Passeio de Maria Fumaça em Lages encanta moradores e turistas

Passeio de Maria Fumaça em Lages encanta moradores e turistas

Atualmente no Brasil existem apenas três máquinas desse modelo e essa é a única em operação na América do Sul

Uma simpática Maria Fumaça, de 67 anos, fez a alegria de adultos e crianças na tarde desta sexta-feira (5) em Lages. A atração, aguardada com muita ansiedade por moradores e turistas, veio de Rio Negrinho (SC), através da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), faz parte das comemorações dos 162 anos de fundação do 1º Batalhão Ferroviário (BFv) e contou com o apoio da prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Turismo.

No primeiro passeio da tarde estavam integrantes da imprensa local e convidados, entre eles os secretários de Turismo Luís Carlos Pinheiro; da Defesa Civil, Jean Felipe de Souza, e o vice-prefeito Juliano Polese. “Foi um momento importante, em que muitos puderam reviver um passado, e para as crianças, de poder conhecer algo novo. Quem sabe a gente não possa trazer essa oportunidade no futuro?”, destaca Polese. A manicure Janaína Ramos, acompanhada do marido, filhos e sobrinha, aprovou o passeio. Segundo ela, “as crianças ficaram felizes e nós mais ainda de poder proporcionar isso para elas.”

Maria Fumaça Mallet 204

Com capacidade para transportar 320 passageiros, em sete vagões, a locomotiva a vapor Mallet 204 foi construída nos Estados Unidos em 1950. Atualmente, no Brasil existem apenas três máquinas desse modelo. Elas pertencem à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional Santa Catarina. Duas estão em Tubarão e a que está em Lages veio de Rio Negrinho. Pesando 120 toneladas, a locomotiva foi totalmente reformada e é a única em funcionamento na América do Sul. Mesmo equipada com computador de bordo de locomotiva (CBL), que permite o rastreamento via satélite, todas as características originais foram preservadas após a reforma.