Proposição é do vereador Obadias Benones (Avante)
Nesta quarta (3), a pedido do vereador Obadias Benones (Avante), o plenário da Câmara Municipal de Criciúma vai ser palco de mais uma Audiência Pública. Desta vez, o debate vai trazer a inclusão do Dia Criciumense da Língua Brasileira de Sinais no calendário oficial do Município para a pauta, a partir das 19 horas.
“Estamos trabalhando para amparar a comunidade surda criciumense. E temos certeza que a audiência vai reafirmar o quanto é importante avançarmos na criação e na manutenção de políticas públicas a favor dela”, destaca o vereador proponente.
Obadias ainda lembra que já existe, por exemplo, uma lei municipal que dispõe sobre a obrigatoriedade de intérpretes em postos de saúde. “Mas precisamos garantir que ela seja aplicada”, defende o parlamentar, acrescentando que este, sim, é o papel do poder legislativo.
Presença – alguns nomes já estão confirmados para o debate: o secretário de Educação, Miri Dagostin, a coordenadora da Educação Especial, Úrsula Silveira Borges Domingos, a presidente da Associação dos Surdos, Bianca Nogueira, a diretora da Escola Maria de Lourdes Carneiro, Daniela Rosso Miranda Santos, a professora bilíngue e de Libras Ana Paula Tomaz Cardoso, a Intérprete de Libras, Ana Marques, o presidente da Assembleia de Deus, Pastor Roberto Ohlweler, a líder do ministério com surdos Sinal de Amor da Assembleia Susana Nunes, a coordenadora do Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem da Unesc, Zélia Medeiros Silva, e do setor Satc Digital, Patrícia Paz.
Giovana propõe auxílio emergencial para famílias em situação de extrema pobreza
A vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) propõe a criação de um programa de auxílio emergencial para as 4.595 famílias que vivem em situação de extrema pobreza na cidade, dado que consta no Jornal Tribuna de Notícias, edição do dia 11 de julho deste ano.
A vereadora também busca algumas informações do poder executivo. Ela quer saber quantos profissionais atuam como psicólogos na rede de saúde do Município, se existe a possibilidade de mais contratações para o serviço, quantas pessoas aguardam por este atendimento e se há a intenção de diminuir a carga horária de 40 para 30 horas semanais.
Manoel Rozeng quer impedir desperdício de água no Pio Corrêa
O vereador Manoel Rozeng (PP) faz um pedido ao poder executivo Municipal e à Superintendência Regional de Negócios Sul/Serra da Casan. Ele aponta necessidade de reparo onde há vazamento de água na Rua João Cechinel, no Bairro Pio Corrêa.
Daniel Schelp sugere gratuidade para visita de estudantes ao Mirante da cidade
Daniel Schelp (PP) sugere um planejamento para a entrada gratuita de alunos da rede pública e privada de ensino no Parque Turístico e Ecológico do Mirante. A estrutura está com as obras em andamento no Morro Cechinel.
O vereador também aponta necessidade de capeamento asfáltico das ruas Dr. José de Patta e Domingos Bristot, no Bairro Centro, e da Rua Artur de Souza, no Bairro Comerciário.
Contratação de médicos estrangeiros pelo Município é aprovada na Câmara de Criciúma
O PLC-EXE 36/2022 acaba de ser aprovado, por unanimidade, em plenário. De autoria do poder executivo, o texto regulamenta o disposto no inciso I do art. 37 da Constituição Federal, possibilitando a nomeação/contratação de médicos estrangeiros para a rede municipal de saúde.
NOVIDADE NA CÂMARA MUNICIPAL DE CRICIÚMA – Presidente Roseli De Lucca dá posse a mais um suplente
Muda composição dos integrantes do Plenário
Dentro de um processo de valorização dos suplentes do PSDB, a presidente Roseli De Lucca deu posse hoje (01) a Daniel Cipriano.
Ele vai ocupar, por 60 dias, o lugar do vereador Toninho da Figueira, que assumira no lugar do titular, Arleu da Silveira, que assumiu a Secretaria da Saúde.
A Câmara de Criciúma registra mais uma troca de vereadores nesta segunda-feira (1). Desta vez, entra Daniel Cipriano no lugar de Toninho da Figueira, que ocupava a vaga de Arleu da Silveira, atual secretário municipal de saúde. A mudança cumpre um acordo do PSDB. Daniel é o oitavo suplente de vereador do partido, somou 810 votos em 2020 e ocupará uma cadeira no legislativo por 60 dias.
