PREVISTA FORTE FRENTE FRIA NA VIRADA DO MÊS – última semana de agosto deverá ser de muito frio e até neve

PREVISTA FORTE FRENTE FRIA NA VIRADA DO MÊS – última semana de agosto deverá ser de muito frio e até neve

 

Fotos: Marleno e Alzira Kreuch/Urupema/Sjonline

 

TODAS AS PREVISÕES APONTAVAM PARA MUITO FRIO ATÉ O FIM DESTE MÊS; DUAS FRENTES JÁ SE CONFIRMARAM

Inverno rigoroso é bom para maçã, uva e trigo; mas a partir de setembro judia outras culturas

 

Eram previstas pelo menos três frentes frias em agosto. Uma delas foi registrada no último dia 5; a segunda iniciou-se no último final de semana e entrando nesta (como no Paraná) com direito a tempestade, granizo e frio. Apos um pouco de calor nos próximos dias, vem a forte massa de ar frio na última semana do mês.

Na terceira nassa massa de ar frio na virada deste mês deve ocorrer mais chuva e uma forte geada, podendo até ocorrer neve.

Para esta semana é previsto um pequeno período de calor, mas nos últimos dias do mês volta o frio.

CHUVAS 

Pela previsão da Climatempo, tudo indicava chuva acima do normal no norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, grande parte do Sudeste, Rondônia, Acre e Amazonas. Em parte já ocorreu.

Com o avanço das massas de ar frio, ao longo do mês ele será bem mais frio que o normal, especialmente na região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, metade Sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Leste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e até parte do Amazonas.

Ainda conforme a Climatempo, o frio mesmo será no fim do mês. Mas, entre o norte mineiro e grande parte do Nordeste, as temperaturas seguirão acima da média.

 

ATIVIDADES ECONÔMICAS

A atividade que mais se beneficia com o frio é o Turismo. Ainda que em tempos de pandemia, a lotação de hotéis e serviços tem sido muito beneficiados este ano.

PREOCUPANTE PARA A AGROPECUÁRIA

Pelo menos mais uma potente frente fria ainda vem ao longo dos próximos 15 dias. Para a agricultura, muito frio a partir de 15 de setembro é prejudicial.

Lavouras de feijão, milho, arroz, fumo e soja são muito sensíveis à geada. Os pomares, o trigo e os parreirais não podem sofrer geada na florada e no começo da frutificação, em outubro e novembro.

Porém, o maior temor dos produtores e técnicos é com os hortigranjeiros, pois algumas culturas só resistem em estufas ou protegidas de alguma forma.

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

COBERTURA ANTERIOR

SUPER FRIO NO SUL COM MARCAS HISTÓRICAS – Previsões de referências em meteorologia de SC acertaram: mínimas foram na Serra/SC

 

URUPEMA, DONA DO RECORDE NAS TEMPERATURAS NEGATIVAS E BOM JARDIM TEM MAIS HORAS GELDAS SEGUIDAS

Previsões se confirmam: na Serra Catarinense Bom Jardim registrou 41 horas seguidas de temperaturas negativas; Urupema registrou as mínimas do País.

unnamed-10

“Para se ter uma ideia do que foi essa onda de frio, segundo a Epagri/Ciram, entre as 20 horas do dia 27 e 13 horas do dia 29 de julho, Bom Jardim da Serra, por exemplo, registrou 41 horas seguidas de temperaturas negativas.

Nem mesmo Florianópolis, no Litoral, escapou da geada. Na capital catarinense, a mínima registrada no amanhecer desta sexta-feira, 30, ficou entre 1 e 2°C. A última vez que a temperatura ficou abaixo de 2°C em Florianópolis foi em julho de 2007, conforme a Epagri/Ciram”. Fonte: Blog Olivete Salmória e Epagri/Ciram

 

 

COBERTURA ANTERIOR

FORTE GEADA HOJE (30) NO SUL E EM VÁRIOS PONTOS DO PAÍS – Mínima foi recorde: -8,9ºC em Urupema

 

MAIOR FRIO DE HOJE (30): URUPEMA E BM JARDIM DA SERRA/SC

 

WhatsApp Image 2020-07-15 at 10.52.39 (1)

Urupema/SC, recorde do ano, hoje (30), com -8,9ºC

 

 

ONTEM (29),

CAMPOS DAS SERRAS CATARINENSE E GAÚCHA SE VESTEM DE BRANCO 

 

NEVE EM SC: MAIS DE DEZ CIDADES REGISTRAM FENÔMENO E ENCANTA OS TURISTAS E MORADORES; MÍNIMA -8ºC EM URUPEMA
 
whatsapp-image-2021-07-29-at-08.14.24-1-
Foto : Mycchel Legnaghi/Agência de notícias São Joaquim online
VEJA:

A noite de quarta para quinta teve a presença da neve em várias cidades de Santa Catarina. Pelos menos em Curitibanos, Lages, São José do Cerrito, Bom Retiro, Urupema, São Joaquim, Urubici, Campos Novos, Palmeira, Painel, Rio Rufino, Celso Ramos, Fraiburgo Rancho Queimado, Capinzal, Timbé do Sul, Campo Belo do Sul, Vargem, Zortea, Abdon Batista, Anita Garibaldi e Brunópolis tiveram a presença da neve.

Flocos de neve caíram na Serra catarinense por volta das 17h30 desta quarta-feira (28). O registro foi feito em São Joaquim e Bom Jardim da Serra, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski.

À noite, por volta das 21h, voltou a nevar na Serra e no Oeste, desta vez mais forte. Houve registro em São José do Cerrito, Urubici, Bom Retiro, Curitibanos, Rio Rufino, Painel, Palmeira lages e novamente em Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra”.

