Foto: sc.gov.com.
Uma das maravilhas da natureza em SC está recuperada
A estrada estava interditada por conta de vários deslizamentos e ameaça de queda de rocha.
Há alguns dias esse fechamento foi flexibilizado, pelo menos para o trânsito local com as obras de contenção dos deslizamentos, limpeza e reconstrução do leito.
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, através da Construtora Fraga, fez esses trabalhos, reconstruiu o leito e atá construiu uma laje suspensa (imitação de ponte).
Nesta quinta-feira (18) foi feita a liberação total, inicialmente das 17 às 9h da manhã do dia seguinte; as obras continuarão durante o dia.
Veja a seguir o anúncio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, publicada no Blog Olivete Salmoria, em Lages:
Serra será reaberta na próxima quinta-feira
A SC-370, trecho da Serra do Corvo Branco, entre o Sul de Santa Catarina e a Serra, será reaberta a partir da próxima quinta-feira, 18.
A rodovia será liberada nos dois sentidos diariamente, sempre entre as 17h e às 9h da manhã do dia seguinte. Das 9h às 17h, segue a execução da obra emergencial em andamento.
“Em maio tivemos que tomar essa difícil, mas infelizmente necessária medida de segurança, de fechar a Serra do Corvo Branco. Não podíamos colocar vidas em risco. O trabalho não parou desde então e continua até a conclusão total da obra”, destaca o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.
A obra emergencial ainda segue por pelo menos mais algumas semanas. Mas com os trabalhos realizados até o momento já é possível trafegar no trecho.
O serviço é executado em três frentes: drenagem (para escoar a água das chuvas e desviar da estrada), contenção de encostas e recuperação de pista.
“Como essa rodovia não contava com drenagem, a água corria sobre a pista, morro abaixo, com velocidade e acabava levando encostas, barranco e, em maio, levou parte da estrada”, explica o secretário adjunto da pasta, engenheiro civil Alexandre Martins.
Paralelamente à obra emergencial, continua a de pavimentação. Neste momento, equipes realizam a pavimentação da via, pelos trevos planos (tanto de Grão-Para quanto de Urubici.
Fonte: Blog Olivete Salmoria/Lages.
COBERTURA ANTERIOR
OBRAS PARA REABERTURA DA SERRA DO CORVO BRANCO ESTÃO NO FINAL
A SC-370 é de Grão-Pará a Urubici, na Serra Catarinense
Fotos e fonte: Blog Olivete Salmoria/Lages
Agora o tráfego deve ser liberado na totalidade em poucos dias.
A RECUPERAÇÃO
Na semana passada acompanhamos a liberação parcial.
GOVERNO LIBERA TRÁFEGO NA SERRA DO CORVO BRANCO/SC
Nos trabalhos, equipes se revezaram em turnos até em fins-de-semana
A flexibilização do tráfego ocorreu às 18 horas desta terça (12)
Também foi liberada a Serra do Rio do Rastro, onde havia caído uma barreira e muitas rochas, interrompendo o trânsito temporariamente.
Já na Serra do Corvo Branco ( SC-370) uma Construtora está realizando a obra de recuperação de efeitos de cheias e na contenção de super rocha que ameaçava o tráfego de veículos e de pessoas.
VEJA MAIS
Nos último dias a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade realizou uma operação a todo vapor e possibilitou a reabertura da serra.
A INSPEÇÃO
Foi assim: Interditada desde o dia 4 de maio, em virtude das últimas cheias, deslizamentos de rochas e perda de pista, a rodovia SC-370, na serra do Corvo Branco, entre Grão-Pará, no Sul, e Urubici, na Serra Catarinense, teve o tráfego flexibilizado nesta terça-feira.
Durante uma vistoria que fez nesta sexta-feira (8), o adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, engenheiro Alexandre Martins, afirmou que os trabalhos de recuperação seguem acelerados.
Equipes, com mais de 50 homens cada, se revesam em turnos, inclusive em feriados e fins-de-semana, para a liberação do trecho de 800 m, ainda sem pavimento asfáltico.
Além dos estragos pelas cheias, um grande volume de rochas ameaçava cair em veículos ou pessoas ao passassem no local.
O adjunto observou ainda que “a palavra que define a obra é ‘segurança’ e o trabalho é altamente técnico e difícil e que precisa ser bem feito”, acrescentando que ‘todos queremos a serra aberta, mas a vontade não pode estar acima da segurança”.
Integraram a equipe de inspeção, técnicos da secretaria, integrantes da Construtora Fraga, contratada para realizar os trabalhos, e o deputado estadual (MDB-São Ludgero) Volnei Weber, que está na luta pela reabertura da serra do Corvo Branco o quanto antes, tendo em vista a alta demanda turística no inverno.
