O COMENTÁRIO DO ERON – Cremação: o sepultamento do futuro.

O COMENTÁRIO DO ERON – Cremação: o sepultamento do futuro.

O processo crematório apesar de que já era usado no ano 1000 AC, pode ser considerado o sepultamento do futuro. Se hoje é pouco usado, por questões culturais ou tradicionais, amanhã será uma necessidade, tendo em vista o crescimento demográfico do Planeta.

Daqui um pouco a falta de espaço, a questão ambiental e o custo do sepultamento convencional derrubarão o tabu que esse processo moderno enfrenta hoje.

O processo tradicional é 300% mais caro porque envolve mão de obra, aquisição de espaço, taxas, manutenção posterior entre outros. E a tendência é ficar cada vez mais caro tendo em vista o aumento dos custos operacionais.

Já o sepultamento do futuro – a cremação – além de ser infinitamente mais barato, é ecológica e ambientalmente correto. Além disso, quem planeja sua morada eterna pela via da cremação estará facilitando as coisas para a família enlutada.

E sob o ponto de vista sentimental é mais lógico, pois o ente querido irá permanecer na urna cinerária até como lembrança permanente. Sem falar que o ritual em uma cerimônia de cremação é bem menos doloroso que num sepultamento convencional.

Esta vai uma tendência crescente porque certamente haverá cada vez mais gente preferindo viver um pouco mais na lembrança dos seus, construindo esta nova modalidade de morada eterna. Lembrando que nosso maior período para o descanso vai ser a eternidade.

Eron J Silva.