Imagens em São Joaquim por Mycchel Legnaghi

Acesse SJonline e veja o show de imagens.

Por sjonline mobile, 29 de julho de 2021- Belíssima cobertura 

 

~~~~~~~~

 

 

COBERTURA DE ONTEM, 28

VOLTA A NEVAR, AGORA À NOITE, NO SUL – Serras Catarinense e Gaúcha se vestem de branco

NEVA FORTE, AGORA, NO RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA

 

 MASSA POLAR FAZ DESPENCAR TEMPERATURA COM GEADA E NEVE NO SUL

Volta a nevar agora à noite (28) no RS e SC; Serras Gaúcha e Catarinense estão vestidas de branco.

 

sao-joaquim-20-07-4-

 

TEMPERATURA ABAIXO DE 0ºC EM MAIS DE 50 CIDADES DE SC E OCORRÊNCIA DE GEADA E NEVE (28)

 

WhatsApp Image 2020-07-15 at 10.52.39 (1)

Urupema/SC

 

Nevou hoje à tarde (28) em Bom Jardim da Serra, Urupema e São Joaquim/SC 

 

EM URUPEMA:

WhatsApp-Image-2019-07-07-at-09.47.34

WhatsApp Image 2019-07-05 at 08.55.12 (1)

 

SERRA GAÚCHA

Nevou também no Rio Grande do Sul, mais precisamente na Serra Gaúcha; em Canela, Gramado, Caxias, Vacaria, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes.

 

A quarta feira, 28, amanheceu gelada em Santa Catarina com temperatura de mais baixa do que -7ºC. A cidade de Bom Jardim da Serra registrou -7,8ºC, às 6h. Em Urupema, às 7h, fez -7,25ºC.

Ao todo, foram mais de 50 municípios que amanheceram com temperaturas negativas e houve registro de formação de geada. À tarde, confirmou-se a expectativa é de neve para hoje.

Outra cidade que amanheceu com temperatura abaixo de 0ºC foi São Joaquim. Às 7h, os termômetros marcaram -5,78ºC. E devido à massa de ar polar que segue pelo estado, as temperaturas podem cair ainda mais nas próximas horas.

Em SC, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema são as cidades mais tradicionais em neve. Hoje à noite (28) vola a nevar.

 

COBERTURA ANTERIOR

 

ONDA VEM SINALIZANDO OCORRÊNCIA DE NEVE PARA AMANHÃ OU DEPOIS NO SUL

– Massa polar trará temperaturas baixíssimas e sensação térmica fora do padrão

 

PREVISÕES ESTÃO SE CONFIRMANDO

 

Segundo especialistas da meteorologia há chance de que a massa de ar frio que está chegando crie condições para neve.

As maiores chances são para esta quarta (28) e esta quina (29).

Segundo a Climatempo, “A previsão indica neve nas serras gaúchas a partir da tarde desta quarta-feira (28) e nas serras catarinenses a partir da noite”.

Diz ainda que “O tempo fica úmido no Rio Grande do Sul e no decorrer do dia a quantidade de nuvens aumenta entre a Campanha Gaúcha e em áreas do sul do estado entre Bagé e Pelotas, nestas áreas há possibilidade de outros tipos de precipitação invernal”.

Por fim, prevê que “A temperatura fica extremamente baixa e a sensação vai ser de frio em todo o Sul do Brasil. Na quinta-feira (29), ainda há possibilidade da ocorrência do fenômeno, na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina”.

 

 

COBERTURA DE ONTEM (26)

 

PREVISTO SUPER FRIO DESTA SEMANA ATÉ INÍCIO DE AGOSTO – Picos: agora e após 3 de agosto

 

ESTE ÚLTIMO FRIO DA FOTO AÍ JÁ FOI “MASSA”

MAS VEM AÍ PERÍODO MAIS LONGO DE BAIXAS TEMPERATURAS; E A PARTIR DESTA SEMANA.

Começa forte já a partir deste meio de semana. Temperaturas baixíssimas são previstas para esta terça e na quarta (28). Mas o pico maior é esperado para a partir do dia 3 de agosto.

Meteorologistas falam na possibilidade de mínimas de até -10ºC ; e sensação térmica de até – 25ºC.

Tudo tem início neste meio de semana com a chegada de uma nova frente fria e as condições são favoráveis para geada e neve. Começa com pancadas de chuva na fronteira gaúcha. Mas o sistema é de nova massa de ar polar.

FONTES: (CLIMATERRA E CLIMATEMPO)

 

Não é verdade que haverá temperatura negativa em Porto Alegre, São Paulo e neve até no Rio de Janeiro. Também não é fato que em alguns pontos haverá -15ºC.

Mas é fato que em alguns pontos do Sul podem haver mínimas entre -8ºC a -10ºC e que este será um frio mais duradouro.

   

NO COMEÇO DA SEMANA ERA ESTA A EXPECTATIVA:

O SUPER FRIO DE JULHO: DAQUI UNS DIAS MIAIS FRIO. E em agosto ou depois pode vir frente de ar polar mais poderosa ainda.

ACREDITE! DEPOIS DO DIA 27 FRIO DARÁ AS CARAS NOVAMENTE; EM AGOSTO PODE PINTAR FRENTE DE AR POLAR MAIS PODEROSA AINDA.

Então, mais frio daqui uns dias

Após uma semana que começou bem gelada no Sul e no Centro-Sul do Brasil, com direto a geada e temperaturas abaixo dos 3°C no Sul do Brasil, virão uns dias mais quentes. O pico dos efeitos da última massa de ar polar já passou.

Temperaturas voltam a se elevar no Centro-Sul do país.