Cobertura anterior
Desde o dia 4 de maio que está interditada uma das mais belas serras de SC, a do Corvo Branco.
A medida foi providencial, pois enorme rocha ameaça cair em veículos e pedestres
Há plantão policial no início do trecho com risco.
Foto: Blog Olivete Salmoria-Lages e sc.gov.br
A estrada da Serra do Corvo Branco, rodovia SC-370, na Serra Catarinense, entre Gão Pará e Urubici, já está há mais de 20 dias totalmente interditada.
É uma decisão acertada, pois a situação é grave.
Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura, ainda não tem prazo para a reabertura. Uma empreiteira deve detonar uma grande rocha que ameaça veículos e até pedestres.
MAIS CEDO
RISCO DE NOVO DESLIZAMENTO DE ROCHA
Por medida de segurança, acertadamente, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e corporações militares interditaram a Serra do Corvo Branco, perto de Urubici/SC.
Veja decisão do Governo:
Blog Olivete Salmoria/Lages – “A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade informa que, por questões de segurança, continua expressamente proibida a passagem de qualquer tipo de veículo e até mesmo de pedestres na Serra do Corvo Branco (SC-370), do corte da Serra até Grão Pará. O bloqueio passou a ser monitorado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
“Fechar a Serra do Corvo Branco não era o que nós gostaríamos. Mas é o que é necessário fazer para a segurança das pessoas. Estamos diante de uma situação bastante crítica e que precisa de uma intervenção técnica. A questão nunca foi apenas a limpeza da via, há risco de quedas de rochas, que foi o que aconteceu no último domingo e pode voltar a ocorrer a qualquer momento. Além disso, tivemos perdas de pista e, com as chuvas, podem ocorrer outras”, destaca o titular da pasta, tenente-coronel Thiago Vieira.
A decisão foi tomada após geólogos da Defesa Civil especialistas em desastres, equipes coordenadas pela SIE e representantes do Exército Brasileiro avaliaram a situação no local. O secretário adjunto da SIE, engenheiro Civil Alexandre Martins, explicou que os moradores que protestaram na área, recentemente, jogaram material rochoso, barro e até mesmo guard-rails nas encostas. Com isso, houve sérios danos à vegetação, que naturalmente exerce a função de conter as encostas.
“São mais de duas toneladas de rochas que foram deixadas na via justamente para proteger a pista do material que ainda está por cair. Estamos trabalhando para mitigar os riscos agora”, avalia Martins.
Novas ações
Juntamente com o Batalhão do Exército de Lages, a SIE avalia a possibilidade de uma detonação da rocha que está em risco. Paralelamente, a empresa contratada trabalha no desmonte a frio da rocha no ponto onde houve perda de pista. O objetivo é abrir caminho para um novo traçado com segurança.
ANTERIORMENTE
DESLIZAMENTO DE ROCHAS INTERROMPE A RODOVIA DA SERRA DO CORVO BRANCO
COM PRESSA DA LIBERAÇÃO E ATÉ COMO MANIFESTAÇÃO, A POPULAÇÃO FEZ UM MUTIRÃO PARA TENTAR AJUDAR NA REABERTURA DE MAIS BELA SERRA DE SC
Governo do Estado iniciou uma da mais difíceis operações: a reabertura da estrada da serra do Corvo Branco, a mais bela expressão da natureza na Serra Catarinense.
Durante a primeira onda de chuva e frio, houve deslizamento e caiu um trecho no ponto mais ingrime da subida dessa estrada, trecho entre Grão Pará e Urubici.
Deu no bem informado Blog Olivete Salmoria/Lages:
“Comunidade põe mão na massa para liberar a serra do Corvo Branco.
A comunidade de Urubici se uniu para liberar o trecho da Serra do Corvo Branco que estava obstruído com a queda de barreira. Outro grupo debaixo da serra, de Aiurê, subiu para também ajudar na tarefa, visto que muitos moradores precisam utilizar aquele caminho semanalmente.
“A Serra está abandonada e o trabalho feito na semana passada foi mal feito, para dizer o mínimo. O Estado quer muito projeto, muita coisa, mas não faz nada prático”, reclama o comerciante Vilto Miguel da Silva.
“O que queremos é maior celeridade do Estado e também a contratação de uma empresa que preste um bom serviço, pois o que foi feito até agora a chuva já levou embora”, lamenta Vilto”.
Último trecho de 800 m ainda é de chão batido: é um desafio!
De vez em quando caiu uma barreira. Esta foi no ano passado.
Quando foi aberta a picareta essa estrada, no século passado, já houve grande integração da comunidade.
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