de rua. Em salões, clubes e bailões já será contaminação na certa… Além disso o carnaval atrai gente do mundo inteiro, até portadores de variantes do vírus…

Por que o perigo?

Todos sabemos que os eventos acima: futebol, festas de fim de ano, férias e carnaval provocam aglomerações monumentais. Sem falar nos locais de concentração de pessoas, como nas ruas e nos transportes. Haverá amontoados de gente respirando quase que boca-a-boca…

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse bem: “É ingenuidade querer distanciamento na folia do carnaval”

E é mesmo… Então não faça besteira!

 

CHUVAS NO SUL E SUDESTE PODEM MARCAR INÍCIO DO ALÍVIO NA CRISE  HÍDRICA

 

O começo das chuvas de outubro/primavera, já presentes com bons índices no Sul e no Sudeste, pode representar um alívio no sufoco dos rios e evitar consequente ameaça de apagão e torneira seca.

 

Temor já era de falta d’água potável e sede nas periferias.

No Sul já houve boas chuvas e ainda está prevista muita água para o fim de semana e até frio a partir da terça (5).

No Sudeste Já choveu forte em São Paulo, Rio, Minas e Goiás.

 

 

VITÓRIA DRAMÁTICA NA FINAL DO MUNDIAL DE FUTSAL DA FIFA:

PORTUGAL 2, ARGENTINA 1.

Final com requinte de drama: bola na trave do novo campeão no último segundo!…

Menos mal, assim o pai (Portugal) vingou surra sofrida pelo filho (o Brasil).

 

Ainda bem…

Quem aguentaria a crônica argentina pegando pesado com a gente!

Certamente o “Olé”  diria: – surramos pai e filho!…

 

 

Brasil deverá ter sua “Capital do Frio”

Senador dá entrada a projeto criando a ‘Capital Nacional do Frio’: Urupema/SC

 

O senador Esperidião Amin (PP) é o autor do projeto que concede a Urupema, em SC, o título de “Capital Nacional do Frio”, que já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e vai à sanção presidencial.

 

urupema12_

 

A cidade de Urupema está localizada na Serra Catarinense e sua altitude média é de 1.425 metros, a mais alta do estado. Mas, no Morro das Torres, vasta região de morros, a altitude chega a 1.750m acima do nível do mar.

Por isso é considerada uma das cidades mais frias do País, com temperatura média anual de 14ºC. Lá são registradas as principais temperaturas negativas do Brasil todo inverno.

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da NSC-TV, “pra se ter certeza de qual a cidade mais fria do Brasil, precisa-se de um histórico climatológico com dados coletados nos últimos 30 a 50 anos, para que não se caia em períodos de anomalia de curto prazo”.

SETEMBRO: MENOR NÚMERO DE MORTES DO ANO POR COVID-19

 

Segundo o consórcio de veículos da imprensa o mês de setembro chegou ao fim como o de menor número de mortes por Covid em 2021 no Brasil: foram 16.275 vítimas.

Até aqui o País contabilizou 596.800 óbitos e 21.425.777 casos de coronavírus desde o início da pandemia, cujos números tem base nas informações das secretarias de Saúde.

O mês de abril deste ano foi o mais letal, pois registrou 82.401 vítimas, ou seja: 5 vezes mais que este mês.

 

 

NÃO HAVERÁ HORÁRIO DE VERÃO

Foi descartada volta do horário de verão; para Governo Federal, “não é necessário à economia”

Hoje (quinta-feira,30) o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou a volta do horário de verão. Esse horário foi extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.

Devido à crise hídrica, este ano o governo vinha sofrendo pressões de setores da economia para retomar o horário de verão.

A justificativa era sua necessidade, tanto para aliviar a pressão sobre os reservatórios das hidrelétricas durante a crise hídrica, como para melhorar as vendas no comércio com uma hora de sol a mais durante o dia.

ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DA COID-19

Alguns serviços já começam a ser desativados.