Vem calor por aí?

 

WhatsApp Image 2019-06-20 at 07.56.27 (4)

Foto Marleno/Urupema/SC

 

Hoje, quarta-feira (21), ainda foi gelado em vários pontos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Conforme a Climatempo, “de forma gradativa a temperatura mínima começa a subir e a partir da quinta-feira (22), as temperaturas e sensação térmica ficam um pouco mais agradáveis”.

Ainda haverá um resquício de frio, no geral nas noites em determinadas áreas do Centro-Sul do Brasil, mas logo vem uma sensação de calor à tarde.

Ainda conforme a Climatempo, “a sexta-feira (23) e o sábado (24) serão marcados por sol, tempo firme e grande amplitude térmica no Sul e no Sudeste do país”.

Mas que não se animem os  que não gostam de frio e que se animem os que gostam!…

Atenção! Uma outra onda de frio forte deve chegar ao Brasil no finalzinho de julho.

Chegará nova frente ao Sul do Brasil?

Sim! “No domingo (25), uma nova frente fria se desloca para o Rio Grande do Sul, trazendo chuva para áreas do estado gaúcho. Na retaguarda desta frente fria, uma nova e possivelmente mais intensa massa de ar polar volta a prevalecer no centro-sul do Brasil. Há previsão de mínimas em queda agora, mas nos últimos dias de julho e começo de agosto o frio será intenso”.

Fonte Climatempo

 

 

COBERTURA ANTERIOR

Geou em quase todo o Sul, com destaque para SC

 

HOUVE GEADA TAMBÉM EM PARTE DO SUDESTE, DO CENTRO OESTE E “FRIAGEM” EM PONTOS DO NORTE 

 

FONTES: SJONLINE, CANAL DO TEMPO DE PITER SCHEURER E RONALDO COUTINHO

A PREVISÃO COM MAIS CERTEZA

 

TEMPERATURAS MÍNIMAS SEGUNDO A EPAGRI/CIRAM E NOSSAS FONTES ACIMA

 

Urupema -8,2°C

Bom Jardim da Serra -7,3°C

Urubici -7°C

Curitibanos -6,0°C

Lebon Régis -5,8°C

Ponte Alta do Norte -5,6°C

Fraiburgo -5,2°C

Caçador -5,1°C

Frei Rogério -4,9°C

São Joaquim -4,8°C

Monte Castelo -4,7°C

Major Vieira -4,5ºC

Santa Cecília e Brunópolis -4.0ºC

Lages -1,2ºC

A temperatura de -8ºC de Urupema/SC foi a menor desde 2017,  quando registrou -8,8ºC em Bom Jardim da Serra/SC

 

CONFIRMADO SUPER FRIO DE JULHO

Frente polar vestiu de branco a paisagem de SC; maior frio desde 2017 na Serra Catarinense

 

A neve resultou em poucos flocos na manhã desta segunda para alguns privilegiados em determinados pontos da região serrana de SC.

Era para nevar muito no Sul, no amanhecer desta segunda (19). Mas só ficou em geada e a maior geada do ano foi nesta manhã, terça (20).

Faltou umidade; deu muito vento forte e seco; mas o frio vai até a quinta (22), apenas com geadas, sem chuva portanto. A neve ficará para depois de julho.

Estão previsas mais dua frentes de ar frio de origem polar para os próximos messes. Perigo para a agricultura e pomares.

 

HOJE OCORREU GEADA EM QUASE TODA A REGIÃO SUL, NO SUDESTE E CENTRO OESTE DO BRASIL

O destaque foi Santa Catarina/Serra

 

sao-joaquim-20-07-4-

Fonte: Epagri Ciram/Foto: Mycchel Legnaghi (o caçador de geadas)

 

Urupema, que já foi muito gelada ontem, amanheceu ‘de branco’ e com -8,2ºC

Maior sensação términa foi no Morro das Torres, que sempre chaga a mais de -15ºC

 

WhatsApp Image 2019-08-03 at 10.24.27

 

WhatsApp Image 2019-08-03 at 10.24.24 (1)

 

WhatsApp Image 2019-08-03 at 10.24.25 (1)

 

15b43668-147a-4ffe-bac0-795a0e1414f8

Está a 1.750 m de altitude – chega a registrar mais de -15ºC de sensação térmica

 

Nesse lugar aí ocorre o fenômeno chamado sincelo, que é o congelamento da umidade do ar (garoa ou orvalho) e cobre toda a vegetação; também é onde congela uma cachoeira e a água que escorre pelos barrancos formando filetes de gelo, como abaixo:

 

WhatsApp Image 2019-07-05 at 08.55.12 (1)

 

WhatsApp Image 2019-07-07 at 09.47.32 (2)

Fotos: Marleno/Urupema

 

Já havia registrado aí, no domingo (18), forte geada na segunda, com -4ºC.

 

Houve muito frio e chuva no domingo (18) e na segunda (19), reservando para hoje (20) as menores temperaturas do ano e desde 2017; as baixas temperaturas seguem até a quinta-feira (22).

 

NOSSAS FONTES ACERTARAM 

Quem vem acertando as previsões são as novas referências em fenômenos meteorológicos: Canal do Tempo de Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer (o caçador de geadas) e SJOnline.

E mais:

Em toda chegada de frio na região sul do Brasil, entra em ação o “caçador de geadas”, como é conhecido o fotógrafo Mycchel Legnaghi. Há 20 anos, ele se dedica a registrar as geadas na Serra Catarinense. Para registrar os fenômenos do frio, é preciso acordar muito cedo.

 

