UM PREFEITO COM REPUTAÇÃO DE MAIOR DE TODOS OS TEMPOS – “Tirou Lages/sc do fundo do poço e surpreendeu com obras estratégicas”, segundo analistas

UM PREFEITO COM REPUTAÇÃO DE MAIOR DE TODOS OS TEMPOS – “Tirou Lages/sc do fundo do poço e surpreendeu com obras estratégicas”, segundo analistas

UM MÉDICO BEM SUCEDIDO QUE TAMBÉM FEZ POLÍTICA E OBRAS COM HABILIDADE CIRÚRGICA

 

Fez “sombra” dentro do partido

 

FOTO18

Chegou jovem à prefeitura e ainda foi brilhar em Brasília como deputado federal. Talvez por ter feito sombra a alguém dentro do partido (era Frente Liberal, depois virou PFL e hoje é DEM) e por certo equívoco do eleitor, sua trajetória foi interrompida: Paulo Duarte

 

Postagem original: em 18 mar. 2019 às 22:47 e atualizada em 28 de maio, 2021, às 15:00

 

No final de seu mandato, muita gente desafiava: “- você pode dar uma volta na cidade, sem sair de cima das obras de Paulo Duarte.”

Foi verdade!

Ele pegou a Prefeitura logo após o baque das emancipações de Correia Pinto e Otacílio Costa que levaram as duas  fábricas de papel e 45% do retorno de impostos.

FOTO18

O então jovem médico Paulo Duarte venceu ao poderoso Juarez Furtado por 1.808 votos e deu início à recuperação de Lages/SC para depois pensar em fazer obras e ações estratégicas.

A primeira surpresa foi a construção de uma escola em cada grande bairro e a recuperação das já existentes.

…………………..

AGORA UM PARÊNTESE PARA A POLÍTICA

Com a morte de Tancredo Neves, seu vice, José Sarney, assumiu a presidência da República. Sarney havia sido indicado por Jorge Bornhausen para disputar o Colégio Eleitoral na chapa de Tancredo.

Aí Bornhausen foi nomeado Ministro da Educação. Logo criou a Frente Liberal e Duarte se revelou o maior líder desse partido na Serra Catarinense.

Como reconhecimento, o ministro conseguiu junto ao Governo Federal, R$ 5 milhões de Cruzados (o equivalente a U$ 5 milhões), o suficiente para construir una série de escolas novas e reformar todas as existentes.

Fundação da Frente Liberal no gabinete de Paulo Duarte

Fundação da Frente Liberal (hoje DEM) no gabinete de Paulo Duarte

………………..

Paulo Duarte fez uma administração surpreendente. Modernizou a cidade, criou a Escola Itinerante, resgatou a auto estima da população e a incentivou a cultura tradicionalista. Construiu avenidas importantes, como a segunda pista da Belisário Ramos, criou as CROs – Comunidades Rurais Organizadas, estimulo a primeira Dama, Mara Lucia Duarte, na criação da Festa do Pinhão. Foi decisivo na luta pela BR-282 e fez a Saúde funcionar como nunca antes. Isto só para citar alguns feitos dele.

 

Duarte em debate

Duarte fez o sucessor, Raimundo Colombo (com folga) e depois se elegeu deputado Federal, também com folga. Veio disputar a Prefeitura e foi derrotado por Fernando Coruja/PDT. Depois (foto acima), Paulo Duarte participava de um debate em Joaçaba, na eleição de Raimundo Colombo, que foi derrotado por Décio Ribeiro.

Vilson Kleynubing - 42km da ponte Canoas a Indios

Após dois mandatos da Frente Popular, com o Coruja e o Décio prefeitos, Raimundo Colombo retomou a prefeitura e daí em diante legitimado pelas urnas decolou sua carreira política, chegando a governador do Estado.

Até hoje seguidores do atual Progressistas atribuem a Colombo a interrupção da carreira política de Paulo Duarte.