WhatsApp Image 2021-09-10 at 20.32.23

BAIXA DEMANDA LEVA À REDUÇÃO DE SERVIÇOS NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19

            Um fato novo, quase de norte da sul do País, é a redução do atendimento a pacientes de Covid-19. Em alguns estados, a persistir a queda na demanda, até já se pensa na desativação de serviços como o de triagem.

VEJA UM EXEMPLO:

CRICIÚMA/SC COMEÇA A REDUZIR HORÁRIO DE ATENDIMENTO

E já pensa em interromper serviço no Centro de Triagem

O Centro de Triagem Coronavírus, localizado na região central da cidade, deixa de ser 24h nesta quarta (22) e passa a atender das 7h às 19h. A alteração de horário é devido à baixa procura de pacientes suspeitos de Covid-19 e que ficou bem evidente depois do início da vacinação contra a doença.

“Atendíamos cerca de 200 pessoas por dia e mais de 60 no período noturno. Atualmente são aproximadamente 50 pessoas de dia e não passa muito de dez durante a noite”, informa a coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Helena Cardoso.

Ainda de acordo com a coordenadora, a alteração de horário, em princípio, será feita por um mês para verificar a procura, e depois o atendimento será revisto. “Nestes 30 dias vamos analisar a demanda e, caso continue baixando, o atendimento no CT deve ser interrompido”, enfatizou Sandra, acrescentando que a estrutura deverá ficar em stand by e ser remontada, caso haja necessidade.

OUTROS ATENDIMENTOS DA COVID-19 

O secretário Acélio Casagrande lembra que existem outros locais que também prestam atendimento ao público sobre Covid-19. “Além do CT nós temos o atendimento online, atendimento pelo Telecovid e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão preparadas para encaminhamentos. Em cada região de saúde temos uma unidade referência e nossos profissionais estão prontos para atender bem todos que procurarem”, destacou o secretário, acrescentando que “a vacinação também prossegue e as pessoas devem ficar atentas à aplicação da segunda dose para concluir o ciclo vacinal”.

 

INFORMAÇÕES SOBRE VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com mais de 14 anos: quarta-feira (22) tem horário estendido no Salão Paroquial da Santa Bárbara, até às 20h.

Podem se vacinar adolescentes de acima de 14 anos, e adolescentes de 12 a 13 anos com comorbidades (é necessário documentos que comprovem a comorbidade).

A vacinação dos adolescentes está condicionada a autorização dos pais e/ou responsáveis legais

Pessoas acima de 18 anos que ainda não se vacinaram contra a Covid-19.

Dose de reforço para:

IMUNOSSUPRIMIDOS (listagem completa disponível no Minha Vacina)
IDOSOS com 80 anos e acima que completaram o esquema vacinal, há pelo menos seis meses

Calendário de vacinação da 2ª dose desta quarta-feira (22):

Coronavac quem tomou a 1ª dose até 01 de Setembro
Astrazeneca quem tomou a 1ª dose até 02 de Julho
Pfizer quem tomou a 1ª dose até 09 de Julho

Informação:

Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Criciúma

 

 

SC ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA RODOVIAS FEDERAIS

 

Governador Moisés segue com seu projeto arrojado na reta final de sua gestão: mais R$ 465 milhões nas BRs

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, acabam de assinar um acordo de cooperação técnica que garante uma parceria para a recuperação de rodovias federais.

unnamed-4

Foto: Blog Olivete Salmória

 

O Estado está autorizado a investir R$ 465 milhões nas obras de ampliação da capacidade e revitalização das BRs 470, 280, 163 e 285.

O “Comandante Moisés”, como é mais conhecido o chefe do executivo catarinense, falou da importância dos investimentos como forma de alavancar o desenvolvimento econômico das diversas regiões catarinenses.

Para ele, no caso específico da BR-470, significa a duplicação imediata dessa rodovia e “que impactará em uma população de mais de um milhão de pessoas do Vale do Itajaí”, frisou.