~~~~~~~~~~~

 

 

COBERTURA ANTERIOR

 

O ESSENCIAL DAS NOTÍCIAS DO DIA –

Manchetes principais: Previsão é de maior frio do ano na manhã desta segunda (19); Eurocopa faz subir número de infectados por Covid; Haverá público em jogos da Libertadores

 

 

FRIO CHEGOU HOJE, DOMINGO (18)

 

Vem se confirmando a previsão de muito frio no Sul. Como havia previsto Ronaldo Coutinho, do Canal do Tempo, mais duas frentes de ar polar vieram aí.

Desde a última neve, há duas semanas, que se previa uma segunda quinzena gelada. A partir deste fim de semana o frio chegou.

A partir de hoje, domingo (18) o frio volta em boa parte do Brasil. Também segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até há possibilidade de neve no Sul e temperaturas baixas que irão até a região Norte.

O instituto anunciou uma nova massa de ar frio de origem polar que começaria a atuar sobre a Região Sul ainda neste sábado (17). Para hoje é esperado que o ar frio sega avançando para partes das regiões Centro-Oeste e Sudeste e sudoeste da Amazônia. Lá o fenômeno é conhecido como “friagem”.

 

FENÔMENOS/PREVISÃO

 

Com a chegada de duas fortes massas de ar frio de origem polar, que avançam sobre o Brasil neste fim de semana, deve gear e há boa chance de neve.

A previsão é de os próximos dias serem gelados (e congelar) também o Centro-Sul do País. A possibilidade de voltar a nevar é real nas Serras Gaúcha e Catarinense. A geada será o principal fenômeno desta vez.

É que a segunda quinzena de julho de 2021 prometia mesmo ser gelada no Sul e também em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.

Desta vez o ar polar vai chegar também ao Norte: Rondônia, Acre e ao Sul do Amazonas. Nova friagem à vista!…

 

TURISMO AQUECIDO

À espera do frio, turistas curtem a culinária típica, o fogão a lenha e se divertem até com a neve artificial; na última Festa Nacional do Pinhão, em Lages/SC foi assim como na foto:

SAM_7661 (Copy)

Em São Joaquim, normalmente há uma tradição de pessoas e empresários do setor de turismo molham árvores em praças para formação de pingentes de gelo.

 

WhatsApp-Image-2019-08-04-at-10.30.19-4-1

 

RECOMENDAMOS,

QUER FICAR MAIS POR DENTRO AINDA,

ACESSE:

SJOnline, CANAL DO TEMPO/CLIMATERRA (de Ronaldo Coutinho) e Piter Scheuer.

(@Climaterra), Twitter https://twitter.com/Climaterra

E mais: Com a chegada do frio na região sul do Brasil, entra em ação o “caçador de geadas”, como é conhecido o fotógrafo Mycchel Legnaghi. Há 20 anos, ele se dedica a registrar as geadas na Serra Catarinense. Para registrar os fenômenos do frio, é preciso acordar cedo.

 

EFEITO “DELTA” DA EUROCOPA

Está confirmado o aumento na contaminação por Covid por causa da liberação de público nos jogos da Eurocopa.

Estudos apontam que 90 por cento dos novos casos foram decorrentes da aglomeração nos jogos dessa competição. Pior é que alto índice teria sido com a variante Delta do Coronavírus.

Na Escócia foi anunciado que o índice de mais de 2 mil novos casos foram relacionados à Eurocopa. Segundo o departamento de Saúde do país, 90% dos infectados são homens entre 20 e 39 anos, faixas etárias típicas de torcidas esportivas.

A Escócia anunciou que 1.991 pessoas testaram positivo para a Covid-19 após participarem de eventos relacionados à EUROCOPA.

 

INGLATERRA E MAIS NOVE EUROPEUS
 

 Londres, na Inglaterra, foi onde ocorreu a maior concentração de gente. Foi no jogo final, no Estádio de Wembley. Departamentos de Saúde de 10 países suspeitam que o aumento na infecção seja em mais de 505 novos casos devido à abertura mais cedo das porteiras para o vírus.

Maior número de novos contaminados foi nas partidas das cidades de Glasgow e Londres. Para complicar, muitos dos infectados também participaram de festas de torcedores em pubs ou nas ruas.

Os jogos da Eurocopa aconteceram em 10 países diferentes, com surtos já comprovados em alguns deles, como Dinamarca, Escócia, Hungria, Inglaterra e Finlândia.

 

PORTÕES ABERTOS NO BRASIL

Aqui no Brasil já houve público na final da Copa América e ninguém respeitou as regras. Também a circulação foi enorme, durante e após o jogo, nos arredores do Maracanã.

Agora a Conmebol acabou de anunciar que o Governo do DF autorizou público de até 25% no próximo jogo do Flamengo com o Racing, na semana que vem.

Infectologistas e técnicos em protocolos de saúde consideram uma temeridade, pois só temos pouco mais de 15% de vacinados com duas doses e a circulação de gente de países vizinhos tem a agravante das variações do Coronavírus.

Também analistas esportivos lembram que isso pode significar justificativa para outros jogos com portões abertos. Além disso vai ser injusto para com o Racing, que no jogo de ida do Flamengo não houve público no seu estádio. Isso significa desequilíbrio na competição, injustiça na arrecadação financeira e no apoio de torcedores ao time da casa.

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

COBERTURA ANTERIOR

Semana do frio, em junho/21. Manchetes: Paraná vive nova crise de Covid-19: atende até pacientes do Paraguai; neva em SC e RS

 

PARANÁ VIVE MOMENTO CRÍTICO EM NOVA ONDA COVID-19

Mesmo sendo o estado que apresentou a maior queda em mortas, ontem, o Paraná se vê em meio a nova crise hospitalar.

Inicia a semana com pouca vacina, UTIs lotadas, e pacientes à espera, até do Paraguai.

