Foto: Eron Portal
NA INDÚSTRIA DA CRIATIVIDADE, a sensibilidade vem devolvendo o trabalho que a tecnologia levou.
Essa nova revolução na produção humana ‘VEM RESTITUINDO OS EMPREGOS E A RENDA, RETIRADOS POR RECESSÕES, POR PANDEMIAS E PELA TECNOLOGIA’.
É a vez da sensibilidade como fato gerador de trabalho devido à redução do emprego formal ‘da carteira assinada’ e os substituídos pelo Robô.
ONDE SURGIU
A Indústria da Criatividade surgiu na Oceania e logo o Reino Unido a adotou como forma de dar trabalho a milhares de excluídos pela inovação da Revolução 5.0.
Na Europa foi onde a Indústria da Criatividade (show business, entretenimento em geral e direitos autorais) ingressou primeiro nessa nova revolução industrial.
Grande parte dos excluído pela tecnologia, como revela a Revolução ao 5.0, já passou a sobreviver da criatividade.
E AQUI NO BRASIL?
Não foi preciso ir muito longe para encontrarmos exemplos de que a criatividade sustenta muita gente com trabalho, renda e realização pessoal. Pessoas que levam alegria e felicidade às plateias e até ao cidadão na rua, ganham a vida com dignidade e qualidade.
A criatividade fatura em várias frentes: na música, nos shows, nos direitos autorais e nos espetáculos transmitidos pela Televisão e outros meios.
Muitas vezes até mesmo na rua as pessoas encantam quem passa e ganham um bom dinheiro por isso.
Fábricas de emoções
Um ser que não dá e não recebe carinho, teoricamente também não recebe e não dá amor.
Nesse ponto é que, para alguns, a vida perde o sentido, a graça e os objetivos humanos. É o caminho mais curto para o ponto em que muitos pensarão até em desistir de viver.
Uma das formas de se compensar as coisas é incentivar a indústria da criatividade.
Hoje ela está empregando grande parte dos excluídos pela máquina ou que não querem conviver só com ela. É a indústria do show, do espetáculo e da sensibilidade, indústria que produz e semeia felicidade.
Essa atividade poderá vir a ser um contraponto. Afinal, para compensar a carência afetiva criada pela modernidade, as pessoas vão precisar, cada vez mais, de fábricas de emoções.
Tanto é verdade que essa indústria é uma importante matéria-prima do turismo, outra indústria que hoje mais emprega e que praticamente dobra a população de muito país, em temporadas, especialmente da Europa.
INFORMAÇÃO
NO DIA A DIA, OS VENCEDORES FAZEM DO LIMÃO UMA LIMONADA.
A revolução da Indústria da Criatividade vem acontecendo em todo o Planeta. Começou na Austrália e a Inglaterra logo a adotou.
GESTÃO
Agora o foco da gestão nos negócios é a busca da competitividade, ampliando a visão, o pensamento e a atitude sobre clientes e vendas. Algumas ferramentas: marketing, apresentação pessoal, conceitos técnicos e neurolinguística.
Consequência:
OS SERVIÇOS LIDERAM NA OFERTA DE EMPREGO
TRABALHO E RENDA?
Entrevistamos o professor de danças gaúchas e folclóricas, Mário Arruda, um pesquisador folclorista, produtor de espetáculos do gênero, braço direito do CTG colorado e produtor e diretor do Barbicacho Dança Show. Segundo ele, as danças folclóricas, gauchescas e as apresentações em rodeios, festas, eventos temáticos diversos e festas oficiais das cidades mantem muita gente trabalhando e vivendo bem. Ele é profundo conhecedor da Indústria da Criatividade.
Na sua área garante que há como sobreviver bem e se realizar profissionalmente. Conta que o Barbicacho Dança Show é um grupo de projeção nacional. Já foi vencedor da modalidade no Programa do Faustão, na Rede Globo e é atração garantida em todo evento tradicionalista no Sul do País e já está tomando conta de outros estados.
Deixe Seu Comentários