 

POST ANTERIOR

ECONOMIA: RESPONSÁVEL POR MAIORIA DOS EMPREGOS, SERVIÇOS COMEÇAM A REAGIR

 

NOTÍCIA ANIMADORA FOI A MELHORA NOS SERVIÇOS: 1,7% EM JULHO

 

Técnicos calculam que o setor de serviços responde por até dois terços dos empregos e por forte impacto no PIB.

No mês de julho foi o começo da reação, tendo em vista os efeitos da pandemia: 1,7% de crescimento.

Para agosto é esperada a sequência da recuperação.

 

NÚMEROS DA ECONOMIA EM JULHO

Veja o PIB do 1º semestre de 2021: crescimento foi 6,4% em relação a igual período de 2020. Em termos de comparação, houve desempenho positivo para a Agropecuária (3,3%), a Indústria (10,0%) e os Serviços (4,7%), em seis meses.

Divulgação em 1º de setembro de 2021 (IBGE).

 

 

VOLTA AOS ESTÁDIOS

 

Alguns comentaristas esportivos discordam radicalmente da volta do público aos estádios já.

Entendem que não é hora, pois a pandemia ainda está aí, a vacina total ainda não chegou nem a 30% da população, a variante Delta anda por aí, é difícil cumprir protocolos em estádios e o espote de massa estimula aglomerações fora do jogos.

Por exemplo, em bares, transportes e em reuniões no fundo de quintal.

Nesta quarta, o jogo Flamengo e Grêmio, pela Copa do Brasil, deverá ter mais de 24 mil torcedores no Maracanã.

 

SAÚDE:

“O Estado ideal que Precisamos”

WhatsApp Image 2021-09-10 at 20.32.23

 

CRICIÚMA/SC JÁ RECEBEU O ‘PRÊMIO SAÚDE BRASIL’, CATEGORIA EXCELÊNCIA

 

AGORA JÁ PODE SER CITADA COMO ‘REFERÊNCIA TAMBÉM NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA’

Sob orientação do visionário prefeito Clésio Salvaro, um peso-pesado em gestão pública e com sólida vivência na Saúde, Acélio Casagrande, está revolucionando a estrutura da Saúde local e mais recentemente fazendo a diferença também ao enfrentar a pandemia Coronavírus.

Durante a pandemia, depois de dar conta com desenvoltura ao atendimento e o socorro à população local, porventura atingida pelo vírus, foi uma das cidades a receberem pacientes contaminados por Covid-19 e em estado grave; um dos casos foi o socorro a Chapecó.

Criciúma foi uma das cidades-pólo que também viveu níveis gravíssimos, na contaminação, na ocupação de unidades e de UTIs, mas também foi a que registou números relativamente baixos, em perdas de vidas humanas.

Agora, desde o começo da campanha de imunização, mais uma vez pesaram a organização e a experiência do comando, tanto do prefeito Salvaro como do secretário Acélio.

 

O PAÍS IDEAL PARA ACÉLIO CASAGRANDE

 

“Eu quero é um país com menos inflação, com mais saúde para todos, com qualidade de vida, e onde o aposentado e o trabalhador tenha plenas condições de sustentar sua família. Onde as brigas políticas sejam para ter mais escolas, mais saúde e mais segurança. Briga política sem objetivos não faz sentido, pois não contribuem em nada para que essas coisas melhorarem”, diz ele.

 

MAS QUEM É ACÉLIO CASAGRANDE?

Ele nasceu em 1º de dezembro de 1961 em Criciúma, bairro Sangão. Graduou-se em Administração de Empresas, Gestão de Recursos Humanos e fez Pós-Graduação em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Antes de ingressar na vida pública, trabalhou por 12 anos na iniciativa privada.

Desde 1993 que é agente público, exercendo cargos de gestão e mandatos eletivos.