Desde o começo de junho que a capital Curitiba enfrenta a 3ª onda; já impôs bandeira vermelha durante 10 dias, diante da sobrecarga em hospitais.

Quase no limite, as taxas de leitos ocupados no estado causam preocupação.

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

OS CAMINHOS DA NEVE NO SUL

TEMPERATURA MÍNIMA DO PAÍS AMANHÃ DEVERA SER REGISTRADA EM URUPEMA/SC: EM TORNO DE -7ºC

Agora veja um pouco sobre a primeira neve do ano em Santa Catarina e no Rio Grade do Sul.

 

ANTES, NOSSO CRÉDITO ÀS REFERÊNCIAS EM MATÉRIA DE FRIO NA SERRA CATARINENSE:

Canal do Tempo e Climaterra (de Ronaldo Coutinho) e AJOnline/São Joaquim. Coutinho é a maior autoridade no assunto. E SJOnline é o campeão em cobertura de frio. Mas pinta um novo caçador de geadas: o fotógrafo Mycchel Legnaghi. Sem esquecer do Marleno, Secretário de Comunicação de Urupema.

 

NEVE PELA MANHÃ EM SÃO JOAQUIM E VOLTA O FENÔMENO À TARDE, AGORA EM URUPEMA/SC

 

Como era previsto, voltou a nevar na Serra Catarinense. Maior ocorrência foi em Urupema, logo após às 14 horas. No Morro das Torres, a 1.750 metros do nível do mar, muita precipitação de flocos e sensação térmica em torno de -10C.

 

Hoje à tarde o Morro estava assim:

WhatsApp Image 2019-08-03 at 10.24.27

 

OS CAMINHOS DA NEVE NAS SERRAS CATARINENSE E GAÚCHA

 

PASSO A PASSO:

NEVE PELA MANHÃ NO CRUZEIRO/SJ, EM PONTOS DA SERRA E CIDADE DE SÃO JOAQUIM/SC, À TARDE, VOLTA A NEVAR, AGORA EM URUPEMA/SC E PREVISÃO DE FORTE GEADA PARA AMANHÃ (29). NEVE PELA MANHÃ TAMBÉM NA SERRA GAÚCHA, COM MAIOR INTENSIDADE EM SÃO JOSÉ DOS AUSENTES. 

 

MAIS FORTE OCORRÊNCIA DE NEVE EM 2021 EM SC FOI NO DISTRITO DE CRUZEIRO, HA 15 KM DA CIDADE DE SÃO JOAQUIM/SC; OCORRÊNCIA TAMBÉM NA SEDE.

Como estava previsto desde a semana passada a neve chegou à Serra Catarinense. Foi nesta segunda (28), resultado de uma poderosa frente fria polar e de uma série de combinações. Turistas caçadores de frio já puderam até fazer até boneco de gelo.

Conforme lembra o sc.gov.br

AINDA QUE O INVERNO SÓ TENHA COMEÇADO À 0h:32 DE SEGUNDA (21) JÁ SE REGISTROU GEADAS EM ABRIL, MAIO E JUNHO. COM ISSO JÁ SE PODE TER IDEIA DO RUGIR DESTE INVERNO,

A neve só chegou hoje (28) às serras Gaúcha e Catarinense. Em SC caiu neve em São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e no Meio Oeste. No Rio Grande do Sul nevou na Serra (com destaque para São José dos Ausentes) e no Centro do Estado.

ERA PREVISTO

Desde à semana passada que era esperada a neve nos dois estados sulinos. Além da ocorrência de hoje (28), se as condições persistirem deve gear forte nesta terça. Aliás, para amanhã, é esperada forte geada nas serras: Gaúcha e Catarinense.

É resultado de poderosa frente fria polar que chegou ao Cone Sul

E A PREVISÃO É DE QUE ESTE INVERNO SERÁ DE MUITO FRIO, PORÉM MAIS SECO; QUEM DISSE FOI O GOVERNO, EM sc.gov.br.

Afirmou ainda que após as últimas chuvas, a média pluviométrica irá cair e virá mais frio ainda. A Epagri/Ciram admite ocorrências de neve em junho, julho e agosto.

 

PEQUENA AMOSTRA

Só com o frio que já chegou a Santa Catarina até agora já dá para se ter ideia do rigor deste inverno. Só não deu mais geadas na Serra e outras regiões devido às chuvas.

O inverno só começou oficialmente às 0h:32 de segunda (21). E a promessa é de uma estação com média de frio ainda mais rigorosa para o período.

 

AGORA NOSSO CRÉDITO AOS CAMPÕES EM REGISTROS DE FENÔMENOS METEOROLÓGICOS;

SÃO AS REFERÊNCIAS EM MATÉRIA DE FRIO NA SERRA CATARINENSE:

Canal do Tempo e Climaterra, (de Ronaldo Coutinho) e AJOnline. Coutinho é a maior autoridade no assunto. E SJOnline é o campeão em cobertura de frio.

Mas pinta um novo caçador de geadas: o fotógrafo Mycchel Legnaghi. Sem esquecer do Marleno, Secretário de Comunicação de Urupema.

Ultimamente surgiu mais um nome do frio, em SC: o ‘Caçador de geadas’ que virou destaque nacional.

É o fotógrafo Mycchel Legnaghi que vem ganhando notoriedade. Ele se dedica a registrar as geadas na Serra Catarinense há 20 anos.

 

QUER FICAR MAIS POR DENTRO AINDA ACESSE:

SJOnline, CANAL DO TEMPO/CLIMATERRA (de Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer) (@Climaterra) · Twitter

https://twitter.com/Climaterra

neve (3)

Matriz de São Joaquim

bonceco-de-neve

Canal do Tempo, de Ronaldo Coutinho e SJOnline.

