NOSSA CARNE ESTÁ EM ALTA – Depois da Coréia, agora o Canadá libera importação de carne do Brasil

NOSSA CARNE ESTÁ EM ALTA – Depois da Coréia, agora o Canadá libera importação de carne do Brasil

SC É ESTADO LIVRE DE AFTOSA SEM VACINAÇÃO.

Desde 2018 que Santa Catarina é autorizada pela OIE para exortar carnes bovina, suína e de frango, por ter a única pecuária livre de febre aftosa sem vacinação.

Brasil passará a contar com mais de 200 mercados diferentes. 

Hoje a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Dias, anunciou que o Canadá liberou as importações de carne suína do Brasil.

A ministra está em Otawa, parte de um giro por vários países negociado novos mercados para o agronegócio brasileiro.

Disse que o Canadá decidiu comprar carne suína do Brasil. Para se ter uma ideia, mesmo sendo um dos maiores produtores de carne suína do mundo, em 2021 o país importou 260 mil toneladas dos Estados Unidos. Este ano, comprará esse montantes mais o aumento anual, dos Estados Unidos e do Brasil.

Na volta a ministra já deverá trazer os número a serem importados daqui para o Canadá.

Ela afirmou hoje pelo Twitter que agora os frigoríficos brasileiros podem passar a exportar seus produtos para mais de 200 mercados diferentes.

Potencial de SC

Em 2018 os frigoríficos de SC iniciaram novos mercados, vendendo 30 mil toneladas carne suína à Coréia do Sul.

Em seguida, também o Japão passou a importar carnes do Brasil.

Em 2021 as agroindústrias de Santa Catarina embarcaram 578,5 mil toneladas de carene suína  para 67 países, entre eles os mercados mais exigentes do mundo, como países árabes, Japão, Coreia e Rússia.

No estado estão as principais plantas aprovadas por esses países, após a suspensão dos embargos por conta da aftosa.

 

CERTIFICADO DE LIVRE DE FEBRE AFTOSA

Tudo começou em 2018, na OIE.

 

Veja nossa matéria na época: 

Em 25 de maio de 2018 – NOSSA CARNE ESTÁ EM ALTA – Brasil recebe certificado/SC comemora, e já tinha status de livre de febre aftosa sem vacinação.

AGRONEGÓCIO DE SC ESTÁ COMEMORANDO

Uma noticia esperada em todo o País, especialmente pelo agronegócio de Santa Catarina, foi o nosso reconhecimento internacional como país livre de febre aftosa com vacinas;ão. A carne brasileira já estava com esse status, faz 12 anos. Mas, faltavam 25% dos Estados. SC era o único Estado reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação. Mas, a certificação anunciada melhora ainda mais nossa situação, pois abre mais ainda o mercado internacional.

Nesta quinta-feira o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, recebeu em Paris/França, na Conferência Internacional de Saúde Animal, da OIE o certificado oficial de “País livre de febre aftosa, com vacinação”.

Há 12 anos todo o território brasileiro se tornou zona livre de febre aftosa com vacinação. Faltavam apenas os Estados de Roraima, Amazonas, Amapá e parte do Pará. Com esse  reconhecimento internacional, as entidades representativas do setor esperam ampliar o mercado internacional da proteína animal brasileira.

Recentemente quatro frigoríficos de Santa Catarina foram habilitados pela Coreia do Sul, um dos maiores consumidores de carne suína, que irá comprar cerca de 30 mil toneladas por ano do Brasil.

O início vai ser por Santa Catarina porque missões coreanas estivaram no Estados e habilitaram nossos frigoríficos, já que somos o único Estado brasileiro com status de livre de febre aftosa sem vacinação.

Agora, com o anúncio desta quinta-feira todo o Brasil está habilitado a vender para mercados exigentes como os da Coreia e o Japão. O fato abre mais mercados, possivelmente o da Rússia, onde estavam suspensas as importações do Brasil.



Politica de Privacidade!