Iniciou como chefe de Gabinete do ex-prefeitos Eduardo Pinho Moreira, foi secretário municipal da Fazenda, secretário municipal da Saúde, em 2001 Vereador mais votado, depois secretário do Desenvolvimento Regional, deputado federa (2007 -2011), secretário da Articulação Nacional do Governo de SC, secretário-adjunto de Estado da Saúde e em janeiro de 2018 assumiu como Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina. Atualmente é Secretário Municipal da Saúde a convite do prefeito Clásio Salvaro.

 

ALGUNS DOS AVANÇOS QUE TEM SUAS DIGITAIS

Como secretário municipal de Saúde de Criciúma já colocou a Saúde da cidade entre as cinco melhores do País, na categoria ‘Excelência’, o que lhe rendeu a homenagem com o ‘Prêmio Saúde Brasil’.

Implantou o Programa Disque-Ambulância 24 horas (que inspirou o hoje Samu), instalou a UTI Neonatal do Hospital Santa Catarina e inaugurou o primeiro Acelerador Linear do Hospital São José.

Seu projeto mais ambicioso é criar na estrutura de Saúde em Criciúma um centro tratamento curativo de alta complexidade. Na Saúde preventiva, no atendimento básico e de média complexidade a cidade já é modelo em Santa Catarina.

Sem citar melhorias que já havia conseguido quando e esteve nos outros cargos como gestor.

