QUE O DIA DO TRABALHO NÃO SEJA APENAS MAIS UM FERIADO – É dia de cobrar melhorias, mas também de repaginar nossa vida profissional.

QUE O DIA DO TRABALHO NÃO SEJA APENAS MAIS UM FERIADO – É dia de cobrar melhorias, mas também de repaginar nossa vida profissional.

E SERÁ QUE ESTAMOS VESTINDO A CAMISA DO PROJETO QUE PARTICIPAMOS? O COMPROMETIMENTO É QUE GARANTE A EMPREGABILIDADE.

A empresa onde trabalhamos só vai continuar crescendo se nos tornamos um torcedor dela como do nosso time de futebol.

No mundo de hoje ninguém mais está garantido no posto de trabalho. Além do esmero nas funções, precisamos estar sempre agregando valor a nossa capacidade profissional.

Em 1850, cada um apertava um parafuso durante até 17h. Era um suplício! Hoje, um comanda a máquina que aperta parafusos por 10 companheiros daquele tempo.

revolução indudrial

O filme Tempos Modernos, com Charlie Chaplin, retrata a neura dos tempos da transição entre o trabalho manual e o uso da máquina.

charlie chaplin

ONDE NASCEU A COMEMORAÇÃO

O Dia do Trabalho teve origem na cidade de Chicago (EUA), quando milhares de operários, organizados pela Federação Americana do Trabalho, organizaram um grande paralisação. A greve teve inicio no dia 1º de maio de 1886, sendo que nesse mesmo dia foi iniciada uma greve geral que paralisou os Estados Unidos.

As condições de trabalho a que os trabalhadores eram sujeitados eram desumanas, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde também estouravam greves constantemente. A jornada de trabalho era de treze horas (no mínimo) chegando a até 17 horas. A reivindicação dos trabalhadores em Chicago era a diminuição da jornada de trabalho para 8 horas.

No dia 3 de maio, terceiro dia de paralisação, trabalhadores e policiais entraram em confronto, que acabou com um saldo de 50 feridos, centenas de prisões e 6 mortes. No dia seguinte, outro confronto aconteceu, resultando em mais feridos, presos e mortos. Os acontecimentos daquele início de maio receberam o nome de Revolta de Haymarket. Os líderes do movimento foram presos e responsabilizados pelas mortes. Alguns foram condenados a forca, outros a prisão perpétua.

Em junho de 1889, a Segunda Internacional (organização sindical), realizada em Paris, decidiu instituir o Dia Mundial do Trabalho, como forma de homenagear os trabalhadores mortos na Revolta de Haymarket, e para que todos os anos, nesse dia, os trabalhadores pudessem fazer suas reivindicações, como a redução da jornada de trabalho para 8 horas.

Muitos países em todos os continentes celebram o dia 1º de maio como Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional do Trabalhador ou Dia de Maio. Em países onde o dia 1º de maio não é feriado oficial, demonstrações são organizadas nesse dia em defesa dos trabalhadores.

COMEMORAÇÕES EM OUTROS DIAS

Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes de 1º de maio:

  • Nova Zelândia celebra o Dia do Trabalho na quarta segunda-feira de outubro, em homenagem à luta dos trabalhadores locais que levou à adoção da jornada diária de 8 horas diárias antes da greve geral que resultou no massacre nos Estados Unidos.
  • Na Austrália o Dia do Trabalho varia de acordo com a região.
  • Estados Unidos e Canadá celebram o Dia do Trabalho na primeira segunda-feira de setembro. Alega-se que esta escolha nos Estados Unidos foi feita para evitar associar a festa do trabalho com o movimento socialista, então com alguma relevância no país.
  • FONTE: GOOGLE.