Veja demais conteúdos disponibilizados pela Assessoria de Comunicação:
Daniel Schelp trabalha para melhorar o acesso a três bairros da cidade
Daniel Schelp (PP) aponta a necessidade de revitalização, com capeamento asfáltico, da Rua Júlio Gaidzinski ao poder executivo. A via serve de acesso aos Bairros Pio Correa, Mina Brasil e Cruzeiro do Sul.
O vereador também requer manutenção e limpeza das paradas de ônibus em toda extensão da Avenida Centenário.
Rozeng quer a adequação das calçadas em torno da Praça do Congresso
Manoel Rozeng (PP) alerta o poder executivo sobre a necessidade de adequação das calçadas em torno da Praça do Congresso. Ele destaca a ausência de acessibilidade para deficientes visuais e cadeirantes.
O vereador também sugere a substituição das grades de ferro das bocas de lobo por grades de concreto. A intenção é evitar o roubo do material no município.
Rozeng ainda pede mais notificação de proprietários negligentes. Desta vez, de terrenos localizados na Rua Francisco Milioli, no Bairro São Luiz. De acordo com o vereador, o mato já tomou conta das calçadas com acessibilidade para deficientes visuais. Para o mesmo bairro, ele pede a reposição da tampa de ferro da rede de esgoto, na Avenida Carlos Pinto Sampaio.
Outro pedido do vereador trata-se da vistoria e da manutenção da passarela que liga o Bairro Milanese ao Bairro Fábio Silva, travessia da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina.
Para finalizar, o parlamentar propõe a construção de uma faixa elevada para a travessia de pedestres na Rua Felipe Colombo, no Bairro Vila Zuleima..
Salésio Lima propõe revitalização do parque infantil do Camelódromo
O vereador Salésio Lima (PSD) aponta a necessidade de revitalização do parque infantil do Camelódromo, no Bairro Centro, ao poder executivo.
Giovana questiona início do pagamento do piso salarial às agentes de saúde
Giovana Mondardo (PCdoB) questiona o poder executivo. Ela quer saber se existe prazo para o pagamento do piso salarial às Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) que atuam por todo o município.
Já ao comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, tenente coronel Sandi Muris de Medeiros Sartor, a vereadora pergunta como funciona o trabalho da PM, das 18 às 23 horas, na região do Bairro Universitário.
Paulo Ferrarezi pede reavaliação da fila de espera por procedimentos de urologia
Paulo Ferrarezi (MDB) questiona o chefe do poder executivo. Ele quer saber se há possibilidade dos profissionais da Secretaria de Saúde reavaliarem a lista de pacientes que aguardam, na fila de espera do SUS, por procedimentos de urologia.
Ferrarezi explica que as pessoas são, primeiramente, encaminhadas ao Hospital São Donato; porém, há procedimentos que a instituição não realiza e, então, acabam sendo encaminhadas para outra fila, a do TFD (Tratamento Fora do Domicílio).
O parlamentar ainda alerta para a necessidade de pavimentação da Rua Vida Nova, no Bairro Recanto Verde.
Daniel Antunes sugere restauração de parque na Mina do Mato
Daniel Antunes (União) destaca a necessidade de restauração do Parque Criança Feliz, da Rua Zeferino Pelegrini (Vila D’oro), no Bairro Mina do Mato, ao poder executivo.
O vereador também busca informações do atendimento com psicólogos e fonoaudiólogos nas creches da Afasc.
Obadias quer número de consultas agendadas e realizadas pelo Município
Obadias Benones (Avante) questiona o poder executivo. Ele quer saber qual a quantidade de consultas agendadas para usuários do sistema municipal de saúde nos últimos três meses, quantas consultas foram realizadas e quais não foram realizadas pela falta sem justificativa do paciente. Também busca qual a quantidade de exames agendados nos últimos 3 meses, quantos foram realizados e quantos não foram realizados por falta sem justificativa do paciente.
Obadias também pergunta se poderia haver pagamento de impostos e tributos do município de Criciúma via ferramenta Pix.
Jair Alexandre questiona a falta de repasse do Previne Brasil
Jair Alexandre (PL) quer saber se é de conhecimento da Secretaria de Saúde que os profissionais da área não estão recebendo o repasse do Previne Brasil, quando afastados em decorrência do diagnóstico de Covid-19. O previne Brasil substitui o antigo repasse do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica).
Deixe Seu Comentários