WhatsApp Image 2019-07-04 at 08.54.47

Urupema, cidade mais fria do Brasil, de manhã -1 a -4ºC; à tarde caiu

mais ainda a temperatura chegou a registrar sensação térmica em torno

de – 10ºC. Prevista parra lá a mínima do País amanhã; -7ºC

 

(Foto Marleno)

 

Fonte e demais fotos da postagem: SJOnline.com e Canal do Tempo, Cláudio Continho/Climaterra.

 

~~~~~~~~~~

 

POSTAGEM ANTERIOR, SOBRE A PREVISÃO

 

Foto: Stock (free)

 

SÁBADO (26) QUINA PAGARÁ R$ 204,8 MILHÕES E DOMINGO (27) PODE NEVAR NA SERRA CATARINENSES

 

BRASIL

A Quina milionária de São João  

download (1)

A Caixa sorteou as 5 dezenas da Quina de São João ( 5.590), às 20 horas de hoje, em São Paulo.

Veja as dezenas: 25 – 28 – 36 – 60 e 61

Caso ninguém  acerte as dezenas acima, o prêmio será divido entre os que acertarem quatro. Caso ainda não haja acertador, o prêmio vai para quem fizer o terno (três dezenas). Ainda hoje serrão divulgados os ganhadores.

A Caixa também divulgou o prêmio de hoje da Quina de São João: R$ 204,8 milhões.

 

Destaques de hoje: Veja as dezenas sorteadas há pouco da Quina milionária neste sábado e fim de semana gelado no Sul (com chance de neve)

 

COBERTURA DE 26 DE JUNHO/21

 

O ESSENCIAL DO DIA

NOSSO RESUMÃO DOS FATOS – Nos textos apenas quem, onde, quando e o porquê do acontecimento.

O mínimo que é preciso saber pra não “se sentir por fora”

 

ESTADO (ONTEM E HOJE)

VISITAS E “MOTOCIATA” EM CHAPECÓ

O presidente Jair Bolsonaro passa dois dias em Santa Catarina. No Oeste visita obras, conhece pontos críticos de rodovias federais, faz discursos, conversa com apoiadores e passeia de moto “motociata”.

Uma das rodovias em situação crítica é a BR-282. Essa estrada vai da cabeceira da ponte, em Florianópolis, até a fronteira com a Argentina.

Foi uma obra que durou mais de 200 anos, desde uma picada aberta por militares. Até hoje foram mais de uma dezena de trechos construídos ao longo dos anos.

Uma campanha do governo do Estado, Fórum Parlamentar Catarinense e da Iniciativa Privada, pleiteia obras emergenciais na estrada e duplicação de pontos gargalos. Mas consideram que o maior desafio será conseguir viabilizar recursos, com o orçamento deste ano tão apertado.

A mais reivindicada solução de emergência é a do trecho de 207 km, de Florianópolis a Lages. Nesse trecho a PRF constatou que acontecem mais de 2 mil acidentes por ano.

PASSEIO

(Chapecó - SC, 26/06/2021) Motociata em Chapecó. Foto: Isac Nóbrega/PR
(Chapecó – SC, 26/06/2021) Motociata em Chapecó.
Foto: Isac Nóbrega/PR.

Fonte: Podere 360.com (presente em tudo).

 

Hoje, sábado (26), o presidente participou de um passeio de moto “motociata”, como tem feito em toda visita. Foram cerca de 40 quilômetros, numa promoção de motociclistas, apoiadores e lideranças regionais. Além da aglomeração, muitos participantes e a comitiva não usavam máscara.

O passeio foi uma satisfação para seu maior fã em SC, prefeito de Chapecó, João Rodrigues/PSD. Ele foi na garupa da moto do presidente Bolsonaro.

Além de João Rodrigues ser apoiador do presidente, sua cidade é uma das que adotam o tratamento precoce da Covid-19.

 

BRASIL

A Quina milionária de São João  

 

download (1)

 

Traditional party supplies for the typical brazilian festival "Festa Junina" (June Festival) background. Cute handmade colorful flags, tiny hat and citra fabric (brazilian "Chita" fabric) on wooden background. Handmande felt items
Traditional party supplies for the typical brazilian festival “Festa Junina” (June Festival) background. Cute handmade colorful flags, tiny hat and citra fabric (brazilian “Chita” fabric) on wooden background. Handmande felt items

 

Hoje, sábado (26), o concurso especial das Loterias da Caxa será o da Quina. Ao longo do ano é reservado um percentual da arrecadação para os prêmios especiais das loterias, entre elas, a Mega Sena, a Lotofácil e a Quina

Em junho, o sorteio especial é o da Quina, que hoje (26) vai distribuir cerca de R$ 200 milhões ao acertador ou acertadores das 5 dezenas a serem sorteadas logo mais, a partir das 20 horas.

O detalhe é que o prêmio sai de qualquer maneira, isto é, não acumula. Caso não haja acertador das 5 dezenas, o prêmio vai para o próximo, com 4 ou 3 dezenas.

 

MUNDO

 

contorno-da-olympia-washington-city-skyline-com-prédios-coloridos-isolados-em-branco-ilustração-vetorial-usa-cityscape-marcos-181127228

 

O termo Olimpíada é inspirado no templo de Hera, localizado no santuário de “Olímpia”, onde foi selado o acordo entre os reis e que deu origem a competições. No período de sua realização paravam até guerras da Grécia antiga.

 

Olimpíadas com público 

Faltam 27 dias para as Olimpíadas de Tókio. Os jogos começam dia 23 de julho e se referem à edição 2020, adiada por conta da pandemia.

O Comitê organizador decidiu, e se não houver aumento repentino de casos de Covid, vai ter público nas arenas. Serão exigidas certas condições, como exame negativo recente, máscara e álcool em gel; dentro das arenas, os torcedores não poderão se tocar, nem com o soquinho dos punhos fechados, nem pular, dançar ou cantar.

