Prefeito vai à reeleição

Prefeito vai à reeleição

A sexta, 05, foi o último dia para os paridos realizar suas convenções. Em São José do Cerrito o prefeito Arno Marian (PSD) e seu vice, Moacir Ortiz (PMDB) foram à reeleição. A convenção, reunindo cinco partidos, foi no Centro de Eventos, às 17h. O deputado Gabriel Ribeiro prestigiou a homologação que foi por aclamação. Lideranças dizem que foi grande a disputa na chapa de vereadores.

F2

Oposição tem chapa pura

O PSDB, apoiado por mais três partidos, foi em busca da Prefeitura de São José do Cerrito. O candidato da cabeça da chapa é Leonardo Heizen (PSDB) e seu vice é o ex-prefeito Everaldo Ransoni (PSDB). A convenção foi no Sítio Pinheiro onde também foi homologada a chapa de vereadores. O ex-prefeito Zé Maria atoou nos bastidores do evento.

Três Chapas

A Prefeitura de Capão Alto será disputada por três chapas: o atual prefeito, Luz Freitas, foi à reeleição em chapa pura, com Edilceu João da Silva Santos de vice; Fernando Melo (PSD) saiu com Rita Silvânia (PSD) de vice. Tito Freitas (PP) e Zezo Pires (PMDB), que já divulgamos na edição passada, já estão na rua desde a semana passada.

PSDB e PMDB juntos

Com a desistência do prefeito Elizeu Mattos, deu o esperado: o PMDB indicou o Vereador Hampel para vice de Roberto Amaral (PSDB). Salvo mudança devido às atas em aberto, essa coligação será a maior desta eleição: 11 partidos (PSDB/PMDB/PT/PPS/PTB/PTC/PTdoB/DEM/PEN/PRB/PSDC). Após a aclamação, RRA disse que não é candidato a prefeito por vaidade, mas para trabalhar pela cidade e buscar o desenvolvimento econômico e social. Alertou que não teme pedrinhas na empada e avisou: tenham cuidado com os baixinhos.

 

Coligação reeditada

O PSD reeditou a coligação com o PP e Antônio Ceron encabeça a chapa com o vereador Juliano Polese (PP) de vice. A coligação conta reúne 10 partidos: (PSD/PP/PSC/PTN/PRT/PCdoB/SOLID/PROS/PSB/PV). Ceron já vinha em pré-campanha desde maio para ouvir sugestões e definir prioridades para seu Plano de Governo. Essa candidatura era vontade expressa do governador Raimundo Colombo. Na convenção foi lembrado o “trabalho árduo” para definir a chapa de candidatos a vereador devido a muitas opções com densidade eleitoral.

 

Terceira Via

Considerada por analistas da política locais como a Terceira Via, a chapa encabeçada por Március Machado (PR) foi a primeira a ser homologada. Já havia fechado com o PDT no começo de julho. A vaga de vice ficou com a empresária do Agronegócio, Andréia Strasser, que vinha trabalhado como pré-candidata a prefeita pelo PDT.

 

Fato I

A orientação da cúpula para que o Coronel Chrisóstomo retirasse a candidatura e fosse com sua equipe de candidatos a vereador apoiar o PSDB foi um dos fatos estranhos nas convenções. Durante a reunião, na Câmara de Vereadores, o Coronel, visivelmente emocionado, disse que baixou o espírito do soldado acatou as ordens.

 

Fato II

Outro fato que também pode ter efeito na eleição foi a decisão de última hora do PTB para somar à coligação PSDB – PMDB. Tudo estava encaminhado para fechar com a coligação do PSD, mas a resposta do outro lado só chegou por volta das 22 horas, quando tudo já estava consumado e o PTB já integrando os 11 partidos da coligação da situação.