Programa Qualifica Mais Lages Município reconhece dedicação de instrutores com entrega do Troféu Voluntários do Bem

Programa Qualifica Mais Lages Município reconhece dedicação de instrutores com entrega do Troféu Voluntários do Bem

Um gesto de respeito por aqueles que dividiram seu tempo e suas habilidades em favor da empregabilidade

Fazer o bem sem olhar a quem. A afirmação serve aos 21 instrutores voluntários do Programa Qualifica Mais Lages, iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo com apoio da Secretaria da Assistência Social e Habitação, com a missão de capacitar mão de obra gratuitamente à população. E em valorização e agradecimento à contribuição, o prefeito Antonio Ceron concedeu o Troféu e Certificado Voluntários do Bem a cada um. Os troféus foram patrocinados pela empresa Zanoello.

Foram premiados a Pneus Fox, ZA Espelhamentos, Kamilla Galvani, Seomara Aparecida Souza Polleza, Mara Gorete Xavier, Sest/Senat, Sebrae, CDL, Rotary Club Catedral, Fundação Nereu Ramos (Hélio Furlan), Cerest (Emerson Luiz da Silva), ZA Espelhamentos, Sabrina Souza, Santíssimo Bigode, Salão Rogério, Salão Leozemar, Carbon Car Estética Automotiva, Laís Bertoldo, Jaime Lameu (presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo, Hospitalidade e de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Lages e Região – Sintratuhl/laboral) e Madeireira Vargas.

Em 2017 foram certificadas 288 pessoas em 21 cursos, entre os quais garçom, designer de sobrancelhas, barbeiro, cabeleireiro, depiladora, assistente de salão de beleza, borracheiro, marketing pessoal, currículo e preparação para entrevista, boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, segurança e saúde no trabalho, saúde mental no trabalho, operador de empilhadeira e motorista de cargas perigosas. Todos os participantes estavam desempregados e eram cadastrados no Banco do Emprego. Em torno de 30% conquistaram uma vaga no mercado, em virtude do treinamento, ou optaram por abrir o próprio negócio.

A cerimônia foi acompanhada pelo vice-prefeito Juliano Polese, pelo secretário de Administração e Fazenda, Antonio Cesar Arruda e pelo gerente do Programa Empreender Lages, Amauri Bacci.

Disseminar o que se sabe

Todos os capacitadores ofereceram seu tempo, conhecimento e habilidades em favor da elevação da formação e dos potenciais de habilidade de pessoas que buscam o primeiro emprego, a reinserção no mercado de trabalho ou se reinventar através do desafio em uma nova profissão. “Precisamos melhorar o movimento econômico de Lages, 12º lugar no Estado. O município tem um potencial extraordinário. Empresários atestam, por unanimidade, a qualidade da mão de obra daqui, porém nos faltam oportunidades. E para fomentar as boas ações lançamos o Bem Mais Simples, para abertura de empresas em cinco dias, e assinamos com o Sebrae o convênio do Lages Cidade Empreendedora, para nós nos qualificarmos e correspondermos à comunidade com melhor qualidade no serviço”, explica Ceron. Para acelerar o processo de ascensão de Lages, está em discussão a implantação do Plano de Desenvolvimento do Município.

Já o vice-prefeito, Juliano Polese, lembrou a eficiência do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEP). “Significa trabalhar desde cedo, na base, com conceitos de empreendedorismo ainda no ensino fundamental. Fomentar e proporcionar igualdade de oportunidades, melhorando o futuro da sociedade.”

O gerente do Qualifica Mais Lages, Marcelo Lima, defende que, “o resultado dos cursos foi excelente. Esta foi a primeira edição, uma forma de presentear estas pessoas e vê-las ainda mais contentes por repassar seus conhecimentos e contribuir para que tenhamos mais pessoas aptas a ocupar as vagas de trabalho. Por exemplo, alguns alunos estão atuando como assistentes de cabeleireiro, contratados por professores, além da estética automotiva que admitiu um aluno com 56 anos.” E ainda complementa: “O Brasil está vindo de um momento bem complicado de desemprego. Em Lages estamos plantando uma semente, pois há pessoas que se qualificaram pelo Programa e vão embora para tentar chances lá fora. É o caso de garçons que se preparam aqui e seguem para o litoral agora para a alta temporada e oferecem seus serviços em bares, restaurantes, lanchonetes.”

Talentos respeitados

“É a primeira vez que recebo um troféu em 25 anos ministrando cursos de garçom. Já formamos muitas pessoas, algumas que inclusive foram trabalhar no Rio de Janeiro. Deste Qualifica Mais, 90% estão empregados”, comemora Jaime Lameu. A manicure Seomara diz que a maioria das 150 pessoas que se formaram pelo Qualifica até hoje através de seus conhecimentos, está empregada ou é dona do próprio negócio.

O dirigente do Sest/Senat, Renato Macedo, lembra ser o Qualifica Mais uma providência válida no aspecto do momento difícil pelo qual passa a economia. “E qualificar a mão de obra é essencial para que a economia se reposicione de uma forma mais fácil e mais rápida. O Sest/Senat contribui por intermédio de treinamentos principalmente voltados ao setor do transporte e estamos com o Projeto Escola de Motoristas para transporte de cargas perigosas, cargas gerais e transporte coletivo de passageiros. O empresário precisa de mão de obra capacitada e o Qualifica Mais vai ao encontro da nossa proposta.”

Zulmar Arruda, proprietário da ZA Espelhamentos, mantém a empresa há seis anos, no bairro Passo Fundo. O empreendedor foi instrutor do curso automotivo no mês passado, para nove alunos, com duração de 16 horas/aula. “Em Lages há mais de 106 mil veículos e o Sol nasce para todo mundo, por isso temos de aproveitar as oportunidades e passar adiante o que sabemos.” Zulmar montou a estrutura do trabalho em casa e por enquanto trabalha sozinho. Começou como um hobby e recentemente pediu demissão depois de 23 anos como protético, para se dedicar ao gosto por carros. “As pessoas têm de fazer o que gostam. Se não tiver satisfeito nem é bom começar. Gostei muito de ser instrutor e os alunos se mostraram interessados. Era uma experiência inédita para mim.”

Em 2018

O próximo ano deve começar com o pé direito para o Qualifica Mais. Na totalidade deverão ser formados 370 profissionais. Estão confirmados os cursos de cargas perigosas (iniciará no dia 15 de janeiro), cargas indivisíveis, transporte escolar e motorista de ônibus, cada um com 74 horas/aula. Inscrições devem ser feitas no Banco do Emprego (rua Sebastião Furtado, 81, Centro) ou na sede do Sest/Senat, na rua Campos Sales, Coral. Dúvidas: 3224-0600. Para a matrícula é preciso apresentar carteira de motorista categoria “D” ou “E” e comprovante de residência.

Uma parceria com a Zanoello Troféus e Medalhas está em fase de consolidação, em que serão oportunizadas 20 vagas de qualificação de mão de obra. “Os alunos de destaque com melhor desempenho serão contratados pela empresa. A parceria com a Pneus Fox continuará, com o curso de borracheiro e geometria de pneus”, justifica Marcelo Lima. O curso de auxiliar de posto de combustível (frentista), com 15 vagas, também já está acertado para o próximo ano, além do de camareira, barbeiro, designer de sobrancelhas, borracheiro e manicure e pedicure.

Fotos: Carlos Alberto Becker

 



Politica de Privacidade!