POLICIAIS VIRAM HERÓIS – Homenageados por evitar suicídio em Lages

POLICIAIS VIRAM HERÓIS – Homenageados por evitar suicídio em Lages

UMA DAS SESSÕES MAIS IMPORTANTES DOS ÚLTIMOS TEMPOS FOI PARA UMA MERECIDA HOMENAGEM

O ato dos homenageados e a sessão vieram num momento importante para nossa briosa PM que, injustamente, por culpa de uma pessoa que cometeu um ato impensado, foi notícia mundial durante a Copa da Rússia. Mas, dois soldados em Lages, com sua bravura e espírito solidários, mostraram todo o valor de nossa corporação.

Nesta semana assistimos pelas redes sociais uma emocionante sessão da Câmara de Vereadores de Lages que prestou reverências a dois soldados do 6º Batalhão de Polícia Militar. Em um ato heroico, Avelino de Campos Junior e Itacir Garcia dos Santos, evitaram o suicídio de um homem residente no bairro Araucária, em Lages, no dia 1º de junho próximo passado. Comandantes das regionais da Polícia Militar e colegas dos soldados participaram da solenidade.

moção legislativa 137/2018 foi apresentada pelo vereador Ivanildo Pereira (PR) e aprovada por unanimidade pelos demais pares. “São militares que vêm prestando um grande trabalho em nossa cidade. A gente vê que a criminalidade diminuiu na nossa cidade, é muito importante isso. Pra nós, vereadores que viemos lutando por isso, trazendo requerimentos e moções pra polícia, temos o privilégio de vermos vocês fazerem a segurança na frente dos colégios e começa por aí a riqueza: Saúde, Educação e a Segurança Pública”, destacou Ivanildo em sua fala no Plenário Nereu Ramos.

               “A gente fica muito feliz com este reconhecimento, a felicidade é enorme por estar neste local. (…) Deixo claro que a Polícia Militar está presente em Lages fazendo o máximo possível para atender bem o cidadão lageano. Embora tenhamos dificuldades com efetivo, viaturas, a Polícia Militar busca, na medida do possível, atender bem a todos os cidadãos e a todos aqueles que necessitam. Todos aqueles que precisarem da Polícia Militar, podem ter certeza que vocês vão ter a resposta da melhor forma possível”, assegurou um dos homenageados, o soldado Itacir.

               Comandante da 2ª Região da Polícia Militar, o coronel Moacir Gomes Ribeiro, fez questão de agradecer pelo reconhecimento que, segundo ele, serve de estímulo para os soldados. “É algo difícil, hoje em dia, a sociedade lembrar-se da Polícia Militar, de seus atos heroicos, da nossa disponibilidade em doar nosso bem maior que é a vida. (…) Mas tenho certeza que as pessoas que são atendidas pela Polícia Militar, como neste caso hoje homenageado, a pessoa nunca mais vai esquecer esta atitude, deste ato heroico dos nossos policiais militares”.

O caso

Na madrugada do dia 1º de junho, os soldados Itacir e Campos foram acionados para uma ocorrência na qual um homem, embriagado e agressivo, impedia o acesso de qualquer pessoa à sua residência e ameaçava de morte àqueles que tentassem impedi-lo de suicidar-se.

Ao entrar na residência, o homem já estava agonizando, com uma corda amarrada em seu pescoço. Em ato rápido, o soldado Campos fez força para erguer este senhor, enquanto o soldado Itacir cortou a corda. Ambos prestaram os primeiros atendimentos à vítima, acionaram o atendimento do Samu, que o conduziu ao pronto-socorro.