Do verbo ucraniano pyssaty, que significa escrever, Pêssanka ou Pysanka é um ovo colorido à mão e tem origem na arte milenar dos ucranianos de presentear divindades. Em Santa Catarina está presente através dos descendentes dos imigrantes ucranianos. Os lageanos terão a oportunidade de aprender um pouco desta arte do leste europeu e também fomentar a integração social.
Para o superintendente da FCL, Giba Ronconi, a agenda do Estação Cultural para 2018 é extensa e inclui Lages no roteiro de teatro, música e artes plásticas. “A parceria da FCC com a Fundação Cultural de Lages traz grandes ações para a nossa cidade. Sempre que houver projetos que contemplem toda a nossa cultura iremos incluir a comunidade”, comenta.
A oficina em Lages será nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Auditório Mario Augusto de Sousa, na Fundação Cultural de Lages (FCL) e será ministrada por Vilson José Kotviski, de Porto União. As inscrições já foram finalizadas e agora há uma lista de espera caso haja desistências. Para mais informações, basta ligar para a Fundação Cultural no número 3224-7425.
Deixe Seu Comentários