PREFEITURA É PARCEIRA DA UNIFACVEST EM AÇÃO CIDADÃ NO BAIRRO CENTENÁRIO

PREFEITURA É PARCEIRA DA UNIFACVEST EM AÇÃO CIDADÃ NO BAIRRO CENTENÁRIO

Fotos: Daniel Costa

Na manhã deste sábado (24), no bairro Centenário, em paralelo com entidades e Administração Municipal, o Centro Universitário Unifacvest promoveu mais uma edição da “Ação Cidadã”. Segundo o professor e pró-reitor de pesquisa e extensão, Renato Rodrigues, o intuito do evento é proporcionar para comunidade local acesso aos diversos serviços, que inclusive, já são ofertados de forma gratuita na instituição de ensino.

De acordo com o reitor, Geovani Broering, este evento se tornou um marco da Unifacvest, pois existe há 19 anos. “Ao menos duas vezes por ano, funcionários, alunos e professores se mobilizaram para atender as necessidades básicas da população”. Destaca, ainda, que os principais serviços prestados são voltados para área da saúde (humana e animal) e assessoria jurídica.

Simultaneamente, sobre coordenação do engenheiro agrônomo da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Giovanni Tomazelli, foi criada uma horta comunitária, composta por couve, cebolinha e alface. “As mudas foram doadas pela Secretaria de Agricultura e Pesca e o propósito é despertar nos moradores locais vínculo de amor, carinho e zelo pela horta, assim poderão usufruir frequentemente dos alimentos”, frisa Tomazelli.

Já o secretário Euclides Mecabô, ressalta que sempre que for preciso e possível, estará disposto para atuar juntamente com entidades, em busca do objetivo de fazer Lages uma cidade bem melhor para se viver. “A prefeitura trabalha permanente, não tem dia e nem horário”, afirma Mecabô.

Por sua vez, a Secretaria de Administração e Fazenda, representada através do Balcão do Cidadão, participou da ação e oportunizou auxílio na produção de currículos e fornecimento de documentos, como, certidões de nascimento (até mesmo para pessoas de outros municípios), RG e CPF. Conforme a Diretora do Balcão Cidadão, Adriana Dolberth, algumas pessoas possuem dificuldade de deslocamento até a sede e esta ação concede fácil acesso ao serviço proposto.

Serviços prestados

Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, devidamente supervisionados pela professora-coordenadora, Vanessa Kaneko, viabilizaram serviços de orientações sobre  posse responsável e avaliação clínica para vacinação antirrábica dos animais. “A raiva é uma zoonose e pode ser facilmente transmitida para os seres humanos. Nos casos dos animais que foram diagnosticados doentes e impossibilitados para serem vacinados, os moradores realizaram cadastro no local e na próxima semana, serão atendidos na clínica da Unifacvest”, explica Kaneko.

Segundo a estudante Edinéia Mengatto, da 10ª fase do curso, o evento é importante porque proporciona ao público informações sobre procedimentos adequados em relação à saúde dos animais e favorece aqueles que não possuem condições financeiras.

Também estiveram na ação os acadêmicos do curso de Fisioterapia e Odontologia. O coordenador do curso de Fisioterapia, Marcos Boscatto, destaca que os atendimentos são feitos na Clínica/Escola e Fisioterapia da Unifacvest (colégio), com os serviços de ortopedia, traumatologia, neurologia e cardiologia. “Para ser atendido, basta apresentar o encaminhamento do Sistema Único de Saude (SUS)”, enfatiza Boscatto. Conjuntamente, os profissionais do Instituto Mix atenderam o público com a realização de pinturas nas crianças e cortes de cabelo. E por fim, estiveram presentes os cursos de Educação Física e Arquitetura.