UM MÉDICO BEM SUCEDIDO QUE TAMBÉM FEZ POLÍTICA E OBRAS COM HABILIDADE CIRÚRGICA
Fez “sombra” dentro do partido
Chegou jovem à prefeitura e ainda foi brilhar em Brasília como deputado federal. Talvez por ter feito sombra a alguém dentro do partido (era Frente Liberal, depois virou PFL e hoje é DEM) e por certo equívoco do eleitor, sua trajetória foi interrompida: Paulo Duarte
Postagem original: em 18 mar. 2019 às 22:47 e atualizada em 28 de maio, 2021, às 15:00
No final de seu mandato, muita gente desafiava: “- você pode dar uma volta na cidade, sem sair de cima das obras de Paulo Duarte.”
Foi verdade!
Ele pegou a Prefeitura logo após o baque das emancipações de Correia Pinto e Otacílio Costa que levaram as duas fábricas de papel e 45% do retorno de impostos.
O então jovem médico Paulo Duarte venceu ao poderoso Juarez Furtado por 1.808 votos e deu início à recuperação de Lages/SC para depois pensar em fazer obras e ações estratégicas.
A primeira surpresa foi a construção de uma escola em cada grande bairro e a recuperação das já existentes.
…………………..
AGORA UM PARÊNTESE PARA A POLÍTICA
Com a morte de Tancredo Neves, seu vice, José Sarney, assumiu a presidência da República. Sarney havia sido indicado por Jorge Bornhausen para disputar o Colégio Eleitoral na chapa de Tancredo.
Aí Bornhausen foi nomeado Ministro da Educação. Logo criou a Frente Liberal e Duarte se revelou o maior líder desse partido na Serra Catarinense.
Como reconhecimento, o ministro conseguiu junto ao Governo Federal, R$ 5 milhões de Cruzados (o equivalente a U$ 5 milhões), o suficiente para construir una série de escolas novas e reformar todas as existentes.
Fundação da Frente Liberal (hoje DEM) no gabinete de Paulo Duarte
………………..
Paulo Duarte fez uma administração surpreendente. Modernizou a cidade, criou a Escola Itinerante, resgatou a auto estima da população e a incentivou a cultura tradicionalista. Construiu avenidas importantes, como a segunda pista da Belisário Ramos, criou as CROs – Comunidades Rurais Organizadas, estimulo a primeira Dama, Mara Lucia Duarte, na criação da Festa do Pinhão. Foi decisivo na luta pela BR-282 e fez a Saúde funcionar como nunca antes. Isto só para citar alguns feitos dele.
Duarte fez o sucessor, Raimundo Colombo (com folga) e depois se elegeu deputado Federal, também com folga. Veio disputar a Prefeitura e foi derrotado por Fernando Coruja/PDT. Depois (foto acima), Paulo Duarte participava de um debate em Joaçaba, na eleição de Raimundo Colombo, que foi derrotado por Décio Ribeiro.
Após dois mandatos da Frente Popular, com o Coruja e o Décio prefeitos, Raimundo Colombo retomou a prefeitura e daí em diante legitimado pelas urnas decolou sua carreira política, chegando a governador do Estado.
Até hoje seguidores do atual Progressistas atribuem a Colombo a interrupção da carreira política de Paulo Duarte.
Deixe Seu Comentários