Será permitida a entrada de 50% da lotação do ginásio, limitado a 10 mil pessoas. Isto se não mudar nos próximos dias, tendo em vista o comportamento da contaminação por Coronavírus em Tókio.

Em caso de isolamento de um atleta classificado, a vaga vai para o anterior e o testado positivo será retirado para isolamento em hotel.

 

SUL DO BRASIL 

 

DOMINGO (27) PODE FICAR COMO ABAIXO, EM ANOS PASSADOS

 

FIM DE SEMANA GELADO NO SUL E PODE FICAR ASSIM COMO ESSA FOTO DE ARQUIVO DE ANOS ANTERIORES: 

 

neve-agosto2-800x550

Imagem: SJonline.

 

Frente fria polar, associada à umidade, pode propiciar ocorrência de primeira neve em 2021. Frio terá rigor (pico) neste domingo (27) OU NA SEGUNDA (28).

ESPECIAL

Conheça o Vale da Neve

Em São Joaquim há um lugar chamado “Vale dos Caminhos da Neve”. É onde neva antes, todo ano. E lá dá geada até no verão. Em 2021 foi em fevereiro, como registrou o SJonline.

 

WhatsApp Image 2021-02-07 at 17.03.51

Fotos: SJOnline

WhatsApp Image 2021-02-07 at 17.03.52

O cenário fica a uns 3 km ao Sul da cidade de São Joaquim.

 

COBERTURA DE 25 DE JUNHO/21

 

O STF já formou maioria a favor de manter a decisão que suspendeu a convocação de governadores pela CPI da Covid. Essa decisão da Comissão foi em maio.

Nesta quarta (24) o julgamento começou em plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos em sistema eletrônico. Foi a partir da madrugada desta quinta. A votação vai até às 23h59 de hoje, sexta (25).

Foi em 26 de maio que a CPI aprovou a convocação de nove governadores. Dois dias depois, cerca de 20 deles ingressaram na corte, alegando inconstitucionalidade, ferimento do princípio da separação de poderes. Já havia sido concedido um HC pela ministra Rosa Weber e encaminhado o caso ao pleno virtual.

 

DEPOIMENTOS QUENTES

Expectativa na CPI da Covid 

Irmãos Miranda vão depor sob forte esquema de segurança. Polícia Federal e a Polícia do Senado fazem a segurança do aeroporto de Brasília atá a Comissão. Um depoente usa colete à prova de bala.

A CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (Senado) está com tudo pronto para ouvir, nesta tarde de sexta (25), o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e seu irmão, servidor do MS, Luis Ricardo Fernandes Miranda.

São os responsáveis por apontar possíveis irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin. Requerimento de convocação para ouvi-los foi do relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Após ser cutucado com vara curta, Calheiros virou onça.

 

ESTRATÉGIA

Senadores, a certa altura, tumultuaram a sessão, talvez uma estratégia dos governistas. Os trabalhos ficaram comprometidos em boa parte dos depoimentos dos irmão Miranda.

Algumas alegações: falta coerência da base que se perde em narrativas diferentes. Se o senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu  paciência, ficando para depois esclarecimentos, o líder do governo, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), exaltou-se e levantou a voz, tanto para o depoente como aos colegas.

Luís Ricardo e o seu irmão, deputado Luís Miranda (DEM-DF), depuseram sobre negociações da vacina Covaxin.

Fonte e dados; Senado em Foco.

 

 

CHEGAM VACINAS JANSSEN DOADAS POR EUA 

 

Marcelo Queiroga,Todd Chapman,chegada de vacinas
Marcelo Queiroga,Todd Chapman, chegada de vacinas

Foto Agência Brasil

 

Chegaram nesta manhã (dia 25), ao aeroporto Viracopos em Campinas/SP) as vacinas da Janssen contra a covid-19 que foram doadas pelos Estados Unidos ao Brasil. Esse foi o primeiro lote de pouco mais de 2 milhões de doses.

Zé Gotinha e o ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, acompanharam a chegada dos imunizantes, juntamente com o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman.

Está previsa para amanhã a chegada da segunda remessa, com mais 942 mil doses, também contra o coronavírus.

O detalhe positivo da vacina da Janssen é que ela é aplicada em dose única. Então, quer dizer que serão mais 3 milhões de imunizados diretamente, o equivalente a vacinar todos numa capital do porte de Salvador.

 

Ontem (25)

MOTOCIATA BOLSONARISTA EM CHAPECÓ

O presidente Jair Bolsonaro passa dois dias no Oeste de Santa Catarina. Visita obras, conversa com apoiadores, conhece pontos críticos de rodovias federais e faz discursos.

Hoje, sexta (25), realiza um encontro com autoridades, políticos e empresários num local para 1,3 mil pessoas, com a promessa de entrarem apenas 800 participantes.

Com relação às visitas a estradas, uma das rodovias em situação crítica é a BR-282. Essa estrada vai da cabeceira da ponte, em Florianópolis, até a fronteira com a Argentina.

Foi uma obra que durou mais de 200 anos, desde uma picada aberta por militares. Até hoje foram mais de uma dezena de trechos construídos ao longo dos anos.

Uma campanha do governo do Estado, Fórum Parlamentar Catarinense e Iniciativa Privada, pleiteia obras emergenciais na estrada e duplicação de pontos gargalos.

O desafio será viabilizar recursos, dizem integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense, diante do aperto do orçamento federal.