 

~~~~~~~~~~

 

POLÍTICA:

Governador de SC faz peregrinação lançando editais e prometendo recursos a municípios.

 

ACELERANDO PROGRAMAÇÃO DE OBRAS

 

O governador de SC, Carlos Moisés da Silva, pouco investiu em novas ações e obras nos primeiros 3 anos de governo. As que pegou iniciadas ou no final, andaram a passo lento.

Até ele teve uma boa justificativa: a pandemia. Mas, é provável que outros objetivos também existam: capitalizar a paternidade das obras que recebeu andando e angariar mais dividendos políticos no ano eleitoral com o caixa recheado.

Durante todo seu mandato, guardou energias e os recursos arrecadados que sobraram, possivelmente pensando na reta final de sua gestão.

Desde junho último que tem feito uma peregrinação pelo interior do Estado fazendo convênios, laçando editais de obras e fazendo promessas de recursos.

O Litoral e a Serra Catarinense foram as regiões mais beneficiadas com investimentos em rodovias.

Também iniciou uma ação visando a recuperação e melhoria das rodovias federais, em parceria com o Governo Federal, parlamentares e até com a iniciativa privada através das entidades.

 

CPI DO SENADO

PODE VIR CONDUÇÃO COERCITIVA

Comissão pede que Justiça intime lobista a depor ‘com uso da força policial necessária’

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), pediu na Justiça a intimação do lobista Marconny Albernaz de Faria para depor à comissão.

No pedido apresentado pela Advocacia do Senado, a data prevista para o depoimento é 15 de setembro, quarta-feira. Caso o convocado não compareça, Aziz pede “a imediata condução coercitiva com o uso da força policial necessária”.

Fonte: Agência Senado

Tendo em vista o feriadão de 7 de setembro, a CPI só terá trabalhos internos durante esta semana. Os trabalhos deliberativos e depoimentos só começa a partir do próximo dia 13 de setembro.

Agora o depoimento mais aguardado é o do lobista Marconny Albenaz de Faria, no dia 15.

 

COBERTURAS ANTERIORES

Foto: Ag. Senado/12.leg.br

0

 

NOVOS REQUERIMENTOS APROVADOS

Prisão coercitiva 

Ao saber que não teria o depoimento de Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria nesta quinta (2), a CPI aprovou requerimentos da “prisão coercitiva” do convocado e mais o pedido de apreensão de seu passaporte por 30 dias.

O convocado é apontado como intermediador da Precisa Medicamentos para a venda de vacinas Covaxin ao Ministério da Saúde.

DEPOIMENTO DA QUINTA(02)

Nesta quinta-feira (26), a CPI da Pandemia ouviu o depoimento do ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco Araújo Filho.

Ele é investigado pela Operação Falso Negativo, da Polícia Federal, que apura fraudes envolvendo a compra de testes rápidos para detectar o coronavírus.

Além disso, os senadores apontam o envolvimento do ex-secretário do DF com a empresa Precisa Medicamentos, intermediária da vacina indiana Covaxin junto ao Ministério da Saúde.

Francisco Araújo Filho foi questionado pelos senadores sobre um suposto superfaturamento na compra de testes para a covid-19. Araújo negou o crime e assegurou que os insumos tinham certificação na Anvisa.

O ex-secretário chegou a ser preso, em agosto de 2020, pela Operação Falso Negativo, da Polícia Civil, que investiga irregularidades em gastos dos recursos destinados ao combate à pandemia.

Notícia correlata

Na linha de oitivas sobra a atuação dos estados na pandemia, já foi realizado um depoimento (fonte: Ag Senado).

 Em depoimento à CPI da Pandemia no dia 15 de junho, o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo afirmou que a falta de oxigênio só durou dois dias no estado. Senadores amazoneses reagiram. O ex-secretário também informou à comissão as ações de enfrentamento promovidas pela sua gestão.

Fonte: Agência Senado

 

COBERTURA ANTERIOR

 

MOTOBOY IVANILDO GONÇALVES RESOLVE FALAR E CONFIRMA SAQUES EM ESPÉCIE E DEPÓSITOS

Não quis entregar celular e CPI quebra sigilos.

O depoente havia sido liberado para não comparecer para depor, mas seu depoimento ocorreu hoje (1/9), em substituição ao que estava previsto. Ele depôs na condição de testemunha.

 

MOTOBOY CONFIRMA QUE  FINANCEIRO DA EMPRESA MANDAVA SACAR ATÉ MAIS DE R$ 400 MIL NA BOCA DO CAIXA

Em seu depoimento no dia de hoje (01/9), o ex-funcionário da VTCLog, Ivanildo Gonçalves, passou a ser considerado uma testemunha-chave pela CPI da Covid Isto foi a partir da identificação no relatório do Coaf – Conselho de Controle de Atividades Financeiras – movimentação atípica da empresa, chegando a o valor de R$ 117 milhões nos últimos dois anos.

Conforme teria sido constatado pelos dados, relatórios, câmeras de segurança bancária e horários dessa movimentação, o motoboy teria sido responsável pela movimentação de cerca de R$ 4,7 milhões, ou seja, quase 5% do montante apurado pelo Coaf.

Durante seu depoimento ele disse que chegou a sacar até um valor de “uns R$ 400 mil”. Foi em resposta ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM).

O depoente, muitas vezes, respondia que não se lembrava de números em meio a tantos valores. “Lembro de uma vez que eu saquei o valor de R$ 400 e poucos mil. Na boca do caixa”, disse ele.

Tamanho volume de dinheiro causou até surpresa em Omar, que chegou a perguntar se não se preocupava com o perigo ao carregar tanto dinheiro. O presidente chegou até a observar que geralmente é preciso fazer pedido 24 ou 48 horas antes e que não devem entregar assim, na boca do caixa.

O relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), perguntou sobre a frequência em que ocorriam os saques: “De vez em quando, quando surgia serviço, ia lá e fazia. Quase todo dia eu estava pagando boleto, estava sacando dinheiro para pagar”, disse o motoboy. Além dos saques ele confirmou idas ao Ministério da Saúde.

A certa altura, o presidente Omar Aziz pediu o celular do depoente por alguns momentos. Mas, sob orientação de seu advogado, não quis entregá-lo.

Foi aí que os senadores decidiram aprovar a quebra de sigilos de Ivanildo Gonçalves; também vão questionar hospital sobre tantos atestados médicos concedidos a convocados e convidados pela CPI.

~~~~~~~~~

 

DEFESA HAVIA PEDIDO CANCELAMENTO DE OITIVA DE MOTOOY

 

 



Politica de Privacidade!