A mais reivindicada solução de emergência é a do trecho de 207 km, de Florianópolis a Lages. Nesse trecho a PRF constatou que acontecem mais de 2 mil acidentes por ano.

Neste sábado (26) a atração vai ser um passeio de moto, quando o presidente chega a uma ou visita em Motociata de 40 quilômetros. Promoção é de motociclistas e lideranças regionais, para a satisfação de seu maior fã em SC: prefeito de Chapecó, João Rodrigues/PSD.

 

COBERTURA DE 24 DE JUNHO/21

DIA CHEIO: CPI DA COVID OUVE HALLAL E JUREMA WERNECK

Foto: Agência Senado

51268058627_31db1eab00_z

Cena parece uma vitrine da esquerda

 

A CPI do Senado sobre a Covid ouviu hoje (24) o epidemiologista Pedro Hallal. Em seu depoimento ele afirmou que o Brasil é um dos piores países na resposta à covid-19. Disse ainda que a postura anticiência contribuiu para isso.

Ele criticou a aposta na imunidade de rebanho e a demora na chegada das vacinas. Estimou que muitas mortes de brasileiros pela covid-19 poderiam ter sido evitadas, se o Brasil estivesse na média mundial de controle da epidemia.

Também depôs a diretora-executiva da Anistia Internacional e coordenadora do Movimento Alerta, a médica Jurema Werneck. Afirmou à  Comissão que mais de 100 mil mortes poderiam ter sido evitadas com medidas adequadas para prevenção ao coronavírus.

Fonte: Agência Senado

 

BRASIL E MUNDO

Doação de vacinas ao Brasil

Seguem hoje à noite dos Estados Unidos 3 milhões de doses da vacina Janssen, doadas ao Brasil pelo Governo Biden. A Casa Branca infirmou que foi resultado de negociações dos governos Brasileiro e norte-americano.

Também está garantido que o Brasil participa das mais de 20 milhões de doses de vacinas que serão doadas a países da América Latina.

O detalhe positivo da vacina da Janssen é que ela é aplicada em dose única. Então, quer dizer que serão mais 3 milhões de imunizados diretamente, o equivalente a vacinar todos numa uma capital do porte de Salvador.

 

Governadores na CPI

O STF já formou maioria para que governadores não tenha que depor na CPI do Senado sobre a Covid-19. No entanto, eles poderão depor, caso queiram.

A maioria seguiu a tese de que, pela Constituição Federal, governadores só podem ser convocados pelas Assembleias Legislativas.

 

Sul do Brasil

Previsão de temporal

Uma Frente fria associada a um ciclone já verificado no Uruguai, traz riscos para o RS e SC.

Pontos críticos: Litoral Sul de SC, Serra Catarinense e Oeste com previsão de ocorrências na tarde e noite de hoje (24). Ventos de até 100 km/h e mais frio.

 Aviso da Defesa Civil

Eventual emergência: ligar 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

WhatsApp Image 2020-08-16 at 23.42.19

Previsão de temporal

Uma Frente fria associada a um ciclone já verificado no Uruguai, traz riscos para o RS e SC.

Pontos críticos: Litoral Sul de SC, Serra Catarinense e Oeste, com previsão de ocorrências na tarde e noite de hoje (24). Com ventos de até 100 km/h.

 Aviso da Defesa Civil

Estado/SC

Obras emergenciais na BR-282 – Floripa a Lages

Em reunião marcada pelo senador Dário Berger, presidente da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal, discutirá, nos próximos dias, com o ministro Tarcísio de Freitas. Assunto: obras emergenciais na BR-282, trecho entre Lages e Florianópolis e Lages, de 207 quilômetros.

Relatório da PRF dá conta de que são mais de 2 mil acidentes por ano só no trecho Floripa-Lages. Deputados e senadores já dizem que missão maior será conseguir dinheiro. Parra o ano, o orçamento viu reduzindo pela metade do dinheiro para rodovias.

Acidentes

Estatísticas da Polícia Rodoviária Federal (PRF-SC)

Média de 2,157 acidentes por ano dia e de uma lesão grave ou morte (no local) a cada 2 dias.

Os dados se referem ao período de 2017 a 2020 e consideram os kms 15,0 (Palhoça) a 240 (Lages) como críticos.

 

Esse trecho foi o último da BR-282, numa história de 200 anos

 

Brasil

Restituição do IR

 

download (65)

 

Já está disponível para consulta o 2º lote de restituição do IR/pessoa física 2021. O aviso é da Receita Federal, que liberou acesso a partir das 10h desta quarta (23). A restituição será depositada na conta informada na declaração no  dia 30 de junho.

 

 

E atenção aposentados e pensionistas/INSS!

consulta-inss-beneficio

Hoje o INSS começou a pagar a 2ª parcela da antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas, antecipação esta devido à pandemia.

Para quem recebe até um SM e tem número do benefício encerrado em 1, sem levar em conta o dígito verificador, será feito o depósito nesta quinta (24). O pagamento para os demais que recebem 1 SM segue nos dias úteis, conforme o final do número do benefício.

O pagamento da 2ª parcela para quem recebe acima de um SM será a partir do dia 1/7, diariamente nos dias úteis, conforme o final do número do benefício.

Assim:

Finfais 1 e 6 recebem dia 1 de 7

Finais 2 e 7 recebem dia 2 de 7

Finais 3 e 8 recebem dia 5 de 7

Finais 4 e 9 recebem dia 6 de 7

Finais 5 e 9 recebem dia 7 de 7.

Depósitos vem junto com o benefício de junho.



Politica de Privacidade!